Guia de legendagem colaborativa do Veduca no Amara

Bem-vindos à Comunidade de Legendagem Colaborativa do Veduca no Amara.org!

O propósito do Veduca é democratizar a educação de alta qualidade no Brasil.

Fazemos isso disponibilizando videoaulas das melhores universidades do mundo, com legendas em português. O conteúdo encontrado no Veduca é oferecido na internet pelas universidades de forma aberta, com a licença Creative Commons.

No Veduca você as encontra de forma organizada por instituições e assuntos. Boa parte de nosso acervo ainda precisa ser legendado.

Por isso precisamos de você!

Estamos honrados em contar com sua colaboração e comprometimento com nossa missão.

 

Nosso objetivo é:

1) Fazer legendas em português brasileiro para os vídeos em inglês

2) Transcrever os vídeos em português.

Criamos um grupo no Facebook para facilitar ainda mais a comunicação entre os voluntários e a equipe do Veduca: http://www.facebook.com/groups/legendasveduca

Queremos saber um pouco mais sobre você. Preencha este questionário para que a gente te conheça melhor: http://goo.gl/FKZWdo 

É muito fácil ajudar:

1) Comprometa-se

É fundamental para o sucesso do projeto que todos se comprometam com as tarefas assumidas e com a qualidade do trabalho.

Você pode ajudar muito traduzindo apenas um trecho de um vídeo, de acordo com o seu tempo, mesmo que não possa traduzir o vídeo inteiro.

Ao assumir uma tarefa (task), ela estará sob sua responsabilidade pelas próximas 24 horas. Após esse período, se você ainda não tiver terminado, seu trabalho será salvo e a atividade será aberta novamente, para que outros continuem de onde você parou.

Assim, todo trabalho é aproveitado, cada minuto que você puder dedicar à legendagem é precioso para nós!

Pedimos apenas para que, caso já saibam que não vão poder voltar a trabalhar em um vídeo no próximo dia, desbloqueiem a tarefa (“minhas tarefas” -> “declinar”)

2) Escolha um dos cursos na lista de projetos

Os vídeos escolhidos estão separados em projetos por curso, de diferentes áreas.

Priorizamos os cursos que foram os mais pedidos pelos usuários. Se você quiser sugerir que algum curso seja legendado, conte para a gente aqui.

3) Assuma uma das tarefas disponíveis no momento

Para cada vídeo, as tarefas são basicamente 2:

  1. Tradução e Sincronização
  2. Revisão

Atenção: É importante completar a etapa inteira antes de passar ao próximo passo.

Se você precisar parar antes de chegar até o fim da aula em qualquer uma dessas etapas, clique em Save and Exit

Você poderá continuar a tarefa a partir do ponto em que você parou até que o vídeo todo esteja pronto. Caso não deseje continuar trabalhando na tarefa, lembre-se de desbloqueá-la (“minhas tarefas” -> “rejeitar”), para que outros voluntários possam continuar o seu trabalho

Veja aqui o passo a passo para cada etapa:

The anatomy of the Transcription Interface

Using the Transcription Interface

O Amara está construindo uma nova plataforma de edição de legendas. Ela ainda não está pronta, mas já está no site em formato de testes (beta).

Se você quiser, pode testá-la e nos dizer o que achou clicando aqui:

4) Comunique-se e facilite o trabalho do próximo

Tenha em mente que este é um trabalho em equipe.

Nossa comunidade conta com uma pessoa responsável pela comunicação com os volutários e que vai orientá-lo sobre como você pode ajudar da melhor maneira. Nossa Gerente de Comunidade está disponível para responder suas dúvidas sobre o projeto e sobre a plataforma. Entre em contato:

Cada voluntário pode ajudar em qualquer uma das 2 tarefas, de forma sequencial, até a conclusão do vídeo.

Registre dúvidas e dicas para seus colegas de time, indique links de referência que podem ajudar, avise sobre sua opção de melhor tradução para um determinado trecho que deve se repetir ao longo de toda a aula. É responsabilidade de todos alimentar os glossários de cada curso na aba “Comments (Comentários)” de cada vídeo:

Isso vai ajudar tanto no trabalho do próximo tradutor quanto do revisor final, que se preocupará em padronizar a tradução da aula toda.

 

Muito obrigado e bom trabalho a todos!

 

Equipe do Veduca