EQUIPAMENTOS DA ELETROMECÂNICA

bancada de acionamentos elétricos.jpg

Bancada pneumática e eletropneumática:

Sistemas pneumáticos são muito utilizados em industrias no campo de linha de produção automação, nesta bancada, podemos simular sistemas operacionais de industrias.

bancada de pneumatica.jpg

Bancada de acionamentos elétricos:

A Bancada de acionamentos elétricos é destinada ao aprendizado de comandos elétricos onde o aluno poderá aplicar na prática a montagem e simulação de funcionamento de disjuntores, contactores, botões de acionamento, contactores auxiliares, sinalização, reles de tempo, e ver o funcionamento de cada componente.

centro de usinagem.jpg

Centro de usinagem:

O centro de usinagem é uma máquina ferramenta que trabalha com elevadas velocidades de corte, e com uma alta produtividade. Sua versatilidade é muito grande pelo numero variado de peças com múltiplas funções, dando uma gama enorme de possibilidades de desenhos em peças mecânicas.

fresadora.jpgMáquina fresadora:

A Fresadora é uma maquina que opera com o movimento circular e continuo de uma ferramenta de corte, destinada a usinagem de materiais, buscando formas e cavidades desejadas. Removem-se cavacos por meio de uma fresa, de onde vem o nome fresadora.

torno mecanico.jpg

Torno mecânico:

O Torno mecânico é uma máquina-ferramenta utilizada na confecção ou acabamento em peças. Esta maquina permite a usinagem de variados componentes mecânicos possibilitando a transformação do material em estado bruto, em peças com diversas formas de acordo com o desejado.

EQUIPAMENTOS DA FÍSICA

IMG_1812.JPGIMG_1813.JPGIMG_1816.JPG

Com esses materiais, o aluno pode estudar os conceitos de calorimetria e termometria, detalhadamente da seguinte forma:

Esses materiais servem para o aluno trabalhar toda montagem de circuito e consequentemente conhecer as características de seus componentes como também dos dispositivos de medidas usados para os circuitos. De um a forma mais detalhada o aluno trabalhará os seguintes aspectos:

IMG_1773.JPG

Esses materiais levam um maior conhecimento teórico-prático aos alunos de Física III, relacionando os assuntos de magnetismo e eletricidade que juntos formam o eletromagnetismo, principal assunto discutido em Física III. Assim o aluno poderá estudar:

Aqui os alunos trabalham com a parte da Física I, onde podem analisar vários conceitos de mecânica, dentre eles:

Aqui os alunos terão uma vasta opção para verificarem os fenômenos ópticos ocorridos em lentes, espelhos e também os efeitos físicos como difração e interferência. Assim temos as seguintes opções de estudos:

Para óptica geométrica:

No caso da óptica física:

EQUIPAMENTOS DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA

DSC_0306.JPG

Computadores que compõem os laboratórios de informática.

DSC_0311.JPGTablet02.JPGConsole de video game.JPGTerminais de Consultas 03.JPG

Equipamentos que compõem o Centro de Desenvolvimento em Informática: computadores, tablet, console de vídeo game e terminais de consulta.

DSC_0313.JPG

Equipamento para pesquisas em realidade virtual e aumentada.

Kits de Robotica 01.JPGDSC_0315.JPG

Kits de robótica.

EQUIPAMENTOS DO LABORATÓRIO DE QUÍMICA

Centrifuga.JPG

Centrifuga Refrigerada:

Para centrifugação e sedimentação de matérias que necessitem de temperatura controlada. Utilizada em laboratórios de pesquisas, clínicos, industriais, em engenharia genética, microbiologia, etc...

HPLC.JPG

HPLC:

O objetivo da cromatografia é separar individualmente os diversos constituintes de uma mistura de substâncias seja para identificação, quantificação ou obtenção da substancia pura para os mais diversos fins.

Texturometro.JPG

Texturometro:

O Texturômetro é um instrumento científico que mede com absoluta precisão a resposta de uma amostra às forças de tensão, compressão, penetração, flexão e extrusão em laboratórios de desenvolvimento e controle de qualidade.

Banho ultratermostatizado SOLAB.jpg

Banho Ultratermostatizado com bomba de circulação SOLAB:

O equipamento possui uma cuba que possibilita seu uso direto para termostatização de soluções, além de uma bomba de demanda que fornece circulação externa podendo ser aplicado para termostatizar outros equipamentos como evaporadores rotativos, condensadores diversos, camisetas de reatores, etc.        

Extrator de óleos e graxas MARCONI 8 amostras.jpg

Extrator de óleos e graxas MARCONI:

Capacidades para cinco e oito amostras.

Indicado para extração de resíduos graxos, lipídeos, gorduras pelo princípio de extração contínua a quente tipo Soxhlet. Sua extração por via úmida por meio da imersão em solvente em ebulição proporciona um menor tempo na extração quando comparado ao método tradicional de Soxhlet.

Destilador de álcool SOLAB:

Indicado para destilação de amostras alcoólicas tais como vinagre, vinho bruto, levedo, vinhaça, caldo e mosto, entre outros.

                Marca TECNAL                                        Marca CENTAURO

Destilador de nitrogênio:

Equipamento indicado para destilação de nitrogênio amoniacal, bases voláteis totais (BVT) e análise de nitrogênio/proteína pelo método de Kjeldahl após processo de digestão.

Determinador de fibra TECNAL

Utilizado em análise de fibra bruta (FB), fibra detergente neutro (FDN) e fibra detergente ácida (FDA).

Autoclave vertical PHOENIX

Utilizada para esterilização de materiais e utensílios diversos em laboratórios químicos, farmacêuticos, microbiológicos, industriais e médicos.

Capela de fluxo laminar vertical VECO

Constitui-se um espaço de trabalho indicado para quando necessita-se de uma área ultralimpa ou estéril. Sua construção permite que o ar seja ultrafiltrado através de filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air filter), cuja eficiência ultrapassa 99,99% para retenção de partículas com diâmetro maior ou igual a 0,3 micron. É empregado para preparo e manipulação de meios de cultura, genética entre outras atividades que necessitem de um ambiente ultralimpo.