Curso de Histórias em Quadrinhos

Por Rapha Pinheiro

Duração: 20 Aulas

Objetivo:

Apresentar um panorama geral de como ingressar na produção de histórias em quadrinhos. Através de exercícios sobre os mais diversos aspectos, do roteiro até a narrativa visual, o curso visa capacitar os alunos na produção de uma história em quadrinhos curta no final do curso. Ao concluir, o aluno terá entendido não apenas como fazer uma história em quadrinhos, mas também como o mercado de produção de HQs funciona e qual pode ser seu papel se quiser participar dele.

Público Alvo:

Iniciantes e intermediários. Experiência com desenho ou quadrinhos é bem-vinda mas não é um requerimento.

Não é necessário ser um exímio desenhista, apenas querer aprender a contar histórias.

Programa:

  1. Uma Breve História da Linguagem

Aula sobre as definições de o que caracteriza uma história em quadrinhos, apresentação do repertório de ícones da linguagem e o papel de cada elemento (Balão, quadro, página, sarjeta...) dentro da obra.

  1. Fazendo Quadrinhos em 7 Passos

Aula com um panorama do processo de fazer quadrinhos. Aqui falamos sobre cada uma das etapas.

  1. Desenho e Arte-final

Aula de desenho básico e arte-final. Aqui os alunos vão aprender noções gerais de perspectiva, proporção, ferramentas e técnicas. Vemos também exemplos de arte-finalistas do mercado e boas práticas.

  1. Caracterização Visual

Aula sobre como usar a imagem para passar informação. Aqui os alunos também vão entender melhor como o cérebro interpreta imagens e como podemos usar essa interpretação ao nosso favor.

  1. Estilo e Atmosfera

Aula sobre o poder da sugestão de temas e de adaptação de traço para mudar a mensagem passada sem mudar o texto de uma história. Essa aula também aborda os tipos de gênero de quadrinhos e seu paralelo com outras mídias como literatura e cinema.

  1. Texto, Balões e Som

Aula sobre o uso de balões, tipos de balões e funções de cada um. Também será estudada caligrafia aplicada a quadrinhos e como o som pode ser representado de forma impressa.

  1. Roteiro

Aula sobre o processo de produção de um roteiro de quadrinhos partindo do geral para o específico através de sumários. Essa aula também contempla a apresentação de “tropos”, “clichés” e dicas de escrita criativa.

  1. Narrativa Gráfica e Condução do Olhar

Aula sobre a geometria escondida pelos desenhos em uma página de quadrinhos. Essa é aula mais importante do curso pois é o aspecto mais específico da história em quadrinhos e um dos mais difíceis de dominar. Os alunos vão aprender a conduzir os olhos do leitor e a controlar o seu ritmo de leitura.

  1. Rafes e Decupagem

Aula sobre a conversão do roteiro para a página desenhada. Os alunos vão entender como transformar uma descrição textual em desenhos que comuniquem a mensagem de forma clara e que adicione significado à narrativa.

  1.  Produção Editorial

Aula sobre os processos de pós-produção de um quadrinho. Aqui vemos montagem de caderno, tipos de impressão, revisão, projeto gráfico e todas as etapas que devemos nos preocupar depois que o quadrinho está pronto.

  1.  Roteiro do Trabalho Final

A partir daqui, o curso se torna mais prático e o trabalho final é oficialmente proposto. As aulas se tornam um atelier de produção onde o professor orienta cada etapa e tira dúvidas.

  1.  Roteiro do Trabalho Final

Atelier de produção.

  1.  Rafes do Trabalho Final

Atelier de produção.

  1.  Balões do Trabalho Final

Atelier de produção.

  1.  Desenho do Trabalho Final

Atelier de produção.

  1.  Desenho do Trabalho Final

Atelier de produção.

  1.  Arte-final do Trabalho Final

Atelier de produção.

  1.  Roteiro do Trabalho Final

Atelier de produção.

  1.  Montagem do Trabalho Final

Atelier de produção.

  1.  Avaliação e Direcionamentos.

Apresentação do trabalho, com debates e críticas.