Regras para participação na Feira Chico Ciência

  1. TEMA

O tema geral da feira será “O rio São Francisco e suas margens”, por proporcionar uma vasta gama de abordagens científicas e fazer parte do cotidiano da região. Os projetos podem abordar quaisquer aspectos do rio, sua fauna, flora, cultura ou história, desde que se pautem em conceitos de sustentabilidade.

Trabalhos colaborativos e transversais que visem desenvolver produtos e projetos que sanem questões e desafios relacionados ao rio São Francisco de maneira sustentável, incentivando o uso das ciências nas resoluções de problemáticas regionais, são especialmente incentivados.

  1. QUEM PODE PARTICIPAR

Todos os estudantes devidamente matriculados em instituição de ensino estadual, federal ou privada, que estejam entre o 5º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio*. Equipes mistas entre os anos podem ser formadas, desde que sejam da mesma escola.

As equipes devem contar com um ou, no máximo, dois professores-orientadores e impreterivelmente três (3) aluno(a)s participantes.

*Alunos do terceiro ano do ensino médio não poderão receber as bolsas, por já estarem formados no ano seguinte. Porém, podem participar.

  1. CATEGORIAS

São três categorias disponíveis para inscrição de projetos: Chico Sciences, Chiquemáticas e Chico Inova. Na tabela 1 abaixo estão descritas as condições para participação em cada uma das categorias.

Tabela 1. Categorias da Feira Chico Ciência

Categorias

Chico Sciences

Chiquemáticas

Chico Inova

Descrição

Trabalhos de qualquer cunho científico, sejam eles das ciências exatas, físicas, biológicas, químicas, sociais, etc. ou interdisciplinares, que abordem aspectos do rio, sua vegetação, cultura ou história.

* Equipes mistas são incentivadas nessa categoria.

Categoria na qual a equipe deve ser formada apenas por mulheres e o projeto deve ser obrigatoriamente da área das ciências exatas.

* O professor-orientador pode ser de qualquer gênero, mas é incentivada uma equipe composta apenas por mulheres.

Categoria em que devem ser inscritos projetos de cunho inovador, que tragam novas ideias, produtos ou serviços, que inovem no conceito ou na abordagem.

* Equipes mistas também são incentivadas nessa categoria.

  1. PREMIAÇÕES

Os estudantes que compõem as cinco equipes vencedoras receberão bolsas de iniciação científica júnior (ICJ) para o aprimoramento de seus projetos junto a professores pesquisadores nas respectivas áreas vencedoras dentro da IES.

        Os componentes das cinco primeiras equipes colocadas na categoria Chico Sciences, bem como os integrantes das três primeiras equipes colocadas nas categorias Chiquemáticas e Chico Inova receberão medalhas. Todos os participantes de todas as categorias receberão certificados de participação na Feira.

A premiação para os primeiros colocados também inclui o financiamento de até R$ 1.500,00 em material de consumo para a execução do projeto apresentado na feira, de forma que o mesmo possa ser aperfeiçoado, feito em maior escala, ou mesmo implementado, dependendo de cada caso. Serão premiadas as três primeiras equipes na categoria Chico Sciences, a primeira equipe colocada na categoria Chiquemáticas e a primeira equipe colocada na categoria Chico Inova, totalizando cinco equipes premiadas.

  1. Bolsas ICJ

A Bolsa de Iniciação Científica Júnior – ICJ tem por finalidade despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas.

Os alunos premiados com bolsas de ICJ serão orientados por pesquisadores da Univasf de diversas áreas da ciência, para que possam ter contato com os temas e pesquisas desenvolvidas dentro da Universidade Federal do Vale do São Francisco ao longo de 4 meses. A ideia é que os estudantes contemplados possam, além de conhecer melhor a área na qual desenvolveram seus projetos, ter contato com as demais áreas da ciência e ter a experiência de como as pesquisas nas diversas áreas são desenvolvidas na IES em questão. Estes alunos deverão comprovar todos os itens constantes na RN 017/2006 para receber a bolsa e deverão encaminhar relatório final das atividades executadas e conhecimentos adquiridos advindos dos projetos em que foram inseridos, atestados pelos professores da IES.

Para recebê-la, é necessário que o estudante se enquadre na Norma CNPq – RN017/2006. Os critérios seguem abaixo:

-Estar regularmente matriculado no ensino fundamental, médio ou profissional no período de vigência da Bolsa em instituição de ensino pública;

-Possuir frequência acima de 80% comprovada pela instituição de ensino;

-Não ter vínculo no Mercado de Trabalho;

-Apresentar histórico escolar e comprovante de frequência;

Para implementação da bolsa, deverá ser providenciada a seguinte documentação:

a) contrato assinado pela entidade parceira, pelo pesquisador orientador, pelo estudante indicado, por pelo menos um dos genitores ou pelo responsável legal (em caso de estudante menor de 18 anos), e pelo representante da instituição/local de realização da atividade;

b) histórico escolar do último ano;

c) comprovante de freqüência do ano letivo corrente;

d) cópia do CPF;

e) número de agência e conta-corrente do estudante no Banco do Brasil;

f) currículo do estudante cadastrado na Plataforma Lattes.

Clique aqui para ler integralmente a  RN017/2006

O valor da bolsa é de R$ 300,00 mensais.

  1. CAPACITAÇÃO

A capacitação será feita pela equipe do EACC, bem como por professores colaboradores. Nela será explicado o que se espera dos projetos em cada categoria, estratégias para o envolvimento de alunos, metodologia científica, análises, execução, etc. O curso ocorrerá de forma presencial e será também gravado e disponibilizado online para professores que não puderem comparecer. Será responsabilidade dos professores repassar o conteúdo apresentado para os alunos participantes de suas equipes, que também poderão ter acesso à gravação nos meios virtuais.

O curso de capacitação tem data prevista para o dia 07 de junho. Será realizado no auditório do Espaço Plural, em Juazeiro/BA, será disponibilizado de maneira híbrida, e o link será disponibilizado por e-mail após confirmação da inscrição pelo link https://forms.gle/8uafEzJYJwnbFtKW6

Professores-orientadores devem incentivar os alunos a formarem equipes mistas para as categorias 1 e 3, e a incentivar meninas a se unirem para executar projetos nas áreas das exatas.

 A Capacitação não é obrigatória para a inscrição de projeto na feira, mas sua realização é recomendada para dirimir dúvidas.

  1. ELABORAÇÃO DAS PROPOSTAS

Com o término da fase de capacitação, os alunos e professores participantes terão 5 meses para apresentar as propostas de projetos. Cada equipe deverá ser composta de 1 a 2 professores-orientadores e de 3 estudantes. Todos os projetos devem conter:

3.1. Categoria de inscrição

3.2. Área da ciência abordada

3.3. Tema específico abordado

3.4. Introdução

3.5. Proposta (objetivo, metodologia, planejamento de execução e resultados esperados)

3.6. Justificativa

3.7. Produto final esperado

O modelo de proposta deve ser padronizado e consta aqui. Nos colocaremos à disposição para sanar dúvidas durante o processo de construção da proposta, sem, no entanto, sugerir/interferir nos assuntos e abordagens propostos.

  1. INSCRIÇÕES

As inscrições de projetos para participação na feira serão feitas exclusivamente via google forms, no endereço https://docs.google.com/forms/d/1m-8A7EFziCwDJmC3ID7jHf9iDBPM1YDG3RYrBgBbKjg/viewform?edit_requested=true, das 06h do dia 08 de junho até às 23h e 59min do dia 20 de setembro.

  1. FEIRA CHICO CIÊNCIA

        A Feira Chico Ciência, na qual serão apresentados os projetos e protótipos do produto final, teorizado ou rudimentar, será realizada no SESC-Petrolina, nos dias 18 a 20 de outubro de 2023, na quadra de esportes.  Os horários serão das 09h às 12h e das 14h às 17h.

        Durante o período da feira, professores e alunos de pós-graduação da Univasf percorrerão os estandes avaliando as apresentações de acordo com os projetos propostos. Cada grupo de avaliadores será responsável por apenas uma das categorias, sendo no mínimo três avaliadores por categoria. Os critérios para a avaliação dos projetos apresentados serão os seguintes:

Critério

Objetivo

Pontuação

Adequação do projeto à categoria escolhida

-

Este quesito é classificatório. Se o projeto se enquadra na categoria, está automaticamente classificado para avaliação. Se não se enquadrar, estará automaticamente desclassificado e poderá ser resubmetido.

Justificativa da problemática

0 - 10

Avaliar se a justificativa apresentada é satisfatória para explicar o projeto proposto.

Metodologia

0 - 10

Avaliar se a metodologia proposta é adequada ao projeto pretendido.

Exequibilidade

0 - 10

Avaliar se o projeto é exequível em termos de tempo, custo, logística, etc.

Mérito científico

0 - 10

Avaliar a relevância do projeto dentro de sua área e o embasamento científico utilizado.

Equipes

5 - 10

Neste quesito, nas categorias Chico Sciences e Chico Inova, equipes mistas ganham 10 pontos automaticamente, enquanto equipes formadas por apenas um gênero ganham 5. Na categoria Chiquemáticas, as equipes já devem ser compostas apenas por alunas, porém se a(s) professora(s)-orientadora(s) forem também mulheres, a equipe ganha 10 pontos automaticamente; se o(s) professor(es)-orientador(es) forem homens, a equipe ganha 5 ponto.

Adequação do produto ao projeto

0 - 10

Avaliar se o produto apresentado é fiel ao que foi proposto e descrito no projeto.

Criatividade

0 - 10

Avaliar se a equipe inovou na elaboração e execução do projeto e a criatividade na apresentação do produto.

Clareza   e Objetividade na        exposição do projeto

0 - 10

Avaliar se a equipe explica de forma clara, coesa e objetiva o projeto para o público.

Profundidade da pesquisa

0 - 10

Avaliar o quanto do assunto abordado está presente no projeto.

Relevância Social

0 - 10

Avaliar o quão benéfico o projeto é para a sociedade se implementado em grande escala.

As notas para cada item serão somadas e divididas pelo número total de professores avaliadores da categoria e configurarão a nota final, que pode variar de 5 a 100, sendo os projetos que atingirem a maior nota dentro de sua categoria considerados os vencedores.

  1. CARTILHA

Uma cartilha com o passo a passo da elaboração e conceitos científicos abrangidos em 50 projetos dentre as categorias propostas, selecionados de acordo com sua nota final, será produzida após a Feira. Alunos e professores-orientadores dos projetos escolhidos elaborarão o conteúdo, que será editado e divulgado pelo EACC, tanto de forma virtual, como por meio de exemplares impressos.

  1. CRONOGRAMA PREVISTO

Atividades/mês

mai/23

jun/23

jul/23

ago/23

set/23

out/23

Nov/23

Jan/Fev/24

Fev/Mar/

Abr/Mai/24

Jun/24

Curso / capacitação

07/06/22

Inscrição de projetos

x

x

x

Até 20/09/2023

Desenvolvimento dos projetos

x

x

x

x

x

x

Feira Chico Ciência

18 a 20 de outubro

Avaliação

x

Implementação das bolsas ICJ aos 1os colocados

x

Desenvolvimento dos projetos vencedores

x

Apresentação

x

Produção da Cartilha

x