Ajuda do Formulário para preenchimento da Insfraestrutura das Unidades e Polos Ead no Censo do Ensino Superior
Condições de Acessibilidade
Banheiros adaptados Banheiros com leiautes adaptados (lavatórios, espelhos, barras de apoio, vasos, papeleiras, mictórios e área de transferência) para atender a quem utiliza cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos, próteses e também a quem precisa de apoio, como idosos e crianças. O espaço livre no banheiro deve ser suficiente para manobrar a cadeira de rodas. Devem ser facilmente acessados, ficando próximos das circulações principais e sinalizados.
Bebedouros e lavabos adaptados Bebedouro e lavabos com leiautes adaptados (bica e torneira) para atender a quem utiliza cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos, próteses e também a quem precisa de apoio, como idosos e crianças.
Entrada/Saída com dimensionamento Entrada/saída dimensionadas que atendam as necessidades das pessoas com diversidade de deficiências, e que não apresentem dificuldades para as pessoas não portadoras de deficiências, de forma a garantir a acessibilidade aos espaços arquitetônicos, apresentando percursos livres de obstáculos.
Equipamento eletromecânico (elevadores, esteiras rolantes, entre outros) Equipamentos eletromecânicos, que podem ser elevadores, esteiras rolantes e plataformas elevatórias, projetados para garantir acessibilidade a todas as pessoas, principalmente em casos em que há impossibilidade da existência de rampa, ou em edificações com vários pavimentos.
Espaço para atendimento adaptado Espaço arquitetônico adaptado para atender usuários de cadeira de rodas, pessoas com mobilidade reduzida e/ou de baixa estatura. Os elementos de mobiliário deste local devem ser acessíveis, garantindo-se as áreas de aproximação e manobra e as faixas de alcance manual, visual e auditivo. Os pisos devem ter superfície regular, firme, estável e antiderrapante sob qualquer condição, que não provoque trepidação em dispositivos com rodas.
Mobiliário adaptado Mobiliários com leiautes adaptados (bebedouros, telefones, mesas ou superfícies para refeições ou trabalho, balcões, entre outros) para atender a quem utiliza cadeira de rodas, aparelhos ortopédicos, próteses e também a quem precisa de apoio, como idosos e crianças.
Rampa de acesso com corrimão Rampa de acesso que favorece a acessibilidade com segurança e autonomia, total ou assistida, das edificações, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida. Rampa com inclinação, largura, corrimão e rodapés adequados, bem como piso antiderrapante.
Sinalização tátil É qualquer tipo de sinalização que envolva o tato como meio de assimilar a mensagem. Pode ser realizado através de caracteres em relevo, pelo sistema Braille. Ou piso tátil localizados em áreas de circulação e em espaços amplos, indicando o caminho a ser percorrido, sobretudo pelo deficiente visual, indicando mudança de direção e alternativas de trajeto, rebaixamentos de calçadas, portas de elevadores e outras entradas e saídas, faixas de travessia, pontos de ônibus, etc.
Sinalização visual É aquela realizada através de textos ou figuras. As informações visuais seguem as premissas de textura, dimensionamento e contraste de cor dos textos para que sejam perceptíveis por pessoas de baixa visão. Está presente em pisos, corrimões, acessos às escadas, portas de banheiros, interior dos elevadores.
Sinalização sonora Aquela realizada através de recursos auditivos, que o portador de necessidade especial recebe como forma de alerta.
Ambientes desobstruídos que facilitem a movimentação de cadeirantes e pessoas com deficiência visual Ambientes que favoreçam a funcionalidade da pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida, favorecendo a autonomia pessoal, total ou assistida.
Infraestrutura Local de Oferta Presencial
Instalações da Unidade: Itens de infraestrutura do local de oferta presencial.
Auditório/Teatro Recinto no local de oferta presencial da IES que viabilize a reunião de pessoas para ouvirem um discurso, assistirem a uma sessão, uma palestra, ou possibilite representar obras dramáticas, ou se apresentam espetáculos.
Bicicletário É local reservado na IES para o estacionamento de bicicletas. Estacionamento para aluno - área com vagas de estacionamento exclusivas para discentes da IES.
Cantina/Lanchonete Estabelecimento na IES que vende bebidas e alimentos.
Campo para práticas esportivas Área aberta, não cimentada destinada a prática de atividades físicas.
Cinema Qualquer sala onde ocorrem projeções de filmes cinematográficos.
Estacionamento para aluno Área com vagas de estacionamento para discentes da IES.
Estacionamento para docente/técnico-administrativo Área com vagas de estacionamento exclusivas para os docentes e/ou funcionários técnico-administrativos da IES.
Moradia estudantil Local de moradia oferecido pela IES destinado aos alunos com dificuldades em manter residência/moradia com recursos próprios.
Piscina olímpica/semi-olímpica Tipo de piscina adequada para a prática de desportos olímpicos. Para ser uma piscina olímpica conforme a Federação Internacional de Natação deve ter 50 metros de cumprimento por 25 metros de largura, enquanto que a semi-olímpica 25 metros de cumprimento por 17 de largura.
Pista de atletismo Local adequado onde ocorre atividades de Atletismo.
Posto de atendimento para primeiros socorros Posto de atendimento médico para docentes, dicentes e funcionários técnico-administrativos.
Quadra poliesportiva Área de terreno demarcada e preparada para a realização de determinadas práticas esportivas, como por exemplo, jogos de basquete, tênis, vôlei, futsal entre outros.
Quadra coberta/ginásio Recinto ou área utilizada para o treinamento de alguma prática desportiva em que toda sua superfície é coberta.
Rede sem fio para comunidade acadêmica Internet wireless (sem fio) disponível para docentes, discentes e funcionários técnico-administrativos.
Restaurante universitário Restaurante que tem por finalidade o preparo e distribuição de refeições ao corpo discente, docente e técnico administrativo da IES com valores subsidiados.
Serviços Disponibiliza serviços à comunidade acadêmica, tais como: segurança, transporte interno, reprografia, fax, livraria, bancos, correios, lotérica, posto de atendimento médico.
Vestiário Local destinado a tomar banho e/ou trocar de roupa que possa ser utilizado por docentes, discentes e funcionários técnico-administrativos.
Infraestrutura Pólo EAD
Conexão à internet banda larga Banda larga é a conexão de internet em alta velocidade.
Equipamento para videoconferência Compreende microfone, monitor/televisão/telão, equipamento com software que conecte diversos pontos na mesma videoconferência, no mesmo encontro.
Microcomputadores Computadores pessoais, laptops e tablets.
Sala de coordenação do pólo Ambiente obrigatório à infraestrutura do Polo EaD, dispondo de espaços com mobiliário correspondente às suas finalidades.
Salas equipadas para o atendimento pelos tutores Espaços acadêmicos com recursos e equipamentos técnicos e didático-pedagógicos que viabilizem vídeo/webconferência.