Tutorial - SIGAA Stricto Sensu

Portal do Docente e Turma Virtual

Universidade Federal de Goiás

Pró-Reitoria de Pós-Graduação

CERCOMP - Centro de Recursos Computacionais

Versão: 1.2

Data da última atualização: 28/05/2018

1. Acesso

O acesso ao sistema será realizado via Portal UFGnet (https://ufgnet.ufg.br/ ), com o usuário único da UFG e senha previamente cadastrada. Para acessar, utilize o menu “Acadêmico”, “Ensino”, “Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA”.

Ao entrar na página principal do sistema, se necessário selecione o vínculo desejado, e então acesse o módulo “Portal do Docente”.

Portal do docente.png

Se o discente tiver mais de um vínculo, é possível alternar entres os vínculos usando o link “Alterar vínculo” que fica na área superior do sistema.

Se for um docente externo, para ter acesso ao SIGAA é necessário:

  1. Solicitar cadastro na PRODIRH, preenchendo um formulário existente no site https://www.prodirh.ufg.br/, no menu “Publicações”, “Ficha de cadastro de colaboradores UFG”. Este formulário deve ser preenchido, assinado pelo chefe imediato e enviado à PRODIRH. Se isso já foi feito, pule esta etapa.
  2. Depois que a PRODIRH realizar o cadastro, o colaborador deve se cadastrar no Portal UFGNet e criar seu “login único”.
  3. Depois da criação do login único, o colaborador deve realizar o seu cadastro nos sistemas SIG através da URL:

http://sigadmin.sistemas.ufg.br/admin/public/ldap/form_ldap_auto_cadastro.jsf?origem=7&tipo=terceirizado . As informações solicitadas no cadastro podem ser encontradas no Portal UFGnet.

2. Funcionalidades

Este tutorial irá descrever funcionalidades relacionadas somente ao módulo Stricto Sensu.

2.1. Página principal

Na página principal é possível visualizar:

        É possível ainda acessar:

Turma Virtual

A turma virtual é um ambiente onde é possível a interação entre docente e alunos de uma turma. É possível colaborar com fórum e chats, visualizar e/ou cadastrar plano de ensino, participantes, notas, avaliações, notícias, materiais, atividades, etc. O docente irá escolher quais recursos da turma virtual deseja utilizar.

No menu “Alunos -> Lançar notas”, é possível informar os conceitos. As faltas podem ser informadas nesta tela se a disciplina foi cadastrada sem horário informado. Se foi cadastrada com horário, as faltas devem ser lançadas em alguma das opções específicas de frequência.

O sistema considera que 1 hora equivale a 1 falta. Então, por exemplo, se uma disciplina tem 64 horas, lançar 4 faltas significa que o discente faltou 4 horas, ou ainda, tem 94% de presença . O sistema considera como aprovado o aluno com ao menos 85% de presença, parâmetro definido na Resolução 1403.

A consolidação da turma significa que todas os conceitos e faltas foram informados. Após consolidar uma turma, somente a Coordenação do Programa de Pós-graduação (PPG) poderá alterar um conceito ou quantidade de faltas. Antes de consolidar, a turma tem a situação “Aberta”. Esta situação é mudada com a consolidação.

Além disso, é importante saber que cada PPG tem um calendário acadêmico onde é definido o período de consolidação de turmas, e após o encerramento deste período, o docente não tem mais acesso para consolidar turmas daquele período letivo. Se a funcionalidade ficar indisponível, o docente deve entrar em contato com a Coordenação do PPG para verificar o calendário.

Outra informação importante é que o sistema calcula o número de créditos para o discente com base na estrutura curricular que ele está vinculado. Isso foi uma adaptação necessária no sistema decorrente da Resolução 1403.

Turma virtual - docente.png

Turma virtual - notas e faltas.png

É possível lançar os conceitos e faltas gradualmente e usar o botão “Salvar”. O botão “Finalizar (Consolidar)” só deve ser usado quando o docente desejar fechar a turma e já tiver lançado os conceitos e faltas para todos os alunos.


Enquanto o prazo de consolidação estiver vigente no Calendário acadêmico do PPG, é possível ‘Reabrir turma’ após a consolidação ter sido realizada, e fazer correções nos conceitos ou frequências lançados. Depois que o prazo tiver acabado, somente a Coordenação ou secretaria do PPG poderá fazer correções.

2.2. Menu: Ensino

2.2.1. Orientações Pós-Graduação

        Nesta opção é possível visualizar todos os orientandos do docente. É possível gerar o histórico deles e solicitar o cadastro de banca de qualificação e banca de defesa.

        Nesta opção e possível solicitar o cadastro de uma banca de qualificação ou de defesa para o discente. Esta banca será aprovada pela Coordenação do PPG. Para fazer este cadastro, é necessário que o discente esteja, respectivamente, matriculado em uma atividade de qualificação e uma atividade de defesa.

        É possível também listar as bancas que já foram solicitadas.

        Quem faz as matrículas dos discentes nestas atividades é a Coordenação do PPG.

Neste menu é possível acompanhar a situação de todas as solicitações de cadastro de banca e respectivo parecer da Coordenação do PPG, se houver.

2.2.2. Turmas

        Esta é a mesma funcionalidade que a “Lançar notas” existente na Turma Virtual. O sistema solicita que uma turma seja selecionada e abre a lista de todos os discentes matriculados nesta turma, com possibilidade de lançar notas, total de faltas, salvar e finalizar a turma.

        Esta funcionalidade, também existente na Turma Virtual, permite que para uma turma sejam cadastrados: metodologia de ensino e avaliação, cronograma de aulas, datas das avaliações e referências. Os campos marcados com asterisco são de preenchimento obrigatório. É preciso que a turma tenha sido configurada com horário para que seja possível o preenchimento.

        Esta funcionalidade lista todas as turmas vinculadas ao discente no período letivo ativo e respectiva tabela de horários, caso tenham sido cadastrados.

        Nesta opção é possível buscar por todas as turmas existentes na UFG, para todos os níveis.

2.2.3. Consultas

Para todas as consultas, selecione o campo que deseja utilizar para pesquisar. Podem ser selecionados vários campos ao mesmo tempo. Em campos texto, para trazer todas as ocorrências, é possível preencher o campo com “%%” (dois símbolos de porcentagem), ou ainda, utilizar algum nome antes, depois ou entre os símbolos para otimizar a busca.

        Nesta opção é possível visualizar orientações de atividades dadas pelo discente.

        Nesta opção é possível buscar por todas as turmas existentes na UFG, para todos os níveis.

Nesta opção é possível buscar por todas os cursos existentes na UFG, para todos os níveis.

Nesta opção é possível buscar por todos os componente curriculares cadastrados na UFG, para todos os níveis.

Nesta opção é possível buscar por todas as estruturas curriculares existentes na UFG, para todos os níveis.

Nesta opção é possível buscar por todas as unidades acadêmicas da UFG.

Nesta opção é possível buscar por todas as qualificações e defesas.

Nesta opção é possível consultar os calendários acadêmicos existentes na UFG.

2.2.4. Fórum de cursos

        Através desta opção é possível acessar o fórum de cada curso com o qual o docente tem vínculo. Este fórum é acessado também pela Coordenação de cada curso e todos os discentes e docentes.

2.2.5. Declaração de disciplinas ministradas

O sistema emite um relatório com todas as disciplinas já lecionadas pelo docente na instituição, classificadas por período letivo, com código de verificação e possibilidade de verificação da autenticidade do documento em https://sigaa.sistemas.ufg.br/sigaa/documentos.

2.3. Menu: Ambientes Virtuais

2.3.1. Turmas virtuais

Esta opção lista todas as turmas virtuais que o docente tem vínculo e encontram-se com situação “Aberta”. Através desta lista é possível acessar a turma virtual e gerenciar o plano de curso.

Nesta opção é possível acessar todas as turmas virtuais das turmas já ministradas pelo docente.

Nesta opção é possível publicar uma turma virtual no Portal Público dos cursos abertos, onde qualquer pessoa poderá visualizar somente os tópicos de aulas e materiais relacionados.

2.3.2. Comunidades virtuais

        Nesta opção é possível buscar por comunidades virtuais cadastradas na instituição.

        Nesta opção é possível criar uma nova comunidade virtual.        

Nesta opção é possível visualizar as comunidades virtuais que o docente está associado.

3. Relato de erros e esclarecimento de dúvidas em relação ao sistema

Devido ao processo de migração de dados do SISPG para o SIGAA, e também devido ao número elevado de customizações realizadas no SIGAA Stricto Sensu, é natural que o módulo Stricto Sensu possa apresentar alguma instabilidade, dificuldade de acesso e/ou erros iniciais. Se for encontrado algum erro, seja no sistema ou em algum dado, por favor relate para o CERCOMP criando um chamado no GLPI.

Acesse o Portal UFGnet, menu GLPI, “Ir para o GLPI (Solicitações de TI)”.

GLPI.png

Selecione a opção: “Cria um chamado”.

Preencha da forma orientada a seguir:

Exemplo: “SIGAA Stricto Sensu - Erro de comportamento inesperado”.

Solicite “Enviar mensagem” e aguarde a resolução do chamado. Assim que possível, a equipe do CERCOMP irá responder com a correção do problema ou o esclarecimento da dúvida.

GLPI chamado.png