ARTICULAÇÃO BRASILEIRA DE LÉSBICAS - ABL

             

 Fundada em 14 de maio de 2004

EDITAL DE SELEÇÃO REGIÃO NORTE

 MANAUS/AM

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS LÉSBICAS DA ABL

 

INTRODUÇÃO

A Articulação Brasileira de Lésbicas – ABL e o Fundo Positivo (Saúde – HIV – Diversidade), torna público, para conhecimento de lésbicas e mulheres bissexuais interessadas, no presente edital que regulamenta o Processo Seletivo Simplificado para o Curso de Formação de Lideranças Lésbicas da ABL, parte da execução do Projeto IJA WA – Nossa Luta, na Região Norte, no qual será executado presencialmente na cidade de Manaus/Am.

O curso encontra-se no campo da pesquisa sobre violência, discriminação e gênero, identificando como um dos principais problemas enfrentados pela população de mulheres lésbicas, sendo a lesbofobia um dos principais vetores de diversas outras violações de direitos. Agressões, ameaças, estupros corretivos e todos os tipos de violações, fazem com que as lésbicas façam parte dos números sobre evasão educacional, desemprego, racismo, violência intrafamiliar, dentre outras formas de violência.

                                                                                                                                            1

OBJETIVOS

O Curso foi pensado como estratégia para intensificar a agenda política voltada para  inserção de lésbicas e mulheres bissexuais nos espaços de incidência política, assim como em ações  de garantia de direitos humanos, enfrentamento à lesbofobia, machismo e racismo.

O  Curso de Formação de Lideranças Lésbicas da ABL tem como estratégia intensificar  a agenda política voltada para inserção destas mulheres nos espaços de incidência política, assim  como em ações de garantia de direitos e enfrentamento à lesbofobia em todas as instâncias sociais.  A potencialização das lideranças pelos direitos da população LGBTI+ será uma das ferramentas de empoderamento feminino. As alunas serão formadas com noções de ativismo em direitos humanos, saúde, cultura, empregabilidade, cidadania LGBTI+, política, na construção de políticas públicas, controle social, formação para atuação em projetos sociais e em instituições da sociedade civil. O  curso objetiva promover ações voltadas à formação política de novas lideranças e potencializar o  trabalho destas lideranças pelos direitos das mulheres lésbicas.

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

Orientação sexual lésbica ou mulher bissexual

Disponibilidade

Leitura e escrita fluentes

           • Lésbicas e mulheres bissexuais que já exerçam ou tenham interesse de formação em         lideranças.

            METODOLOGIA

O curso é concebido com foco no aprendizado sobre o ativismo e formação de lideranças  de lésbicas em seus espaços de resistência, uso das ferramentas de controle social e defesa dos  direitos humanos, além do empoderamento para participação em tomada de decisões.

O curso traz uma metodologia de ensino alternativa, promovendo uma formação cultural e  intelectual da aluna, tendo a professora convidada como mediadora do processo educativo, considerando as vivências de cada aluna na condução do processo de ensino/aprendizagem dos  conteúdos como forma de apropriação dos conhecimentos essenciais à programação do curso. O cronograma de atividades das aulas inclui: história do movimento lésbico, saúde, empregabilidade, enfrentamento à violência e ao racismo, direitos humanos, projeto sociais,  cultura, política, cidadania e educação.

Local de realização: Google Meet

Sexta- feira 18h as 21h

Sábado 13h as 16h

INSCRIÇÃO

Através do preenchimento de formulário do GoogleForms acessando o link:

 

As inscrições que não atenderem os requisitos do cadastro serão desconsideradas.

O Processo Seletivo será simplificado e contará com 3 (três) etapas:

Primeira Etapa: Análise do preenchimento completo do formulário

Segunda Etapa: Seleção das alunas

Terceira Etapa: Divulgação dos resultados

VAGAS

30 vagas correntes

Totalizando: 30 vagas

Obs.: Não será permitida a participação de mulheres não inscritas, mesmo que seja na condição de  ouvinte, devido as normas de distanciamento social, respeitando as diretrizes da Organização  Mundial de Saúde – OMS.

AVALIAÇÃO

A avaliação das alunas será realizada através da assiduidade, exigida através de lista de  presença.

Ao final do curso, as alunas realizarão a avaliação de cada módulo estudado, avaliando o  desempenho de cada palestrante e os conteúdos ministrados, podendo apresentar sugestões para o  aperfeiçoamento do curso.

CERTIFICAÇÃO

Serão certificadas apenas as alunas que garantirem 75% de presença nas aulas.

DIVULGAÇÃO

Publicação do Edital: 02/04/2022

Abertura de Inscrições: 02/04/2022

Término das Inscrições:08/06/2022

Divulgação dos resultados das pessoas selecionadas: 09/06/2022

Início do Curso: 10/06/2022

Término do Curso:30/07/2022

Aulas serão ministradas

Sexta- feira 18h as 21h

Sábado 13h as 17h