O que são os ritos finais na celebração católica

Os ritos finais em uma celebração significam a benção final ou mais precisamente hora da reflexão final, é neste momento que tudo que recebemos e vivemos se torna completo pela a benção final dada pelo o sacerdote(padre), pois é durante esse momento que ele pede para que a benção de Deus desça sobre nós.

ritos-finais-celebracao-catolica.jpg

Os ritos finais representam para os fiéis não apenas que a Santa Missa ou celebração encerrou, mas que a missão ainda continua e que Jesus Cristo deve permanecer dentro de cada um de nós.

Como se da o processo dos Ritos Finais

O rito de uma celebração católica é baseado em base de três elementos: em primeiro lugar a saudação do sacerdote, a bênção, que varia dependendo das ocasiões, essa benção é através de uma oração sobre o povo, ou acompanhada de algumas formalidades, e a própria despedida, em que se despede a assembléia, para que todos voltem aos seus afazeres glorificando e exaltando o santo nome do Senhor com suas boas obras.

Ao final do louvor, toda a Igreja deve ficar em de pé receber os ritos finais. É neste momento que o sacerdote, ergue e abre braços e saúda toda a Igreja, dizendo:

Através dessas palavras e gestos todos que estão na celebração recebe a benção, em algumas ocasiões esse rito pode ser feito de outra maneira, a mais tradicional nas celebrações católicas é quando o sacerdote faz uma oração sobre fiéis.

Em dias comuns em que a Igreja esta com poucas pessoas ou em celebrações objetivas o sacerdote adota a uma bênção mais simples, e mais curta, e acontece da seguinte forma:

Na maioria das vezes os sacerdotes aplicam a benção final da seguinte forma: "Ide em paz e o Senhor vos acompanhe", nesse rito o sacerdote tem o direito de usar outras palavras se desejar ou fazer através de gestos como o “Sinal da Cruz”.

No momento em que o sacerdote faz o sinal da cruz (Pai, Filho, e Espírito Santo) todas as pessoas presentes na celebração devem inclinar a cabeça. Esse sinal representa na vida dos fiéis a benção e proteção pelo o poder do Espírito Santo.

Ao dar a Bênção Final, em ato de respeito o sacerdote deve inclina-se e “beijar” o altar, e a Igreja é convida a cantar louvores ao senhor enquanto as pessoas vão saindo aos poucos do templo.

Qual é a nossa missão após a celebração?

Depois do momento em que deixamos o templo da Igreja, não significa que o nosso dever em relação a Fé está cumprido. A celebração do Santo Evangelho de Jesus deve continuar em cada momento do seu dia-a-dia, pois você tem que entender que Jesus deve permanecer em nosso coração e não no altar.

Após os ritos finais nos sentimos fortalecidos com a benção do Espírito Santo e prontos para vivenciar a salvação. Devemos continuar a nossa missão, com uma visão voltada para olhar para o mundo com novos olhos, e sempre independente de qualquer situação receber bem nossos irmãos.

Palavra final

Nunca devemos nos esquecer de ser caridoso e praticar a fraternidade principalmente com as pessoas excluídas da sociedade, os doentes, presos, marginalizados e levar a palavra de Deus, principalmente através da leitura da Bíblia Católica, para aqueles que não conhecem a Jesus. Só assim estaremos pondo em prática tudo àquilo que ouvimos e sentimos durante a celebração. É nessa hora que começa nossa missão de levar a Deus àqueles que nos foram confiados, a testemunhar seu amor em nossos gestos, palavras a ações.