banner-01.jpg

Passo a passo para a INSCRIÇÃO

Índice:


Bem-vindo ao passo a passo para se inscrever na Chamada Pública do projeto Sobral_Cidade das Artes.

As inscrições serão realizada pela plataforma Mapa Cultural do Ceará. Essa é uma plataforma livre, gratuita e colaborativa de mapeamento da Secretaria de Cultural do Estado do Ceará sobre o cenário cultural cearense.

O perfil de agente cultural criado no Mapa Cultural do Ceará servirá como base para você participar de editais vinculados ao Mapa Cultural do Ceará e dos programas da Secretaria de Cultura, ou seja, uma vez criado o perfil não será mais preciso preencher os dados cadastrais. Na plataforma do Mapa Cultural você também poderá divulgar seus eventos, espaços ou projetos e construir o seu próprio networking na área cultural.

Vamos começar!

Passo 1: Ler o Regulamento

É importante ler com atenção ponto por ponto do regulamento do seu interesse. Clique em um dos links abaixo para acessar o regulamento:

Inscrições abertas:

Inscrições finalizadas:

Passo 2: Fazer seu cadastro na plataforma Mapa Cultural do Ceará

Aqui está o link para você a criar o seu cadastro no Mapa Cultural do Ceará. 

Se você já tem cadastro no Mapas Cultuais, veja se, no seu perfil, estão todas as informações que foram solicitadas nos item “Criação do Perfil dos Artistas e Grupos na Plataforma Mapa Cultural” do regulamento. Após a conferência, siga para o Passo 3: Fazer sua inscrição na Chamada Pública.

Caso você represente um grupo informal ou pessoa jurídica, mais para frente vamos ver como inscrevê-lo(a). Por enquanto, precisamos fazer a sua inscrição no Mapa Cultural como pessoa física, utilizando o CPF. Vamos lá.

1. Preencha os campos com o seu nome, sobrenome, e-mail e crie uma senha com no mínimo 6 caracteres. Na campo “capcha”, digite o número que está na imagem e clique no botão "criar conta"

tela03.jpg

2. A próxima tela solicitará a sua permissão para que o site do Mapa Cultural do Ceará, utilize o seu ID da Cultura. Clique no botão “Permitir o uso do meu ID da Cultura” para aceitar. Também será enviado um pedido de confirmação para o e-mail da sua conta. Assim, vá para a caixa de entrada do seu correio eletrônico, abra o e-mail com o título  [Login da Cultura do Ceará] e clique no link de confirmação.

Atela04.jpg

Pronto! Você já está cadastrado na plataforma Mapas Culturais. Agora, vamos terminar de preencher o perfil do seu agente cultural  para poder fazer a inscrição.

Preenchimento do cadastro individual (obrigatório)

1. Depois de criar o ID da Cultura, você deve ser direcionado para a página de edição do seu perfil. Vamos seguir o nosso passo a passo utilizando como exemplo a Ana Larissa Coelho.

O Cadastro Individual é bem simples, mas é fácil esquecer alguma coisa. Primeiro, tem um detalhe bem importante: marque, logo acima do seu nome, que você está fazendo um perfil “individual”. Isso quer dizer, basicamente, que você é uma pessoa física, com CPF. Daqui a pouco vamos ensinar a adicionar um novo agente cultural, caso você queira fazer a inscrição como um grupo informal ou pessoa jurídica.

Atela06.jpg

2. Você precisa preencher obrigatoriamente as seguintes informações cadastrais.

É bem fácil, clique no campo desejado, escreva ou selecione a informação correta e clique em enviar. Perceba que automaticamente o campo ficará marcado de amarelo, desse jeito:

tela07a.jpg

O campo da localização fica logo abaixo e você deve digitar o seu endereço e indicar se outras pessoas podem ver sua localização (opção: pública) ou não (opção: privada).

 localizacao.jpg

Já o campo com a seleção da área de área de atuação fica na lateral. As opções aparecem na medida que você escreve. Você pode escolher quantas áreas quiser.

tela08.jpg

3. Agora, clique no botão “salvar” no canto superior direito. Note que os campos não estão mais marcados de amarelo, indicando que suas informações foram salvas.

Atela09.jpg

Se estiver faltando alguma informação, a seguinte mensagem aparecerá no topo da tela:  

O sinal “ ” vai aparecer logo ao lado dos campos com erro ou faltantes.

4.1. Se você pretende se inscrever em um curso de formação, pule para o  “Passo 3: Fazer sua inscrição na Chamada Pública”.

4.2. Se você pretende inscrever um projeto artístico como grupo informal ou pessoa jurídica, pule para o “preenchimento do cadastro de grupo informal ou pessoa jurídica”. 

4.3. Agora, se você pretende se inscrever como artista individual é necessário anexar as seguintes informações ao seu perfil. Lembre-se de ver no regulamento de cada programa, quais desses itens são obrigatórios.

Para inserir o link desça até a seção vídeos e clique no botão “Adicionar vídeo”. Você pode adicionar o link de um vídeo que está no youtube ou no vímeo. Cole o link do vídeo no campo indicado abaixo, escreva um título e clique em “Enviar”. Feito isso, você verá que o vídeo será adicionado automaticamente na página do seu perfil.

tela16.jpg

Para adicionar as imagens, vá para para seção galeria e clique no botão “Adicionar imagem”. Em seguida, clique no botão “Escolher arquivo” e selecione, no seu computador, a imagem desejada. Por fim, clique em enviar. Você verá que a imagem aparecerá automaticamente na seção galeria. Agora adicione mais quatro imagens repetindo a mesma operação.

tela17.jpg

Para adicionar o release, vá para o topo da página e clique no sinal de “+” ao lado da guia “downloads”, que está na lateral direita. Coloque como título a palavra “Release”, depois clique no botão “Escolher arquivo” e selecione, no seu computador, o documento desejado, de preferência no formato pdf. Por fim, clique em enviar. Veja que o documento aparecerá automaticamente na seção downloads.

tela18.jpg

Não é obrigatório, mas é recomendado adicionar:

Todos esses documentos também são anexados na guia “download”, conforme instruções descritas acima. Lembre de especificar o título de cada documento.

5. Se sua inscrição é como artistas individual, você já pode seguir para o passo 3.

Dica: quando tiver um tempinho, continue personalizando o seu perfil (inserindo sua imagem, mais fotos e vídeos),  pois a plataforma o ajudará na divulgação das suas ações culturais.

Preenchimento do cadastro de grupo informal ou pessoa jurídica

1. Vamos adicionar mais um agente a sua conta. Clique na foto do seu perfil e, em seguida, clique no nome “Meus Agentes”.

Atela10_meus agentes.jpg

2. Aqui você consegue visualizar todos os seus agentes cadastrados. Clique no botão “Adicionar novo agente”.

Atela11.jpg

3. O cadastro do grupo informal ou pessoa jurídica é muito semelhante ao cadastro individual. Só são precisos alguns pequenos cuidados. Não esqueça de escolher, logo acima do nome, a opção “coletivo” ao invés de “individual”.

Atela12.jpg

É necessário que você preencha os seguintes campos:

tela13.jpg

Um detalhe, se for preencher o campo “site”, coloque sempre no formato “http://www.”, igual no exemplo acima.

4. Clique no botão “Publicar” no canto superior esquerdo.  

Atela14.jpg

5. Agora é preciso anexas as seguintes informações. Lembre-se de ver no regulamento de cada programa, quais desses itens são obrigatórios. 

Para inserir o link desça até a seção vídeos e clique no botão “Adicionar vídeo”. Você pode adicionar o link de um vídeo que está no youtube ou no vímeo. Cole o link do vídeo no campo indicado abaixo, escreva um título e clique em “Enviar”. Feito isso, você verá que o vídeo será adicionado automaticamente na página do seu perfil.

tela16.jpg

Para adicionar as imagens, vá para para seção galeria e clique no botão “Adicionar imagem”. Em seguida, clique no botão “Escolher arquivo” e selecione, no seu computador, a imagem desejada. Por fim, clique em enviar. Você verá que a imagem aparecerá automaticamente na seção galeria. Agora adicione mais quatro imagens repetindo a mesma operação.

tela17.jpg

Para adicionar o release, vá para o topo da página e clique no sinal de “+” ao lado da guia “downloads”, que está na lateral direita. Coloque como título a palavra “Release”, depois clique no botão “Escolher arquivo” e selecione, no seu computador, o documento desejado. Por fim, clique em enviar. Agora você verá que o documento aparecerá automaticamente na seção downloads.

tela18b.jpg

Não é obrigatório, mas é recomendado adicionar:

Todos esses documentos também são anexados na guia “download”, conforme instruções descritas acima. O único detalhe é que se deve especificar o título de cada documento.

6. Para finalizar, clique no botão “Salvar” no canto superior esquerdo.  

Atela14b.jpg

Se tiver algum problema, aparecerá o sinal “ ” ao lado do campo que precisa ser corrigido.

Passo 3: Fazer sua inscrição na Chamada Pública

1. Cada um dos programas possui um link específico para inscrição. Clique no programa do seu interesse:

Inscrições abertas:

Inscrições finalizadas:

2. Como exemplo, vamos fazer uma inscrição para a Programação Cultural. As inscrições dos outros programas seguem o mesmo padrão. Primeiro, clique no botão “inscrição online”.

Passo a Passo-04.jpg

3. Aparecerá um campo para você digitar o nome do agente responsável pela inscrição. Aqui você terá que digitar o nome do seu agente individual. Se tudo ocorreu bem com o seu cadastro, assim que você começar a digitar, o sistema já vai autocompletá-lo.  Então selecione o seu agente e depois clique no botão “Fazer inscrição”.

Passo a Passo-01.jpg

4. Logo em seguida, você já vai receber seu NÚMERO DE INSCRIÇÃO.  Será a partir dele que você acompanhará o andamento de sua inscrição.

Passo a Passo-05.jpg

5. Em seguida escolha uma das categorias de linguagem para  sua inscrição (OBSERVAÇÃO: em alguns programas de formação não é preciso selecionar essa opção).

Passo a Passo-06.jpg

6. Caso você queira se inscrever como grupo individual (sem CNPJ), clique no botão “adicionar” no campo “Coletivo”, ou pessoa jurídica (com CNPJ), clique no botão “adicionar” no campo “Instituição responsável”. Lembra daquele cadastro de grupo que você fez? É aqui que ela vai entrar! Comece a escrever o nome e ele já deve aparecer na lista. No nosso exemplo,  a Ana Larissa optou por inscrever o Grupo Yawari como pessoa jurídica (OBSERVAÇÃO: em alguns programas de formação não é preciso selecionar essa opção).

Atela22.jpg

Preencher os campos de informação e subir os arquivos anexos

1. O que falta agora é preencher o questionário. As perguntas que são obrigatórias, possuem um * no título. Existem perguntas onde você deve digitar um texto ou um link (lembrando que no caso do link você precisa colocar o endereço completo http://www.exemplo.com.br) e perguntas onde você selecionará uma resposta.

Passo a Passo-07.jpg

2. Se precisar modificar a resposta, é só clicar em cima da pergunta, fazer a edição e depois clicar no botão “ok”.

3. Existem perguntas onde é preciso subir documentos que estão no seu computador. Para isso,  clique no botão “Enviar”, depois em “Escolher arquivo”.

Passo a Passo-08.jpg

 

4. Após enviar o arquivo, você verá que ele foi anexado a sua proposta, como na imagem abaixo.

Passo a Passo-09.jpg

Aliás, se aparecer a mensagem:

Provavelmente você está tentando subir um arquivo grande demais. Nesse caso, nossa sugestão é tentar diminuir o tamanho do arquivo ou então subi-lo em algum serviço de  hospedagem (como o “dropbox”, “google drive”, “yousendit”, “thunderbird” etc.) e colar o link em um arquivo Word, subindo este como um anexo.

5. Certifique-se apenas que você subiu o arquivo corretamente e que o link está funcionando. Para isso, basta clicar no arquivo que foi anexado.

 

Concluindo a inscrição

Você pode parar a sua inscrição a qualquer momento e continuá-la depois.  Se você, por exemplo, não está seguro se tem os arquivos corretos, quer ler novamente o regulamento ou tiver qualquer outro inconveniente, você pode retomar a sua inscrição de onde parou clicando em seu perfil e, depois, em “minhas inscrições”.

Atela10_minhas inscricoes.jpg

Lá estará a sua inscrição que foi iniciada na aba rascunho. Bastando clicar nela para retomá-la.

Passo a Passo-02.jpg

1. Após verificar as informações da sua inscrição e ver que tudo está correto, clique em “enviar inscrição”. Atenção: essa ação é definitiva, então certifique-se que todos os documentos e dados estão em ordem.

Passo a Passo-10.jpg

 

2. Pronto, sua inscrição foi concluída. Perceba que você será direcionado para uma página com todos os dados do proponente e do questionário preenchido.

Passo a Passo-03.jpg

 

3. Todas as inscrições que você fizer no mapas ficam registradas na lista de “minhas inscrições”. Para ter acesso, basta clicar na foto do perfil, lá no canto superior à direita, e depois em “minhas inscrições”.

Atela10_minhas inscricoes.jpg

4. Desta vez, sua inscrição estará na aba “Enviadas” e não mais em “Rascunhos”:

Passo a Passo-01.jpg

Tirando dúvidas

Não hesite em voltar a este manual caso tenha tido alguma dúvida dentro no processo de inscrição. Se surgir alguma outra dúvida, você pode enviar um e-mail para sobralcidadedasartes@gmail.com. Tenha em mãos o seu número de inscrição para facilitar o atendimento.

As inscrições também para os curso de formação também podem ser realizadas de forma presencial na ECOA, no horário de 8h às 12h e 14h às 18h. Trata com a Gerusa.