Clube de Matemática do AEV |
Onde está a Matemática no dia a dia?
Embora muitas vezes considerada abstrata e, por isso, com pouca aplicação prática, a Matemática está presente em quase tudo o que nos rodeia.
Vejamos algumas das suas aplicações:
- Medição: é a matemática que nos permite quantificar o tempo (em minutos, horas, meses ou anos), a distância, a velocidade, a temperatura, o peso, a altura, a área, o volume e muitas outras grandezas. Também é um meio de comparar medidas.
- Análise gráfica: neste último ano e meio, fomos diariamente bombardeados com números que refletiam a incidência e a letalidade do vírus Covid-19 que tem marcado a atualidade. Como havíamos de compreender os inúmeros gráficos que nos aparecem pela frente sem a Matemática?
- Economia doméstica: mais importante que nunca, gerir o nosso dinheiro, comparar descontos e promoções, estratégias de poupança. Tudo isto envolve um conhecimento de como funcionam as percentagens, entre outras ferramentas matemáticas.
- Indústria e eficiência: a Matemática é também usada para aumentar a eficiência das linhas de produção, ou na determinação da forma ideal das embalagens, por exemplo.
- Desporto: em pleno Europeu de futebol, a estatística está sempre presente. Tudo é contado e medido: são os remates, os cantos, o tempo de posse de bola, as velocidades, os recordes do Ronaldo, as faltas, os cartões, os passes e muitos outros aspetos. Também não podemos esquecer as contas na fase de grupos. Qual o ângulo ideal para o salto em comprimento, de modo a maximizar a distância horizontal percorrida? Com o aproximar dos jogos olímpicos de Tóquio de 2021, entender o fundamental da Matemática pode ser o tónico certo para uma boa prestação neste evento de verão.
- Astronomia: como medir de forma precisa objetos que se encontram a milhares de anos luz de distância? Como saber se há vida num planeta distante? Muitas destas técnicas têm por base princípios trigonométricos que talvez não sabias!
- Animação e Jogos 3D: Embora muitas vezes passe despercebida, a Matemática é fulcral no desenvolvimento de software de renderização, criando cenários e efeitos especiais que nos deliciam quando vemos um filme ou jogamos um jogo da nova geração.
- Arte: sabias que as proporções do rosto da Mona Lisa têm por base o número de ouro (aproximadamente 1,618)? E que o mesmo acontece com o nosso corpo? Também na música, nomeadamente nos aspetos rítmicos como o compasso musical, a Matemática tem um papel fundamental.
- Medicina: também nesta área ela se revela fundamental. O cálculo do IMC (índice de massa corporal) deriva de uma fórmula matemática, por exemplo. Para além disso, um dos seus grandes usos é no cálculo da dosagem de medicamentos.
Ainda achas a Matemática chata e inútil?
Embarca nesta fascinante jornada e verás que a Matemática, não só está em quase tudo à nossa volta, como também é divertida!
Reunião de delegados na escola X
(solução da edição anterior)
Determinemos os delegados provenientes do 10.º ano. Como o total de delegados dos 9.º e 10.º anos é de 6 e o 9.º ano enviou, pelo menos, um delegado, então o 10.º ano enviou 1, 2, 3, 4 ou 5 delegados.
- 1 do 10.º ano implicaria 5 do 9.º ano, 6 do 11.ºano e 3 do 12.º ano, o que é impossível, pois é sabido que um ano enviou 4 delegados.
- 2 do 10.º ano implicaria 4 do 9.º ano, 5 do 11.º ano e 4 do 12.º ano, o que é impossível, pois é sabido que não há o mesmo número de delegados em dois anos.
- 3 é impossível, pois haveria também 3 do 9.º ano, levando a que a quantidade de delegados não fosse diferente.
- 5 do 10.º ano implicaria 1 do 9.º ano, 2 do 11.º ano e 7 do 12.º ano, o que é impossível, por não existir um ano com 4 delegados.
A única solução é, portanto, 4 do 10.º ano, 2 do 9.º ano, 3 do 11.º ano e 6 do 12.º ano.
Filhas da Felicidade
(solução da edição anterior)
O nome da quinta filha não é Quarta.
A quinta filha chama-se Qual, tal como está escrito na penúltima frase.
Repare que a penúltima frase não é uma pergunta.
O quintal da Dona Ana
(solução da edição anterior)
A Dona Ana, como a maior parte das pessoas, tem 2 pés.