Published using Google Docs
Cronograma A família como foco PMMB ciclo 1 e 2 A-B
Updated automatically every 5 minutes

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

 CRONOGRAMA E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO – DISCIPLINA:  A família como foco da atenção à saúde

PMMB ciclo 1 e 2 -  2014    TURMAS: A- B

INICIO: 08/08/2014   FINAL: 27/09/2014

ATIVIDADE A SER AVALIADA

ENCAMINHAMENTO

PONTUAÇÃO

PRAZO FINAL

ASPECTOS A SEREM AVALIADOS

Atividade 01

Descreva uma família do seu território que tenha uma configuração não tradicional: famílias com separações e recasamentos, casais sem filhos, pessoas morando sozinhas, famílias chefiadas por mulheres, famílias adotivas, famílias com mães adolescentes, entre outras. Indique, nessa família, quem mora na mesma casa. Fale sobre a percepção que você tem destas novas configurações familiares.

Faça sua anotação como uma tabela, colocando nas colunas (1) o nome abreviado em maiúsculas (2), o sexo (3), a idade (4), a posição relacional na família (pai, mãe, irmão, tio...) (5), alguma doença, problema ou situação especial e (6) outras observações. Em cada linha, coloque um membro da família. Marque os que não moram no mesmo domicílio, levando em consideração os aspectos éticos que possam estar envolvidos neste trabalho.

Comente a família que foi descrita analisando se sua equipe tem sabido lidar com essas novas configurações. Comente, também, se o preenchimento da ficha A possibilita registrar e entender essas novas configurações. Tome como exemplo uma pessoa dessa família (pessoa índice) e comente como um conhecimento mais ampliado da configuração da família ajuda na atenção à sua saúde. Vamos relatar essas percepções e comparar as experiências.

Postar no AVA

 

 

08

 

 

13/08/2014

1. Capacidade de descrever uma família com configuração não tradicional, com referência de quem mora na mesma casa.

2. Capacidade de identificar tipos de configurações familiares na área de abrangência e a percepção que a equipe de saúde da família e a sociedade têm delas.

3. Avaliação da ficha A como instrumento para identificar estas configurações.

Atividade 02

Aplicando o ciclo de vida: o caso da família de Mário e Rita.

Mário, 65 anos, casado com Rita, 60 anos, acabou de se aposentar. Mário teve um acidente vascular cerebral (AVC) há um mês, é portador de hipertensão arterial sistêmica (HA) de longa data; sempre teve dificuldade para se tratar, era caminhoneiro. Não fazia dieta, tomava a medicação somente quando se sentia mal. Como se alimentava fora de casa, comia o que tinha em restaurantes à beira da estrada. Não fazia atividade física regular pelo mesmo motivo. Em suas palavras, “nunca teve tempo para se cuidar”, era casado e seu papel era ser o provedor da família. “Agora tem que seguir as ordens da esposa, do médico e até do cachorro...”. Sua diversão é a TV.

Rita, dona-de-casa, viveu toda sua vida em função dos filhos, nunca trabalhou fora. Cuida dos netos para que suas filhas possam trabalhar. Elas são três filhas e nenhuma teve sorte no casamento, todas se divorciaram. A filha mais velha (Adriana, nascida em 1971) é a única que mora em outra casa, que conseguiu comprar, com o filho de 12 anos. As outras filhas (Luciana – 1974 e Fabiana – 1976) e três netos − três meninos de nove, sete e quatro anos, sendo os mais novos os de Fabiana, moram com ela. Pouco se falam, pois todas chegam cansadas do trabalho e logo adormecem. Segundo Rita, ela atende a todas as necessidades do lar − lava, passa, cozinha. Tem se sentido perdida, não sabe bem como lidar com o dinheiro, sempre foi o papel do marido. Sente-se muito cansada, pois seu marido se nega a tomar a medicação e comer com pouco sal. Está irritada e dorme muito mal. Ao conversar com o marido sobre a necessidade de fazer dieta, ele responde que quem sabe da vida dele é ele, e não o médico. Rita é religiosa, quase uma beata, segundo seu marido; ela vai ao culto de sua Igreja toda semana. As irmãs de Rita a auxiliam sempre que podem. Mário não as respeita, acha que Marilda e Adelaide, as cunhadas, se intrometem muito na vida do casal. Rita se irrita com o comentário e diz que as irmãs e a Igreja são os elementos que a ajudam em sua rotina. O casal não frequenta clubes ou outras associações. Os pais de ambos morreram de problemas no coração.

Analise as questões de acordo com os seguintes itens

O subsistema familiar (os estágios): Rita e Mário estão mudando de estágio no ciclo de vida e estão com dificuldade de se adaptarem a essa nova fase.

Em qual estágio do ciclo de vida eles estão entrando? Quais tarefas devem ser cumpridas nesse estágio? Que situações diferentes estão ocorrendo nessa etapa?

Mudança e adaptações: quando ocorrem mudanças significativas, especial- mente na transição dos estágios do ciclo de vida, a dificuldade de realizar novas adaptações pode levar a diferentes problemas. Esses problemas podem ser de natureza física, psicológica, social, entre outros. No caso da família de Mário e Rita, eles estão com dificuldade em desempenhar seus papéis. Cabe à equipe de saúde ajudar a família a construir estratégias para se adequar à nova situação. Seu papel é ajudar a família a evoluir para o próximo ciclo de vida. Como a equipe pode ajudá-los? Como ajudar Mário a aceitar seu novo papel e condição de saúde? Outros subsistemas: considere as situações de outras pessoas na família ampliada (Adriana e seu filho, Luciana e seu filho e Fabiana e seus filhos, etc.). Quais são os grupos (subsistemas) de pessoas e em que etapa do ciclo de vida se encontram? Como você avalia o cumprimento das tarefas de cada um desses grupos?

 

Postar no AVA

           

12

 

08/09/2014

 Análise das questões em torno da família, considerando os aspectos: O subsistema familiar (os estágios) / Mudança e novos pactos /Outros subsistemas.

ATIVIDADE 03

Aplicando o genograma e o ecomapa.

Construir o genograma da família de Mário e Rita (reveja atividade 2), de acordo com os dados relatados no caso, colocando todas as informações dos indivíduos e das relações entre eles, focando Mário  omo a pessoa-índice. Construa também o ecomapa. Represente apenas a família nuclear, colocando-a dentro de um círculo ou oval e indicando sua rede de relacionamentos de apoio, caracterizando essas relações. Utilize os mesmos símbolos relacionais usados para a construção do genograma.

 

Postar no AVA

 

10

 

15/09/2014

Capacidade de confeccionar genograma e o mapa com os detalhamentos.

ATIVIDADE 04

Analise a doença do Sr. Pereira quanto às suas características de início, curso, consequências e incapacitação, relacionando-as ao impacto que está tendo no funcionamento familiar. Que ferramentas de diagnóstico (interprete como cada uma delas está ou não indicada e o resultado esperado) e análise você utilizaria com a família do Sr. Pereira? A sua equipe tem utilizado algumas dessas ferramentas na sua prática diária? Como você avalia esse uso? Justifique suas escolhas e discuta com os seus colegas no fórum

 

 

Debater no Fórum

 

 

 

10

 

08/09 a 22/09/2014 

 Capacidade de debater com os colegas profissionais no Fórum o caso de uma família, quanto a:

1.   Características da doença, início, curso, conseqüências e incapacitação, impacto que está tendo no funcionamento e na reorganização familiar.

2.   Ferramentas de diagnóstico e análise a utilizar.  Justificativa de sua escolha.

3.   Utilização destas ferramentas na sua prática diária. Como avalia este uso.

AUTOAVALIAÇÃO DO ALUNO

Postar no AVA

 

10

22 de SETEMBRO

Dedicação e comprometimento com a execução de todas as atividades (com pontuação e sem pontuação). Cumprimento do cronograma. Empenho no desenvolvimento de processos de reflexão sobre o seu cotidiano de trabalho. Contribuição nos fóruns. Interesse, assiduidade e participação nos encontros presenciais.

AVALIAÇÃO DO TUTOR

Postar no AVA

 

10

22 de SETEMBRO

Dedicação e comprometimento com a execução de todas as atividades (com pontuação e sem pontuação). Cumprimento do cronograma. Empenho no desenvolvimento de processos de reflexão sobre o seu cotidiano de trabalho. Contribuição nos fóruns. Interesse, assiduidade e participação nos encontros presenciais.

AVALIAÇÃO FINAL – PRESENCIAL

Presencial no polo

40

18 de OUTUBRO

Alcance dos objetivos pedagógicos propostos para o Módulo/Disciplina

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:

Levando em consideração os alunos que respeitam rigorosamente os prazos agendados e a flexibilidade possível dentro do fluxo das atividades de acompanhamento dos tutores,  os trabalhos entregues fora dos prazos estabelecidos neste cronograma terão a seguinte abordagem:

1 – negociação com o tutor em relação ao prazo de entrega;

2 - até 07 dias fora do prazo, serão avaliados tendo como referência 80% do valor inicial da atividade;

3 - após esse prazo de 07 dias, serão avaliados tendo como referência 50%.