Published using Google Docs
Untitled document
Updated automatically every 5 minutes

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO BATISTA

PROFESSORA: IZOLDE MARIA KOCHHANN

DISCIPLINA: ARTE

CURSO: ENSINO FUNDAMENTAL

ANO: 2014.

 

 

PLANO DE CURSO

        

 

1.   JUSTIFICATIVA

 

A arte revela o ser humano sensível e expressivo. No currículo escolar ela tem um papel fundamental na formação dos sentidos e da emoção estética. A mesma, precisa estar presente no ensino, pela necessidade que tem o ser humano de articular a sua sensibilidade que frui desde o nascimento, e que aos poucos se esvazia se não praticada.

 

Desde o início da história da humanidade, a arte tem se mostrado uma prática constante de manifestações culturais. Quando o homem pré-histórico fabricou seu primeiro instrumento de trabalho, não se preocupou só com a função, mas também com a forma, que lhe fosse agradável ao olhar. Até hoje essa prática se repete. Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998, p.19) a arte revela valores culturais de expressão do ser humano. A dimensão social das manifestações artísticas revela modos de perceber, sentir e articular significados e valores que orientam os diferentes tipos de relações entre os indivíduos na sociedade.

 

O espaço escolar é privilegiado no sentido do aluno desenvolver a arte, produzindo, conhecendo e apreciando obras de arte, que são ações que integram o perceber, o pensar, o aprender, o recordar, o imaginar, o sentir, o expressar e o comunicar.

 

Hoje o ensino da arte se fundamenta basicamente na proposta triangular e na estética do cotidiano sugerido pela Proposta Curricular Catarinense. É nesta perspectiva que se propõe desenvolver as aulas de Arte: contextualização história da arte, apreciação (fazer a leitura de imagens considerando a expressividade e os elementos da linguagem visual) e na produção, possibilitar o contato com a forma, envolvendo todos os ângulos visuais possíveis, investigando os objetos, tanto com a visão, como também com os demais sentidos, desenvolvendo a expressividade, a sensibilidade e a percepção.

 

A Proposta Triangular é uma adaptação brasileira, trazida dos Estados Unidos  e  difundida no Brasil por Ana Mãe Barbosa. Compreende a leitura da imagem a contextualização e a produção artística.

 

Voltada para a qualificação do ensino da arte em todos os níveis e para o contato com a mesma, a aplicação dos pressupostos da proposta triangular tem mostrado que a construção do conhecimento se organiza na inter-relação dos três eixos citados. Da  mesma forma que se lê um livro decifrando os códigos escritos, é preciso ver arte para alfabetizar-se nos códigos do desenho, da pintura, da escultura e das diversas linguagens artísticas. Segundo a Proposta Curricular Catarinense (SANTA CATARINA, 1998, p.198), embora seja produto da imaginação, a arte não está isolada do cotidiano, da história pessoal e dos fatos sociais. É através da contextualização que se compreende a história da arte, conectada ao contexto cultural, da história pessoal do aluno, das questões econômicas, políticas, ecológicas e dos padrões sociais que operam na sociedade.

 

A leitura de imagens busca uma aproximação com a obra e desenvolve as habilidades de descrever, analisar, interpretar e julgar um objeto, uma obra, uma imagem qualquer, na tentativa de aproximar as imagens e estabelecer relações. Ela inicia pela observação, comparação, destaque de semelhanças e diferenças e pela descoberta de significados.

 

Conforme a Proposta Curricular Catarinense (SANTA CATARINA, 1998, p.198) “A produção artística é uma experiência poética, na qual a técnica e a produção articulam significados e experimentação de suportes e materiais variados, e a construção de formas visuais em espaços  bidimensionais e tridimensionais”. Sendo assim, um processo criativo concebido como interpretação pessoal de vivências numa linguagem artística. É também um processo interno formado pelas características culturais do meio, o que estimula o pensar sobre a criação visual.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998, p.46) é papel do professor, trabalhar com o conhecimento necessário para a formação dos sentidos estéticos, já que o desenvolvimento destes se dá com a apreensão do conhecimento presente na produção artística, pois quanto mais ampla for a compreensão sobre a arte, maior será a capacidade de compartilhar de toda a riqueza humana presente nas obras.

 

No que se refere as artes visuais, os conteúdos devem estar organizados em unidades que tomem como ponto de partida diferentes elementos visuais e imagens que incluem e ultrapassem as obras de arte. O trabalho do aluno abrange assim a produção de desenhos, pinturas, esculturas, a partir de um elemento formal, de um tema, um estilo, uma técnica, e um cuidadoso trabalho de pesquisa dos modos de compor por meio do estudo das relações figura-fundo, das relações de proporção, da combinação de cores, da utilização de diferentes técnicas e materiais. É importante lembrar que o aluno não irá copiar as obras dos artistas, mas utilizar-se-á, no seu trabalho, de conhecimentos adquiridos no contato que estabeleceu com elas. Neste sentido tanto a produção quanto a apreciação artística contextualizada, não se dão em separado de informações prévias e contínuas.

 

 

 

                              2. OBJETIVOS GERAIS

 

·      Desenvolver o ensino e aprendizagem em arte abordando os eixos da Proposta Curricular Catarinense, estética do cotidiano e proposta triangular (contextualização, apreciação e produção) .

 

·      Desenvolver uma relação de autoconfiança com a produção artística pessoal, relacionando a própria produção com a de outros, valorizando e respeitando a diversidade estética e artística.

 

·      Construir, expressar-se e comunicar-se em artes plásticas, articulando a percepção, a imaginação, a memória, a sensibilidade, através de procedimentos de pesquisa e produção.

 

3 .OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

 

·         Desenvolver no aluno a capacidade de ler as imagens do cotidiano através da pesquisa, reflexão, debates, questionamentos, observação e análise.

·         Desenvolver por meio de atividades artísticas uma forma pessoal (uma linguagem própria) de expressão plástica, oral e corporal.

·         Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço e harmonia.

·         Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.

·         Desenvolver uma linguagem própria desenhando, pintando, construindo, modelando, esculpindo.

·         Desenvolver a capacidade de compreender e apreciar a arte como meio de expressão e comunicação e também instrumento de transmissão de valores culturais.

·         Desenvolver o olhar estético e os aspectos físico, intelectual, emocional e perceptivo através de atividades artísticas.

·         Desenvolver a autoconfiança e o discernimento ao experimentar novas técnicas (criar, julgar e avaliar trabalhos artísticos).

·         Desenvolver atitudes de cooperação e incentivo.

·         Desenvolver hábitos de disciplina e concentração no trabalho individual e de grupo.

·         Desenvolver a habilidade de usar o lazer construtivamente,

·         Desenvolver a capacidade de conscientizar-se de nossa herança cultural e através da arte-educação buscar novos caminhos em direção da igualdade e justiça social.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4 .CONTEÚDOS:

 

 

 4ª SÉRIE

 

Artes Plásticas:

1-          Leitura das Formas e do Espaço:

- Cor: monocromia, policromia, quentes frias e neutras;

- Textura: estrutura, linha de contorno, limites, detalhes;

- Proporção: altura, largura profundidade;

- Espaço e Tempo: proporção, figura/fundo, profundidade, sobreposição e justaposição;

- Movimento: seqüência, repetição, alternância, equilíbrio, direção, peso, planos, vertical, horizontal;

- Semelhanças e diferenças das formas e dos espaços:

Ponto de vista: frontal, perfil;

Proporção: maior, menor, igual;

Direção: esquerda, direita;

Distância : longe, perto;

- Qualidades expressivas dos elementos formais presentes nas formas e espaços: linha, cor, movimento, direção, espessura, tonalidade, textura.

 

2-          Leitura das Representações:

- Do cotidiano ao imaginário: imagens (observação e reprodução)

- Ilustrações, cartazes, placas, histórias em quadrinhos, fotografias, obras de arte.

- Obras e Artistas: Pré-história, A Arte no Brasil, Impressionismo e Pontilhismo, Arte Bizantina, outras...

- Datas Comemorativas: Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia do Estudante e Criança, Natal.

 

3-          Organização da Leitura das Formas e do Espaço na Representação:

- Bidimensional: desenho, pintura, colagem, gravura, histórias em quadrinhos, desenhos animados.

- Tridimensional: modelagens, maquetes, dobraduras, esculturas.

 

4-          Representações de objetos do cotidiano em diferentes espaços (observados e da imaginação);

- Paisagens (diferentes pontos de vista);

- Fatos, histórias, temas.

 

Teatro:

5-          A História: o espaço e o tempo como instrumentos para a representação;

- História: narrativas, relatos de fatos vividos/imaginados, reelaboração de histórias, criação de histórias a partir de ideias – temas, interpretação de histórias, organização de cenas, principais ações.

- Personagem: construção de personagem – descrição da aparência, caracterização, voz, gestos, situação do personagem na história.

Corpo, movimento, ritmo, direção, expressão (verbal, gestual), relaxamento descontração;

- Espaço Cênico: limites características;

- Elementos sonoros – sons, ruídos;

-Cenário: organização do espaço do personagem, da seqüência das cenas, dos espaços diretos em textos.

6-          Leitura de Ações Representações:

- Situações do cotidiano, situações imaginárias, ficção.

- Textos – dramaturgia infantil;

- Outras representações: filmes, desenhos animados, literatura, lendas, poesias;

- Improvisação e Dramatização.

 

 

Artes Plásticas (Visuais).

5ª Série:

- Leitura e representação das formas e do espaço:

Elementos visuais: ponto, linha, cor, luz, e volume.

·         Ponto: densidade, localização e representação.

·         Linha: direção, extensão, modulação, criação de planos e volumes.

·         Cor: primárias, secundárias, terciárias, complementares, análogas, quentes, frias. Escala monocromática e policromática.

·         Luz: contraste, claro/escuro e sombra.

·         Luminosidade cromática.

·         Simetria e assimetria.

·         Iniciação a Leitura de Imagem ( ênfase a obras de artistas brasileiros).

          6ª Série:

·         Volume: dimensões e profundidade.

·         Profundidade: sobreposição, justaposição, diminuição dos elementos.

·         Textura: natural, artificial, própria, produzida.

·         Proporção: altura, largura e profundidade.

·         Ampliação, deformação e estilização.

·         Posição da forma no espaço: horizontal, vertical e diagonal.

·         Formas: bidimensionais e tridimensionais.

·         História da Arte: Arte Pré-histórica, Paleolítica e Neolítica; Arte Egípcia; Grega; Romana, Românica e Gótica.

          7ª Série:

·         Profundidade: perspectiva linear e tonal, sobreposição, justaposição, diminuição dos elementos.

·         Plano básico: figura e fundo.

·         Tempo: movimento, estático, dinâmico, seqüência, repetição e alternância.

·         Direção: esquerda, direita, para frente, para trás.

·         Ritmo: calmo, lento, nervoso.

·         Movimento: vertical, horizontal, inclinado circular, extensão, contração e alteração.

          8ª Série:

·         Profundidade: perspectiva linear e tonal, sobreposição, justaposição, diminuição dos elementos.

·         Situação: perto, longe, acima, abaixo, interior e exterior.

·         Semelhança e diferença das formas.

·         Pontos de vista: frontal, de perfil e de topo.

·         Distância: longe, perto, em cima e em baixo.

·         Articulação das partes com o todo.

·         Equilíbrio tensão e unidade.

·         Harmonia.

·         Deformação e estilização.

·         Estudo das formas geométricas e orgânicas.

 

 

Proposta Triangular: Leitura de imagens, Contextualização e Produção.

7ª e 8ª Séries:

Leitura e Representação de Imagens:

·         Ilustração.

·         Cartaz e Reprodução.

·         Outdoor.

·         Histórias em quadrinhos.

·         Objetos artísticos.

·         Vídeos e computação gráfica.

·         Imagens.

Contextualização:

·         Obras de Arte Catarinense: figurativas e não-figurativas, privilegiando a arte local.

·         Obras de Arte Brasileiras; geométrica e informal (dando ênfase a arte moderna e contemporânea).

·         Arte Brasileira: Indígena, Barroca, Neoclássica e Moderna.

·         Estilos dentro da corrente Naturalista: Pré-história e Impressionismo.

·         Estilos dentro da corrente Idealista: Grego, Renascimento e Neoclássico.

·         Estilos dentro da corrente Expressionista: Helenismo, Barroco, Romântico e expressionismo (figurativo e abstrato).

·         Arte Moderna.

·         Arte Contemporânea.

            Produção Artística:

            5ª, 6ª, 7ª e 8ª Séries.

·         Elaborar e reelaborar de várias maneiras os objetos do cotidiano.

·         Representar e imaginar de várias formas os espaços.

·         Gêneros artísticos:retratos, paisagens, natureza-morta e figura humana.

·         Representar textos escritos e verbais através da expressão plástica.

·         Criar e reelaborar histórias, representando-as plasticamente.

·         Criar e reelaborar plasticamente histórias escritas, verbais e temas.

·         Desenho de observação.

·         Criação e produção artística de estruturas bidimensionais e tridimensionais.

·         Transposição gráfica do cotidiano e do imaginário.

·         Composição: projetos a partir de temas, imagens, propagandas, idéias e objetos artísticos.

·         Instalações e performances.

 

 Teatro 5ª e 6ª Séries.

                Jogo Teatral (aspectos lúdicos e estruturas narrativas):

·         Estruturação de grupo (noção do papel do aluno na tarefa grupal).

·         Uso do espaço.

·         Construção do espaço da ficção.

·         Gestualidade.

·         Narrativa.

·         Voz.

·         Jogos de atenção e observação.

    Teatro 7ª e 8ª Séries.

·         Jogos de improvisação nos quais aparecem regras. Busca na solução de problemas.  Estabelecimento de foco de atenção.

·         Exploração da expressividade a partir de estímulos vinculados ao universo das relações sociais e afetivas dos alunos.

·         Produção de estruturas narrativas.

·         Improvisações livres com o fim de elaborar estruturas dramáticas.

·         Improvisações sugeridas sobre textos com o fim de desenvolver personagens.

 

 

 

 

 

ESCOLA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL SÃO JOÃO BATISTA

PROFESSORA: IZOLDE MARIA KOCHHANN

DISCIPLINA: ARTE

CURSO: TÉCNICO EM INFORMÁTICA

ANO: 2014.

 

        

               CONTEÚDOS:

 

1ª SÉRIE

História da Arte I:

-Linha do tempo (para comparação e revisão) Arte Pré-história; Arte na Idade Antiga; Arte na Idade Média; Arte na Idade moderna e Arte contemporânea.

Artes Visuais:

Leitura e representação das formas e dos espaços:

-Ponto: representação.

-Linha: direção, extensão, modulação, criação de planos e volumes.

-Cor: escala cromática, tonalidades, quentes e frias.

-Luz: contrastes, claro escuro e sombra.

-Volume: dimensões e profundidade.

-Textura: própria e produzida.

-Profundidade: sobreposição, justaposição, diminuição dos elementos e perspectiva.

-Ritmo: calmo, lento, nervoso.

-Movimento: vertical, horizontal, inclinado, curvo.

-Situação: perto, longe, acima, abaixo, anterior, posterior, interior e exterior.

-Simetria e assimetria.

-Deformação e estilização.

-Equilíbrio, tensão e unidade.

-Articulação das partes com o todo.

 

Leitura e representação da imagem:

-Análise formal;

-Interpretação com diferentes abordagens;

-Conteúdo da obra de arte: objetivo, subjetivo, estilístico e social.

Contextualização:

-Da Arte Pré-Histórica a Arte Moderna e Contemporânea.

Produção artística:

-Laboratório de criatividade (experiências diversas explorando materiais alternativos);

-Transposição gráfica dos objetos do cotidiano e do imaginário;

-Desenho de observação e de imaginação com materiais variados;

-Composição visual a partir de: temas, imagens, reproduções artísticas e obras de arte.

 

Teatro:

 -Introdução a história do teatro;

 -Jogos de improvisação nos quais aparecem regras. Busca na solução de problemas.  Estabelecimento de foco e de atenção.

-Mitos, lendas, folclore;

-Espaço cênico.

 

Música:

-Introdução a história da música;

-Composição, letra e melodia;

 

2ª SÉRIE

História da Arte II:

Linha do tempo (para comparação e revisão):

-Op Arte; Pop Arte; Arte Abstrata; Grafismo;

-Arte Moderna e Contemporânea.

-Arte brasileira.

Artes Visuais:

Leitura e representação das formas e dos espaços:

-Ponto: representação.

-Linha: direção, extensão, modulação, criação de planos e volumes.

-Cor: escala cromática, tonalidades, quentes e frias.

-Luz: contrastes, claro escuro e sombra.

-Volume: dimensões e profundidade.

-Textura: própria e produzida.

-Profundidade: sobreposição, justaposição, diminuição dos elementos e perspectiva.

-Ritmo: calmo, lento, nervoso.

-Movimento: vertical, horizontal, inclinado, curvo.

-Situação: perto, longe, acima, abaixo, anterior, posterior, interior e exterior.

-Simetria e assimetria.

-Deformação e estilização.

-Equilíbrio, tensão e unidade.

-Articulação das partes com o todo.

 

Leitura e representação da imagem:

-Análise formal;

-Interpretação com diferentes abordagens;

-Conteúdo da obra de arte: objetivo, subjetivo, estilístico e social.

 

Contextualização:

-Arte Moderna e Contemporânea.

Produção artística:

-Laboratório de criatividade (experiências diversas explorando materiais alternativos) Instalação (mídia), Gravura, Escultura, Pintura, Tapeçaria e Tecelagem, outros.

-Transposição gráfica dos objetos do cotidiano e do imaginário;

-Desenho de observação e de imaginação com materiais variados;

-Composição visual a partir de: temas, imagens, reproduções artísticas e obras de arte.

-Instalações.

-Performances.

Teatro:

 -Introdução a história do teatro;

 -Jogos de improvisação nos quais aparecem regras. Busca na solução de problemas.  Estabelecimento de foco e de atenção.

-Crônicas, Poemas, Textos;

-Espaço cênico.

 

Música:

-Introdução a história da música;

-Composição, letra e melodia.

-Interpretação (corporal e visual).

-Gêneros musicais;

 

 

 

5.METODOLOGIA

 

Os conteúdos serão desenvolvidos através de atividades abordando os eixos da Proposta Curricular Catarinense, estética do cotidiano e proposta triangular, dando assim, continuidade ao trabalho que já vem sendo desenvolvido.

Aulas teóricas;

Aulas práticas;

Trabalhos individuais e em grupo: pesquisas, leituras, exercícios, montagens, composições, recortes, colagens, improvisações, dramatizações, modelagens, desenhos, pinturas, painéis, murais, exposições, dobraduras....

 

Recursos Materiais:

Caderno de desenho, caderno de linhas, lápis, lápis 6B, lápis de cor, borracha, caneta, caneta hidrocor, régua, esquadro, compasso, tesoura, cola, tinta guache, pincel, revistas, jornal, gravuras, fotografias, caixas, livros, papel (dobradura, pardo, crepom, celofane, camurça), cartolina, argila, materiais pesquisados na natureza, lixo limpo...

Recursos Áudios-visuais:

Televisão, computadores, multimídia, aparelho de DVD, aparelho de som, retro projetor, máquina fotográfica...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6. AVALIAÇÃO:

 

A Avaliação será dinâmica, contínua, cooperativa que acompanha toda a prática pedagógica e requer a participação de todos os envolvidos no processo educacional.

Não propomos avaliar a expressão no trabalho do aluno, mas no seu trabalho a organização dos conteúdos na composição, na reelaboração dos conhecimentos adquiridos na ampliação dos sentidos e da percepção, na resolução de uma proposta de representação artística.

Além dos aspectos cognitivos serão avaliados durante o processo de aprendizagem, aspectos qualitativos. De acordo com o Projeto Político Pedagógico, a Avaliação obedecerá aos seguintes critérios:

Aspectos Qualitativos:

a)          Responsabilidade (fazer registros das atividades desenvolvidas);

b)          Hábito de estudo (em classe e extra classe);

c)          Contribuição com a aula (qualidade de intervenções para o enriquecimento do grupo);

d)         Pontualidade nas aulas, entrega de trabalhos e atividades propostas;

e)          Organização com materiais, atividades, idéias, tempo e espaço.

Aspectos Quantitativos:

a)          Domínio dos conceitos básicos da disciplina;

b)          Nível intelectual e técnico de textos, provas, trabalhos, pesquisas, relatórios e produções;

c)          Raciocínio lógico, levantamento de hipóteses, argumentação e conclusão, saber ouvir e comunicar-se.

 

 

 

 

 

 

7. REFERÊNCIAS

 

BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 1978.

 

BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

 

BRASIL, Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: arte. Brasília: MEC/SEF, 1998.

 

CALABRIA, Carla Paula Brondi; MARTINS, Raquel Valle. Arte, história & produção. São Paulo: FTD,1997.

 

HADDAD, Denise Akel; MORBIN, Dulce Gonsalves. A arte de fazer arte. São Paulo: Saraiva, 2002.

 

FERRAZ, Maria Heloísa; FUSARI, Maria F. Rezende. Metodologia do ensino da arte. São Paulo: Cortez, 1993.

 

MARTINS, Miriam Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Mª. Terezinha Telles. Didática do ensino da arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

 

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processo de criação. 14. ed. Petrópolis: Vozes,  1999.

 

SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio: Disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEM, 1998.

 

STRICKLAND, Coral. Arte comentada: da pré-história ao pós-moderno. Trad. Angela Lobo de Andrade. Rio de Janeiro: Ediouro, 1999.

 

PROENSA, Graça. História da Arte. 16 ed. São Paulo: Ática, 2005.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXOS

 

 

 

Roteiro para Leitura de Imagem

 

1.Dados de identificação da imagem ou obra de arte:

 

Autor:...................................................................................................................................

 

Título:..................................................................................................................................

 

Técnica:...............................................................................................................................

 

Dimensões:..........................................................................................................................

 

Ano:.....................................................................................................................................

 

2.Descrição:

Descreva a imagem, relatando tudo o que você percebe e identifica, sem a preocupação de interpretação.  Cite-os simplesmente.

 

3.Análise formal:

a) Observe a imagem e procure identificar se as cores utilizadas são primárias, secundárias, terciárias, quentes, frias, neutras, análogas (complementares ou contrastantes), claras, escuras, policromáticas, monocromáticas...

b) Observe a imagem novamente e procure identificar se as linhas utilizadas são retas (horizontais, verticais, inclinadas), curvas, circulares, espiraladas, torcidas, interrompidas, contínuas, finas, grossas, suaves, fortes, ausentes...

c) Procure identificar a luz, como esse efeito visual se apresenta: a luz é ambiental?  Cênica?  Existe contraste de claro e escuro? De onde vem a luz principal?

d) Agora observe a textura adquirida pelos materiais empregados pelo artista na obra: lisa ,áspera, granulada rugosa...

e) Observe agora como o artista conseguiu o efeito de profundidade: perspectiva (linear, tonal), diminuição dos elementos, sobreposição, justaposição...

f) Que tipo de linguagem foi utilizada na construção desta imagem: pintura, desenho,gravura, fotografia, xerografia, colagem, escultura, objeto, holografia, instalação...

g) Agora que a imagem lhe é mais familiar identifique a sua temática: retrato, auto-retrato, cena do cotidiano, cena histórica, cena religiosa, paisagem rural, paisagem urbana, paisagem marinha, natureza-morta, abstração, alegoria,outra.

 

4.Interpretação:

Sobre o que fala essa imagem? Qual é o seu conteúdo simbólico? Que sensações a obra despertou em você? (paz, saudades, repulsa, nojo, medo, tranqüilidade, terror, ternura, alegria, outras).  Essa imagem traduz alguma lembrança ou experiência particular sua? Existe pessoa ou pessoas na obra? Com que trajes? Qual a classe social? Em que época?

O que você sabe sobre o autor, artista? Conhece outras obras de sua autoria?