email marketing22.png

Passo a passo para a INSCRIÇÃO

Índice:


Bem-vindo ao passo a passo de como fazer a sua inscrição nos Editais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

A inscrição será realizada na nova plataforma de Editais Digitais da Cultura, integrada ao Mapa Cultural do Ceará, um  banco de dados colaborativo que integra o Sistema de Informações Culturais do Estado do Ceará (Siscult). Esta é uma plataforma livre, gratuita e colaborativa de mapeamento da Secult sobre o cenário cultural cearense.

Seu perfil de agente cultural criado no Mapa Cultural do Ceará servirá como base para você participar de futuros editais. Ou seja, uma vez criado o perfil, não será mais preciso preencher os dados cadastrais, basta ter o cuidado de mantê-los atualizados. Na plataforma do Mapa Cultural do Ceará você também poderá divulgar seus eventos, espaços ou projetos culturais, registrar seu portfólio e construir seu networking na área cultural.

Vamos começar!

Tutorial em vídeo: (voltar para o índice)

Preparamos uma versão em vídeo do tutorial, abordando os mesmos pontos que estão no índice deste documento.

vlcsnap-2016-12-14-10h56m44s694.png

Link para o vídeo: https://youtu.be/F8Yy6LfDShs 

Passo 1: Ler o Regulamento (voltar para o índice)

É importante ler com atenção ponto por ponto do edital. Acesse o site editais.cultura.ce.gov.br e leia o edital do seu interesse.

Os editais da Secult geralmente possuem a seguinte estrutura:

  1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES E DOS OBJETIVOS
  2. DO OBJETO
  3. DOS RECURSOS FINANCEIROS E DA CONTRAPARTIDA
  4. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NO EDITAL
  5. DAS INSCRIÇÕES
  6. DOS MOTIVOS PARA INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO
  7. DO PROCESSO SELETIVO
  8. DA RESULTADO DA HABILITAÇÃO DA INSCRIÇÃO
  9. DA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO E SELEÇÃO
  10. DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E DA METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO
  11. DO RESULTADO DA AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DA PROPOSTA
  12. DA HABILITAÇÃO JURÍDICA E HOMOLOGAÇÃO DO RESULTADO FINAL
  13. DO REPASSE DOS RECURSOS E DAS OBRIGAÇÕES DOS PROPONENTES SELECIONADOS
  14. DO ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
  15. DA PRESTAÇÃO DE CONTAS
  16. DISPOSIÇÕES FINAIS

Tenha atenção especial para o item 4. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO NO EDITAL, pois ele indicará se o proponente do edital pode ser Pessoa Física ou Pessoa Jurídica.

Se o proponente for uma Pessoa Física: basta criar o seu cadastro no Mapa Cultural do Ceará e preencher o perfil do agente individual.

Se o proponente for uma Pessoa Jurídica: você precisa criar o seu cadastro no Mapa Cultural, preencher o perfil do agente individual (Pessoa Física Responsável pelo Projeto) e, por fim, criar o perfil do agente coletivo (Pessoa Jurídica Proponente).

Já no item 5. DAS INSCRIÇÕES são indicadas as informações que devem constar obrigatoriamente nos perfis dos agentes individuais e/ou coletivos.

Passo 2: Fazer seu cadastro na plataforma Mapa Cultural do Ceará (voltar para o índice)

Já tenho cadastro na plataforma Mapa Cultural do Ceará (voltar para o índice)

Proponente Pessoa Física: Caso já tenha cadastro no Mapa Cultural do Ceará, veja se no perfil do(s) seu(s) agente(s) (individual e coletivo) estão todas as informações indicadas no item “Preencher o Perfil do Agente Individual”. Após a conferência, siga para o Passo 3: Fazer sua inscrição no Edital.

Proponente Pessoa Jurídica: Caso já tenha cadastro no Mapa Cultural do Ceará, veja se no perfil do(s) seu(s) agente(s) (individual e coletivo) estão todas as informações indicadas nos itens “Preencher o Perfil do Agente Individual” e “Criar o Perfil do Agente Coletivo”.  Após a conferência, siga para o Passo 3: Fazer sua inscrição no Edital.

Não tenho cadastro na plataforma Mapa Cultural do Ceará (voltar para o índice)

ATENÇÃO Proponente Pessoa Jurídica: Mesmo que o proponente do edital seja uma Pessoa Jurídica, você deve fazer primeiro seu cadastro na plataforma do Mapa Cultural como Pessoa Física, usando o seu nome e e-mail. Depois, vamos ensinar como adicionar um agente coletivo, que pode ser uma Pessoa Jurídica ou Coletivo Informal, ao seu cadastro.

Aqui está o link para você criar seu cadastro no Mapa Cultural do Ceará.

Para se cadastrar, siga esses passos:

1. Preencha os campos com o seu nome, e-mail, crie uma senha com no mínimo 6 caracteres e clique no botão "registrar-se"

ATENÇÃO! Mais uma vez repetimos: use seu nome e email pessoais. NÃO use o nome e email de uma instituição ou grupo no cadastro.

autenteicacao mapa.png

Pronto! Você já está cadastrado na plataforma Mapa Cultural do Ceará. Agora, vamos terminar de preencher o perfil do seu agente cultural individual.

Preencher o perfil do agente individual (Obrigatório para proponentes Pessoa Física e Pessoa Jurídica) (voltar para o índice)

1. Após ter feito o cadastro, você deve ser direcionado para a página de edição do seu perfil (ver imagem abaixo). Se isso não aconteceu, clique no nome “Mapas Culturais” no canto superior da sua tela.

Vamos seguir o nosso passo a passo utilizando como exemplo a Ana Larissa Coelho. O cadastro do agente Individual é bem simples, mas é fácil esquecer alguma coisa. Primeiro, tem um detalhe bem importante: marque, logo acima do seu nome, que você está fazendo um perfil “individual”. Isso quer dizer, basicamente, que você é uma pessoa física, com CPF. Daqui a pouco vamos ensinar a adicionar um novo agente cultural, caso o proponente do projeto seja uma Pessoa Jurídica.

ATENÇÃO: o preenchimento do perfil do agente individual (Pessoa Física) é obrigatório para as inscrições em editais cujo proponente é uma Pessoa Jurídica. Nesse caso, o agente individual será o responsável pelo projeto.

Atela06.jpg

2. Veja no item 5. DAS INSCRIÇÕES” do edital, quais informações precisam ser obrigatoriamente preenchidas no seu perfil para validar a sua inscrição. A seguir, apresentaremos como preencher as informações cadastrais do seu perfil.

Para editar os seus dados, clique no campo desejado, escreva ou selecione a informação correta e clique em “enviar”. Perceba que o campo ficará marcado de amarelo, desse jeito:

dados.jpg

Algumas observações:

O campo da localização fica logo abaixo. No campo “Localização” você indica se as outras pessoas poderão ver (opção: pública) ou não (opção: privada) a sua localização no Mapa Cultural do Ceará.

 localizacao.jpg

O campo com a seleção da área de atuação fica na lateral. As opções aparecem na medida que você escreve. Você pode escolher quantas áreas quiser da lista de opções.

tela08.jpg

Use a seção de “TAGS” para inserir outra área de atuação que não esteja listada ou uma palavra chave sobre o seu perfil. As tags, assim como a área de atuação, podem ser utilizadas para que outras pessoas possam encontrar o seu perfil. Você também pode inserir quantas tags quiser.

tag.jpg

Também do lado direito, você encontra a seção “SEGUIR” com o ícone das redes sociais Twitter, Facebook e Google +. Clicando em cada uma delas, você pode adicionar o endereço das suas redes sociais ao seu perfil do mapas.

seguir.jpg

3. Agora, clique no botão “salvar” no canto superior direito. Note que os campos não estão mais marcados de amarelo, indicando que suas informações foram salvas.

Atela09.jpg

Se estiver faltando alguma informação, a seguinte mensagem aparecerá no topo da tela:  

O sinal “ ” vai aparecer logo ao lado dos campos com erro ou faltantes.

4. Verifique no item “5. DAS INSCRIÇÕES” do edital quais são dados profissionais que você deve incluir no perfil do seu agente individual para validar sua inscrição.

Para adicionar esses documentos, vá para o topo da página e clique no sinal de “+” ao lado da guia “downloads”, que está na lateral direita. Digite o título do documento, depois clique no botão “Escolher arquivo” e selecione, no seu computador, o documento desejado. Por fim, clique em enviar. Agora você verá que o documento aparecerá automaticamente na seção downloads.

tela18b.jpg

Para  inserir um novo documento, basta repetir as instruções descritas acima.

Para adicionar as imagens, desça para a seção galeria e clique no botão “Adicionar imagem”. Em seguida, clique no botão “Escolher arquivo” e selecione, no seu computador, a imagem desejada. Por fim, clique em enviar. Você verá que a imagem aparecerá automaticamente na seção galeria. Para  inserir mais imagens, repita a mesma operação.

tela17.jpg

Para inserir o vídeo desça até a seção vídeos e clique no botão “Adicionar vídeo”. Você pode adicionar o link de um vídeo que está no youtube ou no vímeo. Cole o link do vídeo no campo indicado abaixo, escreva um título e clique em “Enviar”. Feito isso, você verá que o vídeo será adicionado automaticamente na página do seu perfil.

tela16.jpg

Volte para o topo da página e clique no sinal de “+” ao lado da guia “links”, que está na lateral direita. Primeiro cole o endereço do link que você deseja incluir no perfil, depois digite o título que aparecerá e, por fim, clique no botão “Enviar”. Agora você verá que o link aparecerá automaticamente na seção links.

adicionar link.jpg

6. Para finalizar, clique no botão “Salvar” no canto superior esquerdo.  

Se o proponente da sua inscrição for uma Pessoa Física, siga para o Passo 3: Fazer sua inscrição no Edital. Agora, se o proponente for uma pessoa jurídica, você precisa criar um perfil de agente coletivo.

DICA: quando tiver um tempinho, continue personalizando o seu perfil individual (inserindo uma imagem no seu perfil, fotos, vídeos),  pois a plataforma o ajudará na divulgação das suas ações culturais.

Criar o perfil do agente coletivo (voltar para o índice)

1. Caso o proponente do seu projeto seja uma Pessoa Jurídica ou você precise criar o perfil do seu Grupo Informal, vamos precisar adicionar mais um agente à sua conta. Primeiro, clique na foto do seu perfil e, em seguida, clique no nome “Meus Agentes”.

Atela10_meus agentes.jpg

2. Aqui você consegue visualizar todos os seus agentes cadastrados. Clique no botão “Adicionar novo agente”.

Atela11.jpg

3. O cadastro da Pessoa Jurídica ou Grupo Informal é muito semelhante ao cadastro do agente individual. Só são precisos alguns pequenos cuidados. Não esqueça de escolher, logo acima do nome, a opção “coletivo”.

Atela12.jpg

Veja no item “5. DAS INSCRIÇÕES” do edital, quais informações precisam ser obrigatoriamente preenchidas no seu perfil para validar a sua inscrição. A seguir, apresentaremos como preencher as informações cadastrais do seu perfil. OBSERVAÇÃO: o Grupo Informal não precisa preencher o campo de CPFCNPJ.

tela13.jpg

Algumas observações:

O campo da localização fica logo abaixo e você deve digitar o seu endereço e indicar se outras pessoas podem ver sua localização (opção: pública) ou não (opção: privada).

 localizacao.jpg

O campo com a seleção da área de atuação fica na lateral. As opções aparecem na medida que você escreve. Você pode escolher quantas áreas quiser da lista de opções.

tela08.jpg

Use a seção de “TAGS” para inserir outra área de atuação que não esteja listada ou uma palavra chave sobre o seu perfil.  As tags, assim como a área de atuação,podem ser utilizadas para que outras pessoas possam encontrar o perfil da Instituição ou Grupo. Você também pode inserir quantas tags quiser.

tag.jpg

Também do lado direito, você encontra a seção “SEGUIR” com o ícone das redes sociais Twitter, Facebook e Google +. Clicando em cada uma delas, você pode adicionar o endereço das suas redes sociais ao seu perfil do mapas.

seguir.jpg

4. Clique no botão “Publicar” no canto superior esquerdo.  Note que os campos  não estão mais marcados de amarelo indicando que as informações foram salvas.

Atela14.jpg

5. Leia o item “5. DAS INSCRIÇÕES” do edital e veja quais são os dados profissionais que devem ser incluídos no perfil do seu agente coletivo. Lembre-se que alguns itens são obrigatórios. 

Para adicionar esses documentos, vá para o topo da página e clique no sinal de “+” ao lado da guia “downloads”, que está na lateral direita. Digite o título do documento, depois clique no botão “Escolher arquivo” e selecione, no seu computador, o documento desejado. Por fim, clique em enviar. Agora você verá que o documento aparecerá automaticamente na seção downloads.

tela18b.jpg

Para  inserir um novo documento, basta repetir as instruções descritas acima.

Para adicionar as imagens, desça para a seção galeria e clique no botão “Adicionar imagem”. Em seguida, clique no botão “Escolher arquivo” e selecione, no seu computador, a imagem desejada. Por fim, clique em enviar. Você verá que a imagem aparecerá automaticamente na seção galeria. Para  inserir mais imagens, repita a mesma operação.

tela17.jpg

Para inserir o vídeo desça até a seção vídeos e clique no botão “Adicionar vídeo”. Você pode adicionar o link de um vídeo que está no youtube ou no vímeo. Cole o link do vídeo no campo indicado abaixo, escreva um título e clique em “Enviar”. Feito isso, você verá que o vídeo será adicionado automaticamente na página do seu perfil.

tela16.jpg

Volte para o topo da página e clique no sinal de “+” ao lado da guia “links”, que está na lateral direita. Primeiro cole o endereço do link que você deseja incluir no perfil, depois digite o título que aparecerá e, por fim, clique no botão “Enviar”. Agora você verá que o link aparecerá automaticamente na seção links.

adicionar link.jpg

6. Para finalizar, clique no botão “Salvar” no canto superior esquerdo.  

Atela14b.jpg

Se tiver algum problema, aparecerá o sinal “ ” ao lado do campo que precisa ser corrigido.

Passo 3: Fazer sua inscrição no Edital (voltar para o índice)

1. Cada um dos editais possui uma página específica no Mapa Cultural do Ceará para fazer a inscrição. Você pode encontrar o link para o edital do seu interesse no http://editais.cultura.ce.gov.br/.

2. Como exemplo, vamos fazer uma inscrição para o Edital Escolas da Cultura, no qual o proponente deveria ser uma Pessoa Jurídica. As inscrições dos outros editais seguem o mesmo padrão. Primeiro, clique no botão “inscrição online”.

inscricoes online.jpg

3. Aparecerá um campo para você digitar o nome do agente responsável pela inscrição. Aqui você terá que digitar o nome do seu agente individual (Pessoa Física). Se tudo ocorreu bem com o seu cadastro, assim que você digitar, aparecerá o seu perfil.  Então selecione o seu agente e depois clique no botão “Fazer inscrição”.

inscricao inicial.jpg

4. Em seguida, você já vai receber seu NÚMERO DE INSCRIÇÃO.  Será a partir dele que você acompanhará o andamento de sua inscrição.

numero inscricao 1.jpg

5. Depois escolha uma das categorias da  sua inscrição.

categoria.jpg

6. No exemplo do Edital Escolas da Cultura era preciso indicar o agente coletivo (Pessoa Jurídica Proponente), mas se o proponente da sua inscrição é Pessoa Física, não precisa preencher este campo.

Para indicar a Pessoa Jurídica Proponente, clique no botão “adicionar” no campo “Instituição responsável”. Lembra daquele cadastro de grupo que você fez? É aqui que ela vai entrar! Comece a escrever o nome e ele já deve aparecer na lista. No nosso exemplo,  a Ana Larissa optou por inscrever o Grupo Yawari como Pessoa Jurídica.

instituição responsável.jpg

Preencher os campos de informação e subir os arquivos anexos (voltar para o índice)

1. O que falta agora é preencher o questionário. As perguntas que são obrigatórias, possuem um “*” no título. Existem alguns tipos de pergunta:

p texto.jpg

Se precisar modificar a resposta, é só clicar em cima da pergunta, fazer a edição e depois clicar no botão “ok”.

p site.jpg

p lista.jpg

p data.jpg

p anexo.jpg

 

Após enviar o arquivo, você verá que ele foi anexado a sua proposta, como na imagem abaixo. Para se certificar que você subiu o arquivo corretamente, basta clicar no link com o nome do arquivo anexado.  Se precisar substituir o arquivo, clique no botão “Editar”.

Aliás, se aparecer a mensagem:

Provavelmente você está tentando subir um arquivo grande demais. Nesse caso, nossa sugestão é tentar diminuir o tamanho do arquivo ou então subi-lo em algum serviço de  hospedagem (como o “dropbox”, “google drive”, “yousendit”, “thunderbird” etc.) e colar o link em um arquivo Word, subindo este como um anexo.

 

Concluindo a inscrição (voltar para o índice)

Você pode parar a sua inscrição a qualquer momento e continuá-la depois.  Se você, por exemplo, não está seguro se tem os arquivos corretos, quer ler novamente o edital ou tiver qualquer outro inconveniente, você pode retomar a sua inscrição de onde parou clicando em seu perfil e, depois, em “minhas inscrições”.

Atela10_minhas inscricoes.jpg

Lá estará a sua inscrição que foi iniciada na aba rascunho. Bastando clicar na inscrição para retomá-la.

rascunho.jpg

1. Após verificar as informações da sua inscrição e ver que tudo está correto, clique em “enviar inscrição”. Atenção: essa ação é definitiva, então certifique-se que todos os documentos e dados estão em ordem.

Passo a Passo-10.jpg

 

2. Pronto, sua inscrição foi concluída. Perceba que você será direcionado para uma página com todos os dados do proponente e do questionário preenchido.

numero inscricao 2.jpg

 

3. Todas as inscrições que você fizer no mapas ficam registradas na lista de “minhas inscrições”. Para ter acesso, basta clicar na foto do perfil, lá no canto superior à direita, e depois em “minhas inscrições”.

Atela10_minhas inscricoes.jpg

4. Desta vez, sua inscrição estará na aba “Enviadas” e não mais em “Rascunhos”:

enviadas.jpg

Tirar dúvidas (voltar para o índice)

Existem três formas principais para tirar dúvidas sobre os editais:

  1. Através das oficinas online e presenciais com transmissão pela internet. O calendário dessas oficinas é divulgado no http://editais.cultura.ce.gov.br.
  2. Cada edital possui um e-mail e um telefone para  tirar  dúvidas, que é informado no tanto no edital quanto no site http://editais.cultura.ce.gov.br.
  3. No site dos editais também existe uma seção de ajuda com um vídeo de como preencher a planilha do Plano de Trabalho, um Guia de Perguntas e Respostas com os pontos que mais frequentemente são tema de dúvidas apresentadas à Secretaria pelos proponentes de projetos e documentos de referência para auxiliar na criação, execução e prestação de contas dos projetos.

Para facilitar o seu atendimento, informe o seu número de inscrição.