Este tutorial tem por objetivo orientar o usuário/eleitor sobre como votar utilizando o sistema SIGEleição da UFG.

[1] ACESSAR SIGELEIÇÃO:

[1.1] Para acessar o sistema de votação utilize o seguinte endereço: https://sigaa.sistemas.ufg.br/sigeleicao. O sistema exibirá a tela como é mostrado abaixo:

sigeleicao_01_tela-login.PNG

[1.2] Para entrar no sistema é necessário preencher os campos usuário e a senha (os mesmos utilizados para acesso ao Portal UFGNet).

  1. O campo usuário deve ser preenchido SEM "@ufg.br". Ou seja, se o login único é "fulano@ufg.br", deverá ser digitado apenas "fulano".
  2. Dependendo da configuração do sistema/eleição, pode ser solicitado que o usuário digite a resposta da Pergunta de Segurança Impessoal ou os caracteres que aparecem no quadro com a legenda (recarregar imagem).
  3. Caso os dados de autenticação fornecidos pelo usuário estejam incorretos, o sistema exibirá uma mensagem de erro e exigirá que o usuário aguarde 1 (um) minuto para tentar acessar o sistema novamente. Esse tempo de espera é dobrado a cada tentativa de acesso inválida.

[2] COMO VOTAR:

[2.1] Depois de acessar o sistema, será exibida a tela abaixo com as eleições disponíveis para o dia. Para escolher a eleição para a qual deseja votar, o eleitor deverá clicar no ícone       .

sigeleicao_02_lista-eleicoes.PNG

  1. O usuário só poderá votar no(s) dia(s) e horários definidos para a respectiva eleição.

  1. Somente é permitido ao eleitor acessar a eleição na qual ele esteja associado ao grupo de eleitores.

  1. Cada usuário poderá votar apenas uma vez em cada eleição.

[2.2] Ao escolher a eleição, o sistema exibirá a lista dos CARGOS, com a imagem dos candidatos/chapas, número de votação, nome e descrição. Como mostra a figura abaixo:

sigeleicao_03_lista-candidatos.PNG

  1. Para eleições com muitos cargos e/ou candidatos é importante que o eleitor certifique-se do número de votação do candidato/chapa de sua preferência, pois ele será a única forma de registrar o voto na cabine de votação.

  1. O ícone com o “cadeado” significa que a eleição está sendo auditada e que chave de segurança da eleição está carregada. Desta forma, ninguém, mesmo que tenha acesso ao banco de dados, conseguirá alterar ou remover um voto da eleição, além de garantir o sigilo do voto.

sigeleicao_04_eleicao-auditada.PNG

  1. O eleitor deverá selecionar a opção “Entrar na Cabine” para iniciar a votação. O sistema exibirá a cabine de votação, conforme exibido na imagem abaixo:

[2.3] Na cabine de votação, o eleitor deverá digitar o número do candidato/chapa (número de votação) em que deseja votar e o sistema exibirá as informações do candidato/chapa na cabine de votação, como mostra a figura abaixo:

sigeleicao_06_urna-com-voto.PNG

  1. Em seguida, deverá digitar o número do candidato/chapa e, depois, apertar a tecla (CONFIRMA) para confirmar o voto.
  2. Deverá apertar a tecla (CORRIGE) para corrigir os números digitados incorretamente.
  3. Deverá apertar a tecla (BRANCO) caso deseje votar em branco e, depois, apertar a tecla (CONFIRMAR) para confirmar o voto.
  4. Se for digitado algum número de candidato/chapa INVÁLIDO e o eleitor clicar em CONFIRMAR, o voto será considerado NULO.
  5. Se o eleitor esquecer o número do candidato/chapa em que for votar é só selecionar a opção “Abandonar Cabine de Votação”. Assim, o sistema retornará à tela com a lista dos candidatos/chapas daquela eleição ele poderá retornar à cabine de votação posteriormente para registrar o seu voto.

[2.4] Ao apertar a tecla CONFIRMA, o sistema fará uma Pergunta de Segurança Pessoal para completar a votação, conforme imagem a seguir:

sigeleicao_07_urna-perg-seg.PNG

  1. Dependendo da configuração da eleição, o usuário terá apenas três tentativas para responder à Pergunta de Segurança Pessoal corretamente.
  2. Errando as três tentativas de resposta, o usuário será bloqueado para concluir a votação. Nesse caso, deverá solicitar à Comissão Eleitoral o desbloqueio e, após realizado, se dirigir a uma “Cabine Registrada de Votação, para votar, sem a necessidade de responder às perguntas de segurança pessoal, uma vez que deverá apresentar documento com foto para ter acesso à cabine e realizar o procedimento.

[2.5] Para confirmar o voto, o eleitor deverá acionar o botão “Confirmar Voto”, como mostra a figura acima. Se desejar cancelar o procedimento e voltar para cabine de votação, o eleitor deverá acionar o botão “Cancelar”. Após acionar o botão “Confirmar Voto” será emitido sinal sonoro de confirmação do voto e, posteriormente, exibirá uma tela com o  “Comprovante de Votação”, conforme mostra a figura abaixo:

sigeleicao_08_comp-votacao.PNG

[2.6] Com esse procedimento, o voto é computado no sistema.

  1. Para imprimir o comprovante de votação o eleitor deve selecionar a opção “Imprimir comprovante”.
  2. Para sair do sistema SIGEleição, o eleitor deverá selecionar a opção “Sair do SIGEleição”. Sistema então retornará para a tela inicial de autenticação.