Painel M1C5-MB

Campus
Mangabeira

Sobre este Painel de Informações M1C5-MB

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 do IFPB estabelece uma estrutura de objetivos, metas e iniciativas de curto e médio prazos para as atividades acadêmicas e administrativas da nossa Instituição. O PDI se baseia na estrutura definida no Artigo 21 do Decreto Federal nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Este Painel de Informações é parte integrante do PDI 2020-2024 do IFPB e encontra-se sistematizado ao PLANEDE de acordo com os requisitos do Artigo 2º da Portaria nº 2025/2017-IFPB, bem como alinhado à Lei n.º 13.005/2014 (PNE 2014-2024), às Cláusulas 1ª e 4ª do Termo de Acordo e Metas do MEC/SETEC 06/2010 (TAM 2010-2022), à Res. n.º 24/2019-IFPB (PEAPEE 2017-2027), à Lei n.º 13.971/2019 (PPA 2020-2023) e ao Decreto Federal n.º 10.531/2020 (EFD 2020-2031). Juntos, esta abordagem holística fornece uma visão retrospectiva e prospectiva do desempenho do IFPB. Mais informações, acesse www.ifpb.edu.br/transparencia/pdi .

CAMPUS M1C5 – MANGABEIRA

{status=loading:query_composicao_pdi "URL='.BASE_URL.'/manuscrito"}

1. Histórico do Campus

O Campus Avançado João Pessoa Mangabeira é parte integrante do processo de expansão da Rede Federal e seu processo de instalação teve início no ano de 2014, com a nomeação de sua primeira gestora em 21/08/2014, para dirigir o processo de implantação desta nova unidade educacional do IFPB.

Na ausência de sede própria, inicialmente, foi feita uma parceria junto ao Governo do Estado, onde o Campus funcionou na Escola Técnica de João Pessoa, até 2017. A partir do ano seguinte até os dias atuais, o Campus passou a funcionar na escola municipal Aruanda, no bairro dos Bancários, fruto de nova parceria, desta vez com a Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Paralelamente a esta ação de estruturação, em 2015, diversas reuniões aconteceram com vistas a definição do Curso a ser ofertado, culminando com o Curso Técnico em Cuidados de Idosos - subsequente, com a duração de 2 anos, único ofertado até os dias atuais. A primeira turma, ingressa pelo PSCT 2016.1, foi mobilizada através da participação em programas de rádio, visitas a escolas estaduais, a instituições de saúde (postos/hospitais) e espaços públicos em geral.


Desde a oferta de sua primeira turma, o Campus Mangabeira participa de editais da Assistência Estudantil, visando beneficiar o maior número de estudantes, no sentido de contribuir para a permanência e êxito em seus estudos.

O compromisso com a qualidade do profissional a ser formado levou a gestão do Campus Avançado João Pessoa Mangabeira a buscar parcerias com instituições de longa permanência de idosos (ILPI), para o desenvolvimento de vivências práticas, além de trabalhos de pesquisa e extensão.

2. Caracterização socioeconômica da área de abrangência

O Bairro de Mangabeira, locus do Campus Avançado João Pessoa Mangabeira, localiza-se na região sul do município de João Pessoa. Atualmente, consta como o bairro mais populoso da Paraíba (75.988 habitantes), possuindo área de 10,40 quilômetros quadrados e densidade demográfica de 7.306,54 hab/km2. O referido bairro mantém uma localização estratégica em relação aos bairros do Litoral Sul, em um raio de cinco quilômetros.

Sua estrutura é composta por cerca de 33 escolas, cinco praças, uma feira livre e o 2° maior mercado público da cidade (atrás apenas do Mercado Central) e a 2ª maior avenida comercial da cidade, a Josefa Taveira (principal, dentre as três do Bairro). Estão presentes no bairro sedes de importantes referências em serviços, como: a Academia de Polícia Militar e Civil, DETRAN, Inmetro, Unidade Prisional de Segurança Média e Máxima, Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Escola Técnica Estadual, Casa da Cidadania, ESPEP, além de  2 restaurantes populares.

Em relação ao aspecto “saúde”, foco do IFPB Campus Mangabeira, o bairro apresenta os seguintes destaques: o Centro de Atenção Integral à Saúde (CAIS), a sede do Distrito Sanitário III, o Complexo Hospitalar Humberto Nóbrega, que abrange o Centro de Ortopedia e Traumatologia (Ortotrauma ou Trauminha) e o PASM - Pronto Atendimento em Saúde Mental, duas Farmácias Populares, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), além de cerca de 26 Unidades de Saúde da Família. Os bairros adjacentes à Mangabeira (Valentina, Costa do Sol, Gramame e José Américo) também apresentam destaque no que diz respeito à saúde, ressaltando, assim, o potencial da área para a sua vocação local.

3. Resultados de destaque na atuação institucional (principais avanços, conquistas e números entre 2015 e 2019)

Aquisição de equipamentos e mobiliário para adequação da sala administrativa ampliando assim sua área produtiva e melhorando o ambiente laboral.

Realização de melhorias no campus com a reforma da sala administrativa e a construção da sala de apoio/depósito.

Aquisição de computadores para a montagem do laboratório de informática.

Com 5 turmas já concluídas, até o ano de 2019, o Campus Avançado João Pessoa Mangabeira disponibilizou 89 profissionais qualificados no mercado de trabalho.

4. Atividades principais desenvolvidas em ensino, pesquisa, extensão

ENSINO

Tendo como escopo a oferta de um ensino de qualidade de forma a proporcionar à sociedade profissionais comprometidos com a importância do cuidar, a gestão do Campus Avançado João Pessoa Mangabeira firmouparcerias, desde o ano 2016, quando foram iniciadas as atividades do Campus, com as ILPIs ASPAN e VILA VICENTINA, as quais mantém até os dias atuais, porém suspensas em função do cenário de pandemia.

As ações consistem em atividades práticas, integrando a disciplina de práticas profissionais supervisionadas, em que os estudantes, organizados em grupos, durante um período do semestre, comparecem na ILPI, uma vez por semana, durante um turno (manhã ou tarde), com a companhia de um professor supervisor. Além disto, outras atividades relacionadas à pesquisa e extensão, desenvolvidas pelo Campus Mangabeira, também contam com a participação destas ILPIs, dentre outras.

O Campus Mangabeira,entendendo a relevância da pesquisa e da extensão na construção do conhecimento, desde o início de seu funcionamento, tem também pautado suas ações de ensino a partir de projetos de Extensão e Pesquisa, a destacar:

EXTENSÃO:

Dando sentido ao cuidar: suporte para cuidadores informais e idosos dependentes da zona sul de João Pessoa. (Edital 06/2016 - PROBEXC/PROJETO)

Trabalhando o lúdico na velhice: ação em uma instituição de longa permanência na cidade de João Pessoa. (Edital 01/2017 - PROBEXC/PROJETO).

Capacitação para cuidadores de idosos em instituição de longa permanência na cidade de João Pessoa. (Edital 17/2017 - PROBEXC/PROJETO)

PROJETART: Cinema e Saúde na velhice. (Edital 01/2018 - PROBEXC/PROJETO)

Educação em saúde para jovens escolares: o processo de envelhecimento em foco. (Edital 01/2018 - PROBEXC/PROJETO).

I Semana de Saúde do Idoso do IFPB Campus Mangabeira: cuidado e qualidade de vida na velhice. (Edital 03/2019 - PROBEXC/PROJETO)

PESQUISA:

Caracterizações e Sentidos do Cuidado na Velhice

(Edital 17/2016 - PIBICT Júnior)

Cuidados a Pessoas Idosas: Mapeamento, Caracterizações e Sentidos

(Edital chamada 01/2017 - INTERCONECTA)

Saúde Mental e Qualidade de Vida do Cuidador Formal de Idosos Dependentes em ILPIs da Cidade de João Pessoa - PB

(Edital Chamada 01/2019 - INTERCONECTA)

5. Informações dos Atos Normativos de criação e funcionamento do Campus

RESOLUÇÃO Nº 147, de 09 de junho de 2014

Convalida a Resolução 18/2014 de 31 de janeiro de 2014, que dispõe sobre a criação e autorização de funcionamento do Centro de Referência em Educação Profissional e Tecnológica de João Pessoa - Mangabeira do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e sua alocação à estrutura organizacional da Reitoria.

PORTARIA Nº 901/2016 - REITORIA, de 18 de março de 2016

Dispõe sobre a autorização de funcionamento das unidades que integram a estrutura organizacional dos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e atualiza a relação das unidades de apoio presencial integrantes da estrutura organizacional deste Instituto.

PORTARIA Nº 378/2016 - Ministério da Educação

Dispõe sobre a autorização de funcionamento de unidades dos Institutos Federais e atualiza a relação de unidades que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

6. Datas oficiais do Campus:

6.1. Criação:

6.2. Funcionamento:

6.3. Inauguração

(>=1 parágrafo)

O Campus Avançado João Pessoa Mangabeira teve seu processo de criação e autorização de funcionamento no ano de 2014, a nomeação de sua primeira gestora ocorreu em 21/08/2014, para dirigir o processo de implantação desta nova unidade educacional do IFPB, e seu funcionamento iniciou no ano de 2016, com a oferta da primeira turma do Curso Técnico em Cuidados de Idosos - subsequente.

7. Endereço completo do Campus, nome do Diretor-Geral e Portaria de Nomeação (>=1 parágrafo)

Campus Avançado João Pessoa Mangabeira

Rua Gutemberg Morais Paiva, 245; Bairro: Bancários; João Pessoa – PB; CEP: 58051-025

Diretora Geral: ZORAIDA ALMEIDA DE ANDRADE ARRUDA

Portaria Nº 1658/2014, de 21/agosto/2014 Publicado no Diário Oficial da União em 22/08/2014.

8. Principais marcos normativos internos do Campus (>=1 parágrafo)

{Certifique-se de utilizar a fonte Arial e o padrão de tamanho 10 uniformemente em todo o texto desse tópico.}

PORTARIA Nº 378/2016 - de 9 de Maio de 2016 - Ministério da Educação

Dispõe sobre a autorização de funcionamento de unidades dos Institutos Federais e atualiza a relação de unidades que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Nesta Portaria, publicada no Diário Oficial da União, em 10/maio/2016, está inserido o Campus Avançado João Mangabeira.

9. Dados gerais do contexto de atuação

9.1 População total do município de funcionamento do Campus e da área de abrangência (dados superiores ao ano de 2016, com necessidade de fonte oficial)

9.2 Estudantes matriculados na educação básica pública e privada do município de funcionamento do Campus no 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio (dados superiores ao ano de 2016, com necessidade de fonte oficial)

9.3 Principais instituições de ensino superior (IES) que atuam no município de funcionamento do Campus e na área de abrangência

9.4 Principais instituições públicas e privadas que atuam na área de abrangência ofertando cursos similares aos do Campus

(>=5 parágrafos)?

 Segundo o IBGE (2020), a população de João Pessoa, sede do Campus Avançado João Pessoa Mangabeira, conta com uma população estimada em 817.511 habitantes, distribuídos em 64 bairros. Considerando a localização do campus vinculada à região sul do município, contabiliza-se, aproximadamente, 334.835 habitantes em sua área de abrangência.

  A partir dos dados educacionais apresentados pelo IBGE, em 2018 a cidade contava com cerca de 9.619 estudantes matriculados no 9º ano do ensino fundamental e aproximadamente 7.348 alunos matriculados no 3º ano do ensino médio.

 No tocante às Instituições de Ensino Superior, a cidade dispõe, além do IFPB, de cursos vinculados à UFPB, UEPB e instituições privadas, a exemplo do IESP (Instituto de Educação Superior da Paraíba), UNIBRATEC (Ensino Superior, e técnico em informática), FESVIP (Faculdade de Enfermagem São Vicente de Paula), FATEC-PB (Faculdade de Tecnologia da Paraíba), INPER (Instituto Paraibano de Ensino Renovado), FPB (Faculdade Potiguar da Paraíba), UNIPÊ - Centro Universitário de João Pessoa, UNIPB (Faculdade Unida da Paraíba), FCM (Faculdade de Ciências Médicas), FESP (Faculdade de Ensino Superior da Paraíba), IPEC (Instituto Paraíba de Educação e Cultura), FATEC (Faculdade de Tecnologia de João Pessoa), ASPER (Associação Paraibana de Ensino Renovado), UNIUOL Faculdades, FAP (Faculdade Paraibana), FPPD (Faculdade Paraibana de Processamento de Dados), Faculdade MAURÍCIO DE NASSAU, LUMEN (Faculdade de Ciências Contábeis Luiz Mendes Ltda.), ENSINE Faculdades, FACENE/FAMENE, UNOPAR.

  Nesse cenário apresentado, poucas são as instituições a ofertar cursos gratuitos na área de saúde. Em sua maioria, os cursos técnicos em saúde ofertados são vinculados às instituições privadas.
   A UFPB - Universidade Federal da Paraíba oferta, através de sua Escola Técnica em Saúde, o Curso Técnico em Cuidados de Idosos, assim como a Escola Técnica São Vicente de Paula, sendo essa última de caráter privado.

10. Cidades de atendimento com base no quantitativo de alunos do Campus em “31/12/2019” (inserir tabela quantitativa estratificada por curso e/ou por cidade de origem do aluno) e contextualização dos cursos ofertados em relação ao seu ambiente de atuação** (>=2 parágrafos)?

O Campus Avançado João Pessoa Mangabeira, oferta desde sua instalação, apenas um curso: o técnico em cuidados de idosos - subsequente.

Para além da cidade de João Pessoa, onde o Campus funciona, o curso atende também a estudantes oriundos de outros municípios circunvizinhos e até mais afastados.

A seguir, destacamos a distribuição por bairros de João Pessoa e de outras cidades, onde os estudantes são domiciliados.

CAMPUS-MANGABEIRA        João Pessoa - PB        87,18%

Bairro de domicílio do estudante - Cidade de JOÃO PESSOA        

MANGABEIRA        29,41%

VALENTINA        10,00%

GRAMAME        7,65%

JOSE AMERICO        5,88%

CRUZ DAS ARMAS        4,12%

JARDIM CIDADE UNIVERSITARIA        4,12%

PARATIBE           4,12%

BANCARIOS        3,53%

CRISTO REDENTOR        2,35%

CASTELO BRANCO        1,76%

+31 Demais Bairros da Capital           1,76%

Estudantes oriundos de outros municípios:

Santa Rita - PB        4,62%

Sape - PB        3,08%

Bayeux - PB        2,56%

Alhandra - PB        0,51%

Cabedelo - PB        0,51%

Gurinhem - PB        0,51%

Mari - PB        0,51%

Tacima - PB        0,51%

(*) P. ex., especificação das principais cidades de atendimento, p. ex.: “Cidade1”, “Cidade2”, “Cidade3”, “Cidade4”, “Cidade5” + “Outras Cidades”.

(**) P. ex., descrição do alinhamento dos cursos ofertados com os APLs (abordar evidências a esse respeito); descrição da compatibilidade dos cursos com os eixos tecnológicos ofertados no Campus e com a verticalização do ensino (abordar evidências/convergências); descrição da pertinência e da relevância dos cursos ofertados baseadas nos objetivos e finalidades da Instituição, contextualizadas à realidade local de funcionamento do Campus (abordar evidências a esse respeito), etc.

11. Quadro atual de cursos e vagas por nível, modalidade, por turno de funcionamento e por eixo tecnológico (informação baseada em editais institucionais de 2019, p. ex., PSCT, SISU, etc.) (>=3 parágrafos)

Desde sua instalação e início do funcionamento, o Campus Avançado João Pessoa Mangabeira, oferta um único curso, o Técnico em Cuidados de Idosos, na modalidade Subsequente, do Eixo Tecnológico Ambiente e Saúde, do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

O curso é estruturado por períodos, cada período por semestre, tem a duração de dois anos, ou seja 4 períodos, ofertado no turno da noite.

O ingresso dá-se via PSCT, com entrada semestral e 40 vagas ofertadas.

12. Principais resultados a serem alcançados e desafios a serem superados entre 2020 e 2024 (>=5 parágrafos)?

Desde sua implantação, o desafio maior enfrentado e a ser superado é o fato do Campus não ter sua estrutura própria, ficando a depender de parcerias com o poder local e estadual, para ter suas instalações funcionando. Não existe perspectiva a curto prazo para isto, mas é algo que realmente precisa ser encarado como prioridade pelo próprio IFPB.

Com a oferta atual de um único curso, ter as condições básicas e necessárias para expandir a oferta de outros cursos, é algo a ser destacado como resultado a ser alcançado.

Para isto, desafios precisam ser superados, como a montagem do laboratório de Ciências da Saúde, considerando-se o eixo tecnológico, Ambiente e Saúde, no qual o Campus está inserido.

Não menos importante, em termos de laboratório, diz respeito à montagem do laboratório de Informática, requerendo para isto, e como desafios para ambos, aquisição de equipamentos e espaço físico para suas instalações.

Há mais de um ano o Campus vem tentando obter, junto à Reitoria, um Containers, para de forma provisória e nas atuais condições de falta de sede própria do Campus, poder instalar os dois laboratórios aqui mencionados.

13. Quais as 5 principais ações a serem realizadas com prazos definidos até 31/12/2024 (>=5 parágrafos)? (ATENÇÃO: Descrever a ação, o responsável, o prazo associado)

{Certifique-se de utilizar a fonte Arial e o padrão de tamanho 10 uniformemente em todo o texto desse tópico.}

AÇÃO 1: Aquisição de containers para a estruturação dos laboratórios de Ciências da Saúde e de Informática.  Responsáveis: Direção Geral e a Coordenação de Administração e Planejamento do campus. 2021

AÇÃO 2: Obtenção do espaço para construção do Campus Avançado Mangabeira. Responsáveis: Direção Geral, Coordenação de Administração e Planejamento e Coordenação de Curso do Campus. 2024

AÇÃO 3: Oferta de Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho. Responsáveis: Direção Geral e Equipe Docente. 2021

AÇÃO 4: Oferta de Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde Subsequente ao Médio. Responsáveis: Direção Geral e Equipe Docente. 2022

AÇÃO 5: Oferta de Especialização lato sensu em Saúde da Família. Responsáveis: Direção Geral e Equipe Docente.  2023

AÇÃO 6: Oferta de Curso Técnico de Enfermagem Subsequente ao Médio. Responsáveis: Direção Geral e Equipe Docente. 2024.

14. Essas ações prioritárias do item 13 se vinculam a quais objetivos estratégicos institucionais (OEI) do planejamento estratégico do IFPB (>=1 parágrafo)? (ATENÇÃO: Explicitar ao menos "2" objetivos estratégicos com base em https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=praticas&a=obj_estrategico_lista&cia_id=1&pg_id=1&usuario_id=null. antes de clicar na url, esteja logado no sistema de gestão estratégica para visualizar o relatório)

{Certifique-se de utilizar a fonte Arial e o padrão de tamanho 10 uniformemente em todo o texto desse tópico.}

A montagem dos laboratórios se vincula diretamente a ampliação da oferta de cursos do Campus Avançado João Pessoa Mangabeira, permitindo assim a implantação do Curso Técnico em Enfermagem que encontra-se previsto para ser ofertado pelo Campus João Pessoa-Mangabeira no PDI 2015-2019. Desta forma encontra-se de acordo como que preconiza os objetivos estratégicos institucionais:

“I08 Fornecer infraestrutura adequada para as atividades de ensino-pesquisa-extensão e gestão que assegurem padrões mínimos e a melhoria progressiva da estrutura de laboratórios, equipamentos, setores, salas de aula, bibliotecas e gabinetes docentes”; bem como

“F06 Crescer através da oferta de novos cursos a partir da verticalização de cursos existentes, otimizando-se a infraestrutura de laboratórios, salas de aula em turno de funcionamento inativo, quadros de pessoal e recursos de gestão.”

15. Quais metas estratégicas institucionais (entre as 32 MEIs existentes no planejamento estratégico decenal do ifpb) especificamente serão priorizadas até 31/12/2024 (>=3 parágrafos)? (ATENÇÃO: Explicitar ao menos "3" metas com base em https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=praticas&a=meta_lista&cia_id=1&pg_id=1&metatextobusca=null. antes de clicar na url, esteja logado no sistema de gestão estratégica para visualizar o relatório)

Meta 8 -M08- Alcançar uma taxa de permanência e êxito de nossos estudantes acima de 70% até 2020 e maior ou igual a 85% até 2025.

Meta 9

M09- Registrar uma taxa de inserção de mercado (ênfase no mercado formal com atuação na área de formação no IFPB) acima de 1/3 para alunos egressos em até 2 anos após a sua conclusão de curso

Meta 27c

M27C- Adotar metas parametrizadas para os Campi em implantação e/ou classificados como Centro de Referência e/ou com funcionamento em local provisório e/ou por concessão de uso das instalações.

16. Quais indicadores especificamente serão mensurados no sistema de gestão estratégica até 31/12/2024 (>=3 parágrafos)? (ATENÇÃO: Relacionar ao menos "3" indicadores; os endereços de URL associados no sistema de gestão estratégica, periodicidades de atualização; e responsabilidades)

{Certifique-se de utilizar a fonte Arial e o padrão de tamanho 10 uniformemente em todo o texto desse tópico.

Área 1 - Número Total de estudantes do Campus

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=6727

Na Área 4 os indicadores que devem ser mensurados são:

 “Orçamento Total do Campus - Executado”

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=6893

Periodicidade: quadrimestral pela Coordenação de Administração e Planejamento.

“Orçamento Total do Campus - Previsto na PLOA”

https://planede.ifpb.edu.br/gpweb/index.php?m=links&a=url_indicador&dialogo=1&pratica_indicador_id=6892

Periodicidade: quadrimestral pela Coordenação de Administração e Planejamento.

17.1 Cronograma de Expansão e Reforma

{Certifique-se de utilizar a fonte Arial e o padrão de tamanho 10 uniformemente em todo o texto desse tópico. Preencher apenas em caso de expansão e/ou reforma de acordo com o item de caracterização da estrutura física.}

CRIAÇÃO DE NOVAS DEPENDÊNCIAS

CARACTERIZAÇÃO DA ESTRUTURA FÍSICA

Já possui Projeto formatado e/ou Processo em tramitação nesta data?

(Sim/Não*)

Já possui planejamento orçamentário que contemple os recursos dessa ação dentro da vigência do PDI?

(Sim/Não*)

SIT. ATUAL

(em qt. de depen-

dências)

SIT. FUTURA

(em qt. de depen-

dências)

Ano Previsto de Conclusão da Expansão/ Reforma

Sala de Aula

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Laboratório de Ciências da Saúde

Sim

Sim

0

1

2022

Laboratório de Informática

Não

Sim

0

1

2022

Ginásio de Esporte

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Quadra Poliesportiva

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Piscina

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Pista de Atletismo

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Restaurante Estudantil

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Estacionamento

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Almoxarifado

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Arquibancada

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Cobertura da Quadra

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Campo de Futebol

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Auditório

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Sala de Leitura

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Sala de Atendimento Especial

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Banheiros especiais para portadores de necessidades

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Biblioteca

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Bicicletário

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Rampas de Acessibilidade

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Campo de Futebol

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Cantina

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Consultório Médico

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Consultório Odontológico

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Consultório Psicológico

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Vestiário

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Sala de Setor Administrativo

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Fachada da Edificação com Identificação Institucional

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Portaria Automatizada de Acesso à Instituição

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Estação de tratamento de água para fornecimento interno

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Espaço Cultural

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Estúdio de Áudio e Imagem para fins educativos

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Garagem

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Gerador de energia elétrica

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Banheiro

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Setor de Arquivo

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Depósito

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Sala de Reunião

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Sala de Coordenação

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Gabinete de Professor

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Sala de videoconferência e teleconferência

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Espaço de Vivência

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Muro

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Reestruturação da rede elétrica

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Sala de Pesquisa

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Sala de Extensão

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Sala de Núcleo de Aprendizagem

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Sala de Monitoria de Ensino

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Sala do NAPNE

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Sala de Apoio

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Sala de Professores

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Gabinete individual de professor

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Sala de Artes

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Sala de Desenho Técnico

Não

Não

[campo obrigatório]

[campo obrigatório]

Acrescente à lista outras especificações de estrutura física que passará por reforma e/ou expansão

Outro: Especificar

Outro: Especificar

Outro: Especificar

Outro: Especificar

Outro: Especificar

 (*) Em caso de resposta “Não” nesta coluna, incluir uma nota explicativa ao final que explicite a condição/viabilidade de execução da ação até 31/12/2024.

O Campus Avançado João Pessoa Mangabeira funciona nas dependências de uma escola municipal.


17.2 Cronograma de Aquisição

{Certifique-se de utilizar a fonte Arial e o padrão de tamanho 10 uniformemente em todo o texto desse tópico. Preencher apenas em caso de aquisição de acordo com a especificação do item e quantificação. Observar se item especificado consta formalmente planejado em http://paineldecompras.economia.gov.br/planejamento (filtro=código da UASG) e/ou no Plano Diretor de Tecnologia da Informação vigente do IFPB em https://www.ifpb.edu.br/ti/cgti/documentos/pdti (este último, em caso de recursos tecnológicos).}

ESPECIFICAÇÃO DE ITEM DE AQUISIÇÃO

Já possui Projeto formatado e/ou Processo em tramitação nesta data?

(Sim/Não*)

Já possui planejamento orçamentário que contemple os recursos dessa ação dentro da vigência do PDI?

(Sim/Não*)

Já consta incluído no Plano Anual de Aquisições e Contratações gerenciado pela Área de Licitação/Planejamento e/ou previsto no Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI)?

(Sim/Não*)

Quantifi-

cação do Item

Ano Previsto de Aquisição/ Contratação

Aquisição e implantação de elevadores (acessibilidade a piso superior/ plataforma elevatória)

Não

Não

Aquisição de equipamentos para o Laboratório de ciências da Saúde

Sim

Sim

Sim

97

2022

Aquisição de mobiliários para o Laboratório (especificar laboratório)

Aquisição de equipamentos para o Curso (especificar curso)

Aquisição de acervo bibliográfico físico associado ao PPC do Curso (especificar curso)

Aquisição de acervo bibliográfico virtual associado ao PPC do Curso (especificar curso)

Acrescente à lista outros itens e suas especificações

Outro: Especificar

Outro: Especificar

Outro: Especificar

Outro: Espe-

cificar

Outro: Especificar

 (*) Em caso de resposta “Não” nesta coluna, incluir uma nota explicativa ao final que explicite a condição/viabilidade de execução da ação até 31/12/2024.

18. Qual a situação geral do Campus considerando os seguintes indicadores? (ATENÇÃO: Recomenda-se a verificação do PDI anterior acerca das informações declaradas anteriormente)

{Certifique-se de utilizar a fonte Arial e o padrão de tamanho 10 uniformemente em todo o texto desse tópico.}

ÁREA DO TERRENO: [digitar aqui m2]

ÁREA CONSTRUÍDA: [digitar aqui m2]

O campus Avançado Mangabeira funciona atualmente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Aruanda, através de parceria firmada com a Prefeitura Municipal de João Pessoa através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, fazendo uso assim das suas instalações físicas de forma compartilhada.

NÚMERO TOTAL DE SERVIDORES EFETIVOS (A+B): [13 (treze)i]

(A) NÚMERO DE PROFESSORES EFETIVOS: 8 (nove)

(B) NÚMERO DE TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS: 5 (cinco)

NÚMERO TOTAL DE CONTRATADOS E/OU TERCEIRIZADOS (C+D): [6 (seis)]

(C) NÚMERO DE PROFESSORES SUBSTITUTOS: 2 (DOIS)

(D) NÚMERO DE COLABORADORES TERCEIRIZADOS: [4 (quatro)]

RECURSOS TECNOLÓGICOS:

NÚMERO TOTAL DE NOTEBOOKS, DESKTOPS E TABLETS DO CAMPUS (E+F): [9 (nove)]

(E) NÚMERO DE NOTEBOOKS, DESKTOPS E TABLETS DISPONÍVEIS PARA ESTUDANTES NAS ATIVIDADES DE ENSINO-PESQUISA-EXTENSÃO: [ZERO]

(F) NÚMERO DE NOTEBOOKS, DESKTOPS E TABLETS DISPONÍVEIS PARA ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS: [9 ]

(G) SALAS DE AULA COBERTAS COM WI-FI (0-100%) = [DECLARAR Nº SALAS DE AULA COM WI-FI] / [DECLARAR Nº TOTAL DE SALAS DE AULA] = [ O %]

(H) SALAS ADMINISTRATIVAS COBERTAS COM WI-FI (0-100%) = [DECLARAR Nº SALAS ADMINISTRATIVAS COM WI-FI] / [DECLARAR Nº TOTAL DE SALAS ADMINISTRATIVAS] = [ O %]

ITENS DE ACESSIBILIDADE DO CAMPUS

(observância à acessibilidade de calçada, de estacionamento, de acesso à edificação, de circulação interna, de esquadrias, de banheiros, de vestiários, de biblioteca, de auditórios e similares, de restaurantes estudantis e similares, de mobiliários etc.)

ITENS

POSSUI?

QUANTI-

DADE

PORTA DE  ACESSO COMPATÍVEL COM ENTRADA DE CADEIRANTE (NBR-9050)

Sim

n/d

IDENTIFICAÇÃO DA SALA EM BRAILE

Não

-

PISO TÁTIL

Não

-

RAMPA

Sim

n/d

PLATAFORMA ELEVATÓRIA

Não

-

OBS: SE HOUVER OUTROS ITENS, POR FAVOR, ACRESCENTE-OS NESTA TABELA.

Sobre acessibilidade, o que precisa melhorar até 31/12/2024? “o que fazer,  como fazer e até quando fazer”.

1. ---x---

2. ---x---

3. ---x---

CARACTERIZAÇÃO GERAL DA ESTRUTURA FÍSICA DO CAMPUS

INFRAESTRUTURA ADMINISTRATIVA

INFRAESTRUTURA ACADÊMICA

INFRAESTRUTURA DESPORTO E LAZER

NOME
SETOR/ÁREA

QTD DE SALAS

NOME
SETOR/ÁREA

QTD DE SALAS

NOME
SETOR/ÁREA

QTD DE SALAS

Sala Administrativa

01

Salas de aulas

[06]

Quadra poliesportiva coberta

[01]

Sala de apoio/depósito.

01

Laboratório de Informática (compartilhado)

[01]

Sala de Atividades Lúdicas

[01]

Banheiros

03

       Auditório

[01]

      Biblioteca      (compartilhada)

[01]

Refeitório (compartilhado)

     [01]

...

...