Published using Google Docs
Bíblia do Expositor Resenha
Updated automatically every 5 minutes

Resenha Crítica do Livro:

Bíblia de Estudo do Expositor do Evangelista Jimmy Swaggart 2012 editora independente 2685 páginas

Por:

 WaldryanoRJ. Para o Blog Refletindo o Evangelho

A paz do Senhor a todos, hoje continuarei comentando Bíblias, farei os comentários das Bíblias que utilizo atualmente, este texto servirá de possível consulta a você amado leitor que esta por decidir adquirir um Bíblia de Estudo para estudar a Palavra de Deus. Lembrando que este texto estará sendo divulgado em um Blog, obra aberta da internet, sendo assim, passará por revisões, o perfil teológico do autor, é evangélico pentecostal.

Bíblia de Estudo do Expositor

Para iniciarmos nossa conversa, direi pra você a seguinte afirmação, esta é uma das melhores Bíblias de estudo do mercado atual, pois ela expõe a palavra de Deus do começo ao fim e isto é fantástico, para quem gosta de ler e aprender.

Se você pensava em ler a Bíblia e ter alguém te explicando versículo por versículo esta é a Bíblia que você precisa. Ela é uma Bíblia um tanto quanto grossa, é mais para estudo mesmo, se você se aventurar a utilizar-la na igreja chamará atenção, pois a grossura dela parece que você esta usando duas Bíblias.

Mas tem seus motivos, esta é aquelas famosas Bíblias anote, não sei se você já ouviu este termo. Mas cada versículo é comentado no próprio desenvolver da leitura. Diferente das Bíblias comuns que você tem que recorrer ao rodapé da página para adquirir informações, esta Bíblia já esta os comentários no corpo do texto.

Em um primeiro momento parece algo digamos, poluição visual, e excesso de informação, mas se você optar por uma leitura continuada, você observará que é uma ferramenta muito boa para a compreensão efetiva do texto.

Então explicando melhor, o texto Bíblico sempre estará na escrito na cor preto e o comentário do autor na cor vermelho.

Ao estudarmos Salmos por exemplo, o autor explicita o que o Salmista estava ensinando em cada Salmo, o contexto histórico, e tudo mais, de maneira intuitiva e contemporânea, ou seja, uma linguagem agradável de fácil assimilação.

Sobre a versão da Bíblia, é a versão traduzida pelo próprio autor. Uma versão americana, porém, a linguagem é bem próxima da linguagem Almeida que todos nós já estamos acostumados.

O autor da Bíblia de estudo, você certamente deve de estar curioso para saber quem é. Um evangelista americano Jimmy Swaggart, ele levou mais de dez anos pesquisando e escrevendo os comentários, esta Bíblia é bastante utilizada no exigente mercado evangélico América, e aqui no Brasil, também é muito utilizada. Agora minha pessoal impressão ao ler esta Bíblia, seus pensamentos são pentecostais, a linguagem remete ao cotidiano de um cristão, ela é esmiuçada e nos pontos de usos e costumes e tradições do contexto Bíblico o autor é muito expositivo, não deixando lacunas ao entendimento.

Os colaboradores teológicos são quatro renomados doutores americanos, devo citar esta informação, Batistas, então a linguagem é contemporânea e de aceitação nas igrejas evangélicas Brasileiras.

Esta Bíblia não é igual as demais Bíblias de Estudo, por exemplo não existem estudos ao longo da Bíblia, pois não é essa a proposta, e sim, de expor a palavra, como se você fosse um leitor guiado com um professor explicando cada versículo Bíblico.

Este recurso tem seu lado bom e o seu lado ruim, que devo citar pois é um comentário critico a você querido leitor.

O lado Bom é esta didática de aprendizagem, você realmente aprende, o que a leitura quer te ensinar, pois no ato da leitura você já lê as explicações do autor.

O lado Ruim é você ter que discernir e fazer pesquisas de confrontamento, quando convem a você fazer-la, em uma leitura simples, você terá que fazer suas próprias deduções, já em uma leitura explicada, você terá de confiar plenamente no autor.

Ou seja, você deve ler um texto, se surgir duvidas, sugiro pesquisar, é a melhor forma de observar se o perfil teológico comum esta sendo respeitado.

A nós leitores comuns fica esta dica importantíssima, sempre ao ler a Bíblia, ela nos demonstra duas leituras.

A leitura literal, onde você lê o que o corpo do texto te propõe

E uma leitura aprofundada, onde você lê, e busca o contexto, histórico, a linguagem metafórica, e messiânica que o texto propõe.

E esta segunda leitura é uma leitura de estudo, onde requer pesquisa e profundidade.

Aconselho sempre buscar uma leitura inicial literal.

Ler a Bíblia do Expositor deixa claro essas evidencias aqui citada, você começa a entender melhor o texto, e o autor aos poucos começa a se tornar um amigo, um professor, com seus textos.

Seja em uma leitura continuada, seja em uma leitura de fragmentos para estudo, de um artigo ou uma mensagem, a leitura desta Bíblia é válida, embasa, faz crescer seus conhecimentos, se esta na duvida entre uma Bíblia complementar para seus estudos, aconselho adquir e ler esta preciosa ferramenta de estudo.

Ao final da Bíblia existe uma cronologia da Tradução Bíblica, um ótimo material para você entender, os caminhos que o texto Bíblico passeou até chegar nos exemplares que você tem hoje.

Escrevi um artigo sobre, este estudo desta Bíblia, estou revisando ele futuramente publicarei, adianto que este estudo é precioso para você entender, o quanto o texto da Bíblia foi esmeirado por diversos estudiosos ao longo do tempo.

Outras sessões complemento de leitura na Bíblia, são: dinheiro, pesos e medidas; onde é explicitado, esses tópicos de uma maneira prática e acessível. Calendário Judeu; outro recurso importante para compreender diversos eventos da Bíblia.Plantas e animais Bíblicos. Algumas Bíblias, principalmente as com a linguagem de hoje, fazem a troca de alguns nomes de animais que aparecem ao longo da Bíblia pelos mais habituais. Quem nunca se deparou com leituras como Leviatã em Salmos, nesta sessão explica a aplicação deste nome. possivelmente crocodilo. entre outros.Concordância temática, e ao final da Bíblia um estudo direcionado, com sete paginas de diversos temas. E os mapas do Antigo e novo testamento, muito bem digrafados coloridos de ótima qualidade bastante intuitivos, e necessário para entendermos a geografia dos eventos Bíblicos.

O que é o ponto chave desta Bíblia sem duvida, é esta proposta de expor todo o texto bíblico, ao longo de uma leitura continuada. E isto para um ensinador é maravilhoso, pois enriquecerá seu argumento e ajudará na compreensão efetiva do texto. Claro que o leitor experiente, e estudioso, terá que recorrer,ao confrontamento de informações quando observar que isto é o mais conveniente. No entanto, para um escopo de estudo, ter uma facilidade desta é algo muito bom.

A partir das informações propostas da leitura desta Bíblia, você poderá recorrer a outros estudos complementares, e buscar uma unidade teológica, este processo, sem duvidas, será super facilitado com este recurso que é esta Bíblia.