A data de observação do solo é um dos atributos que, junto das coordenadas espaciais, definem uma observação em um conjunto de dados. Tal informação é armazenada na coluna observacao_data. Para isso é usado o formato numérico dd-mm-aaaa ou dd/mm/aaaa, ou seja, dois dígitos para o dia e mês, e quatro dígitos para o ano.

Assim como para a data de publicação da versão atual de um conjunto de dados, a informação mais importante é o ano em que a observação foi realizada. O valor para os casos em que a data de observação é desconhecida é observacao_data = xx-xx-xxxx. Contudo, recomenda-se que uma estimativa do ano seja feita a partir da data de publicação do trabalho de origem. Por exemplo, observacao_data = xx-xx-1981 para um trabalho originalmente publicado no ano de 1981.

O solo pode ser observado no mesmo local múltiplas vezes ao longo do tempo. Quando isso ocorre, no febr, cada uma das observações feitas constitui uma nova observação do solo. Isso requer a definição de uma nova observacao_id. Esta pode carregar alguma informação sobre a data de observação. Por exemplo, uma observação identificada no trabalho de origem como Perfil 01, com observações realizadas nos anos de 2007 e 2008, pode ser identificada como Perfil-01-2007 e Perfil-01-2008. Assim, as coordenadas espaciais dessas observações serão as mesmas, mas as datas de observação serão diferentes.

Tabela 1. Campos usados para identificação das coordenadas temporais das observações do solo.