A decisão de utilizar dados de solo produzidos por terceiros requer informações que identifiquem quem, quando, onde e porque os dados foram produzidos em primeiro lugar. Por isso, os dados de solo depositados no Repositório Brasileiro de Dados do Solo (SoilData) devem conter dados de identificação detalhados. Além de auxiliar na decisão de utilizar os dados de solo ou não, os dados de identificação permitem referenciar os autores ou responsáveis pelos dados de solo nos trabalhos deles derivados. Esse reconhecimento contribui para as métricas de citação, permite retornar à fonte dos dados e incentiva a abertura de novos dados.
A tabela utilizada no SoilData para armazenar dados de identificação de dados de solo é denominada IDENTIFICACAO. A tabela IDENTIFICACAO possui 19 campos dispostos em uma sequência de linhas (Figura 1).
Figura 1. Visão da tabela de dados de identificação e seus 19 campos (linhas 2 a 20) no editor de planilhas Google Sheets.
Os dados de identificação de dados de solo são inseridos na segunda coluna da tabela, imediatamente ao lado de seu respectivo código de identificação contido na primeira coluna. A primeira linha é dedicada à identificação propriamente dita dos dados no SoilData, a segunda ao título dos dados, e assim por diante, até as últimas linhas, dedicadas aos termos usados para a descrição de características chave e indexação dos dados. Cada um dos campos da tabela IDENTIFICACAO são descritos em detalhe nas próximas seções.
Por conter dados essenciais sobre determinados dados de solo, a tabela IDENTIFICACAO deve ser sempre a primeira a ser processada, seja na compilação, organização ou revisão de dados de solo. O devido preenchimento da tabela IDENTIFICACAO é essencial para o correto processamento dos dados de solo, por exemplo, no seu descarregamento usando o pacote febr para o R. É por isso que um conjunto de dados somente é aceito no SoilData se ele contiver a tabela IDENTIFICACAO completamente preenchida.
Durante uma revisão de dados de solo, quaisquer dados faltantes na tabela IDENTIFICACAO devem ser solicitados aos seus responsáveis ou buscados no documento de origem (relatório, artigo, dissertação etc). Da mesma maneira, caso algum dado de identificação incoerente seja identificado, o mesmo deve ser corrigido imediatamente. Se necessário, os responsáveis pelos dados devem ser consultados iterativamente até que quaisquer dúvidas sejam completamente sanadas.