CARMEM MUNHOZ

Design de Experiências Pictóricas

Carmem Munhoz nasceu em São Paulo, Brasil, em 1962.

Muito cedo emergiu seu talento para desenho, pintura e para inspirar as outras pessoas a conectar-se através da arte. Estudou desenho e composição no Liceu de Artes e Ofícios e na Escola Panamericana de Arte. Estudou aquarela com os artistas Alex Cerveny e Cecília Tomasi, pintura contemporânea com Marco Gianotti e Moises Patrício e Ilustração com a ilustradora Laura Teixeira.

Licenciada em arte educação pela Faculdade Marcello Tupinambá e pós graduada em Educação, Arte e Cultura pela ECA - USP.

Atua como arte educadora há 17 anos, em comprometimento com o processo de fazer arte como experiência prazerosa de conexão consigo, com o mundo e com o outro. Trabalhou em escolas públicas, particulares, Ongs e oficinas de arte com crianças, adolescentes, adultos de todas as idades e pessoas com necessidades especiais.

O caráter inspiracional de seu trabalho, levou-a a criar em 2013 o projeto “Site Accessibility Lá vem Pintura” para a Casa das Caldeiras em São Paulo, onde cadeirante e andante precisam usar a cadeira de rodas como instrumento de pintura. Neste vídeo o registro do que aconteceu no evento http://www.youtube.com/watch?v=wkqLWdOzqd8

Movida mais uma vez pela intenção de ir longe em busca de conhecimento pela experiência da arte, empreendeu o Ateliê de Experiências Artísticas em 2014, com a proposta de ser um ateliê diferente: acolhedor, acessível e inclusivo, pois entende a arte como uma forma de comunicação e por isso uma necessidade legítima de todo aquele que a deseje. Dele nasceram a Oficina Contínua de Desenho e Aquarela e a Paisagem Interna ambos processos para vivenciar desenho e pintura de forma libertadora, como ferramentas de observação e transmutação consciente dos próprios limites auto impostos, não importando o quanto cada um sabe desenhar e pintar.

Página