GUIA DO USUÁRIO
Última atualização: 2024-11-28
Este Guia do Usuário descreve como você pode utilizar o repositório SoilData para depositar dados de solo que você tenha produzido em seus estudos ou que estejam sob sua responsabilidade.
Qualquer pessoa pode visitar o repositório SoilData, navegar por suas páginas e descarregar dados depositados por outras pessoas. Mas se você quiser depositar dados de solo, você terá que seguir cinco passos:
O primeiro passo consiste em criar sua conta de usuário do SoilData. Clique aqui para acessar a página de criação de conta mostrada na imagem abaixo.
Depois de registrar seus dados, você receberá uma mensagem no e-mail cadastrado para confirmar sua conta recém criada.
Consulte o Aviso de Privacidade do repositório SoilData para saber como lidamos com seus dados pessoais.
Assim que você confirmar sua conta no repositório SoilData, você estará habilitado a depositar dados. Para isso, vá até a página inicial do SoilData e clique em (+ Adicionar dados).
Na página que abrir, você registra os metadados de citação e geoespaciais de seus dados, como mostram as duas imagens abaixo. Dentre os metadados de citação estão o título dos dados, seus autores, descrição, palavras-chave, fonte de financiamento, publicações relacionadas etc. Já os metadados geoespaciais indicam o local ou região que seus dados descrevem.
Quanto mais metadados você registrar, maiores são as chances de outras pessoas encontrarem e utilizarem seus dados – e fazerem a apropriada referência.
A lista de metadados inclui itens obrigatórios, indicados com um asterisco vermelho, e opcionais. Consulte o Esquema de Metadados do repositório SoilData para conhecer o significado de cada um deles.
Note que, se preciso, você poderá editar os metadados de citação e geoespaciais mais tarde.
Uma vez registrados os metadados, você já pode carregar os arquivos de dados no espaço mostrado na imagem abaixo.
Utilize sempre arquivos em formato tabular, como TXT, CSV, TAB, XLSX ou similares, e garanta que eles estejam livres de erros de codificação de caracteres (use o padrão UTF-8 sempre que possível).
Para cada arquivo carregado, registre uma descrição de seu conteúdo e adicione tags informativas para seus potenciais usuários.
Note que você poderá editar os arquivos de dados mais tarde se isso for preciso.
O quarto passo consiste em definir termos de uso que expliquem como seus dados podem ser acessados, utilizados e redistribuídos por terceiros.
A imagem abaixo mostra que a licença padrão pré-definida é a CC0 1.0 . Com ela, você coloca os dados em domínio público, autorizando seu uso para qualquer fim sem necessidade de citar a fonte.
A maioria dos autores seleciona a licença CC BY 4.0 . A licença CC BY 4.0 exige a citação da fonte em todos os reusos dos dados por terceiros.
Você também pode personalizar os termos de uso dos dados de acordo com as políticas de sua organização ou financiador.
Sempre que possível, utilize licenças Creative Commons (https://creativecommons.org/) ou Open Data Commons (https://opendatacommons.org/).
Depois de registrar os metadados, carregar os arquivos e definir os termos de uso, você só precisa enviar seus dados para avaliação do curador do repositório SoilData.
O curador irá avaliar a consistência dos metadados, arquivos e termos de uso. Caso alguma inconsistência seja encontrada ou melhoria seja necessária, o curador irá entrar em contato com você orientando como proceder.
Contato
Se você tiver alguma dúvida sobre este Guia do Usuário, entre em contato conosco através do suporte@mapbiomas.org.
Alterações a este Guia do Usuário
Reservamo-nos o direito de atualizar ou modificar este Guia do Usuário periodicamente. Quaisquer alterações serão refletidas nesta página, e a data da última atualização será indicada no início do aviso.
Última atualização: 2024-11-28