Política Financeira da Bancada Ativista

2018

A Bancada Ativista é uma confluência  de cidadãs e cidadãos que se uniram para incidir de forma ativa nos processos políticos e eleitorais da cidade e estado de São Paulo, principalmente no campo legislativo.

Seus trabalhos são guiados pela ética e transparência, com respeito à legislação brasileira e, especialmente, às regras eleitorais. Formada por um grupo de pessoas de diferentes ativismos, de forma horizontal, sem organização formal e estatutária, a Bancada Ativista é a reunião espontânea e eventual de pessoas físicas para debater e exercer a atividade política em um cenário de crise institucional e deterioração das organizações políticas tradicionais.

Nesse contexto, a Bancada Ativista - enquanto movimento autônomo e não organizado - com base em seus princípios e práticas públicos em forma e conteúdo de atuação, apresenta a sua política financeira, de modo a deixar evidente como capta, gere e publiciza a sua movimentação financeira.

Sobre os recursos:

A Bancada Ativista movimenta recursos ligados estritamente às necessidades de suas atividades e ações realizadas pelo movimento: encontros de planejamento dos seus membros, debates temáticos sobre políticas públicas, atividades gratuitas de formação e/ou informação sobre o movimento para o público interessado e auxílio solidário a integrantes do movimento que o solicitam. Não há qualquer tipo de financiamento eleitoral, direto ou indireto, a partidos ou candidatos por meio dos recursos utilizados pela Bancada Ativista.  

Há o desejo de remuneração pontual e solidária a serviços executados para a Bancada Ativista que ainda não são realizados por falta de recursos excedentes para tal fim.  

Sobre a Entrada de Recursos: 

Os recursos movimentados pela Bancada Ativista são integralmente obtidos através da doação financeira dos membros do movimento que suprem as necessidades visualizadas através da aquisição direta dos insumos e serviços. Todas as movimentações financeiras são publicizadas na planilha financeira abaixo apresentada.

A Bancada Ativista aceita a doações de recursos oriundos de entusiastas e apoiadores do movimento, que podem ser realizadas através da aquisição direta de insumos ou serviços, ou através do repasse do valor da doação para um dos membros.

São aceitas doações de qualquer valor, desde que não sejam maiores que R$10.000,00 (dez mil reais) ao ano. Não são aceitas doações anônimas. Não são aceitas doações de pessoas jurídicas.

Sobre a Transparência:

Todas as movimentações financeiras são registradas na planilha de transparência da Bancada Ativista, abaixo apresentada.

Sobre a Gestão Financeira:

A política de transparência e controle da movimentação financeira é realizada pelo GT Bancando a Bancada, responsável pela área jurídico-financeira da confluência, e que parte do princípio da confiança e da auto declaração para as informações organizadas e apresentadas na Planilha de Transparência da Bancada Ativista.

PLANILHA DE TRANSPARÊNCIA DA BANCADA ATIVISTA

Esperamos a partir dessa Política Financeira da Bancada Ativista expor não só a forma como obtemos recursos, mas como os mesmos são geridos e para qual finalidade, a título de fazer política da forma que acreditamos, ancorada na transparência e confiança. Se quiser ser participar de alguma forma, mande um email para bancadaativista@gmail.com.