I/O 2017: inovações no Google Play Console

Postado por Vineet Buch, diretor de gerenciamento de produtos de Apps e jogos do Google Play

O Google Play continua crescendo rapidamente em todo o mundo graças a nosso ecossistema de desenvolvedores responsáveis pela criação de experiências envolventes e de alta qualidade em apps. Hoje, existem dois bilhões de dispositivos ativos com Android. Só no último ano, pessoas de 190 países fizeram download de 82 bilhões de apps na Play Store, e o número de desenvolvedores com mais de um milhão de instalações mensais tem aumentado 35% a cada ano. Fizemos grandes investimentos para tornar o processo de compra rápido e fácil, oferecendo faturamento direto em 140 operadoras que atingem 900 milhões de dispositivos a cada mês. Esses e outros esforços contribuíram para que o número de compradores no Google Play aumentasse em quase 30% no último ano.

 

Desde o lançamento do Google Play Console, em 2012, nós seguimos adicionando recursos que ajudam você a fazer muito mais que apenas publicar apps. Pessoas de diversas funções em empresas de apps e jogos de todos os tamanhos estão realizando tarefas como execução de testes Beta, análise de falhas, resposta a resenhas de clientes, avaliação de experimentos A/B nos Detalhes do app, geração de relatórios financeiros e muito mais.

 

Hoje, na Google I/O, nós estamos anunciando recursos novos e ainda melhores para ajudar você a otimizar o desempenho e a qualidade de seu app e a expandir seus negócios no Google Play.

 

play_console_horiz.png

Estatísticas

  • ATUALIZADO A página de estatísticas do app agora fornece acesso mais rápido e flexível a dados importantes de seu negócio. Compare duas métricas diferentes detalhando-as por dimensão. Selecione o período desejado, veja seus dados em detalhes e acesse estatísticas até mesmo por hora.

 

Android vitals

  • NOVO Use o Android vitals para corrigir comportamentos inesperados, aprimorar a experiência e aumentar o número de estrelas na avaliação do seu app. Veja dados anônimos e agregados de usuários que ativaram o compartilhamento de informações e entenda três aspectos cruciais para o desempenho do app: estabilidade (taxas de falhas e ANRs ["o app não está respondendo"]), uso da bateria (wake locks travados e wakeups em excesso) e tempo de renderização (renderização lenta e frames de IU congelados). Saiba mais sobre o Android vitals.

 

PC-app_health-icon.png

  • ATUALIZADO A página ANRs e falhas também foi aprimorada para oferecer uma cobertura de falhas e um volume de dados ainda maiores.

 

Gerenciamento da versão

  • NOVO Use o novo painel da versão para rastrear uma versão assim que ela for lançada. Ao monitorar como a versão está afetando métricas importantes, você consegue verificar se tudo está saindo conforme o planejado ou interromper um lançamento imediatamente se algo estiver fora do lugar.

 

PC-app-release-dashboard-icon.png

  • NOVO Publique seus Instant Apps Android com o mesmo fluxo de gerenciamento de versões que você já conhece do processo de publicação de apps no Google Play. Repita testes com uma faixa de desenvolvimento, receba comentários de trusted testers em uma faixa de pré-lançamento e, quando tudo estiver pronto, libere para a produção. Comece a usar o Instant Apps Android.

 

PC-instant-apps-icon.png

 

  • NOVO O novo catálogo de dispositivos ajuda você a fornecer uma ótima experiência do usuário na maior gama de dispositivos possível. Pesquise e filtre itens em dados de dispositivo avançados nos milhares de dispositivos certificados pelo Google. O catálogo mostra ainda suas instalações, avaliações e receita conquistadas por tipo de dispositivo para ajudar você a tomar as decisões corretas. E agora é possível definir regras de exclusão de dispositivos por indicadores de desempenho, como RAM e System on chip. Com esses controles mais detalhados, você consegue excluir menos dispositivos e oferecer a melhor experiência naqueles que forem compatíveis com seu app. Saiba mais sobre o catálogo de dispositivos.

 

PC-device-management-icon.png

  • NOVO Quando se trata de algo importante como a chave de assinatura do app, não pode haver margem para erros. Com a assinatura do app no Play Console, agora é possível transferir essa chave de modo seguro para o Google a fim de que ele a gerencie para você. Você tem muito a ganhar com a segurança líder no setor oferecida pelo Google e poderá ativar serviços auxiliares futuros como a otimização do app para diferentes tamanhos de APK. Depois da ativação do serviço, a Play Store fornecerá versões do APK otimizadas para a densidade da tela e arquitetura nativa de cada tipo de dispositivo segmentado, poupando o uso de dados e o armazenamento nos dispositivos de seus usuários. Saiba mais sobre a assinatura do app.

 

PC-quill-icon.png

  • ATUALIZADO O relatório de pré-lançamento desenvolvido pelo Firebase Test Lab exibe os resultados do teste de seu app Alfa ou Beta em dispositivos reais no laboratório. Assim, você pode detectar e corrigir problemas antes do lançamento e evitar um impacto negativo sobre sua avaliação. O relatório foi atualizado com mais cobertura ao teste de dispositivos, incluindo aqueles com Android O, e novos controles, como o fornecimento de credenciais para o app ser testado com a proteção de um login.

 

Aquisição de usuários

  • NOVO O relatório de aquisição ajuda a entender de onde estão vindo os visitantes de sua seção Detalhes do app e se eles instalaram e fizeram aquisições no app. O relatório agora inclui dados de instaladores retidos. Isso revela quais canais e regiões contribuem com usuários valiosos que mantêm o app instalado por períodos de até 30 dias e ajuda a otimizar seus esforços de marketing.

 

PC-retention-funnel-icon.png

Relatórios financeiros

  • NOVO Assinaturas são o negócio em maior expansão no Google Play: o número de assinantes ativos dobrou no último ano. Com o painel de assinaturas, você vê o desempenho de suas assinaturas e pode assim tomar as melhores decisões para expandir seus negócios. Entenda e analise o total de assinantes, receitas, retenções e abandonos em várias dimensões.

 

PC_subs_dash_icon.png

Comentários dos usuários

  • ATUALIZADO As resenhas são um canal valioso que pode ser usado para conquistar as pessoas que instalaram seu app diretamente. A opção Análise de resenhas agora possui novos idiomas para você reunir mais insights e aprimorar seu app. A opção Avaliações atualizadas resume como os usuários alteraram as avaliações e resenhas feitas por eles, incluindo o impacto que as respostas postadas por você exerceram sobre essas atualizações. O Histórico de resenhas exibe o histórico de uma conversa entre você e o usuário. Além disso, estamos lançando um recurso de denúncia de resenhas que não estão em conformidade com as políticas de postagem.

 


Assista a apresentação dos novos recursos do Google Play Console ao vivo no I/O 2017

Acompanhe ao vivo a sessão "O que há de novo no Google Play no I/O 2017", que começa às 16h30 (BRT) do dia 18 de maio. A equipe está animadíssima para compartilhar todos os recursos nos quais estamos trabalhando.

 

Também apresentaremos informações mais detalhadas sobre nossos novos recursos e compartilharemos práticas recomendadas para ajudar você a ter muito sucesso no Google Play. Assista todas as sessões do Google Play I/O ao vivo ou no horário de sua preferência no YouTube:

 

  • 1º dia, 17 de maio
  • 2º dia, 18 de maio
  • 3º dia, 19 de maio

 

No segundo dia, não deixe de assistir o Google Play Awards. O evento reconhecerá novamente aqueles desenvolvedores que continuam elevando o nível de qualidade de apps e jogos.

 

 

Esta postagem do blog foi útil?

    

play_logo_16_9.png