TÍTULO: Subtítulo (máximo 15 palavras)

Autor1 (Instituição)

e-mail

Autor2 (Instituição)

e-mail

Autor3 (Instituição)

e-mail 

Autor4 (Instituição)

e-mail

Autor5 (Instituição)

e-mail

Resumo escrito em português com até 500 palavras. Justificado. Espaçamento simples.

Palavras-chave: Palavra 1, Palavra 2, Palavra 3, Palavra 5, Palavra 5.

ENGLISH TITLE: subtitle (in maximum 15 words)

Abstract written in the English language containing no more than 500 words. Justified alignment and singlel spacing.

Keywords: Word 1, Word 2, Word 3, Word 4, Word 5.

1 Introdução

O objetivo deste documento, fundamentado na norma de referência ABNT NBR 14724:2011, é auxiliar os autores sobre o formato a ser utilizado nos artigos submetidos ao SEMBRAGIRES 2017. Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para os artigos, assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação. Sugere-se sua leitura atenta. Quaisquer dúvidas relativas à comissão científica, entre em contato  pelo email: cientifica.sembragires2017@gmail.com.

Observe as instruções e formate seu artigo de acordo com este padrão. Recomenda-se, para isso, o uso dos estilos de formatação pré-definidos que constam deste documento. Para tanto, basta copiar e colar os textos do original diretamente em uma cópia deste documento.

Lembre-se que uma formatação correta é essencial para uma boa avaliação do seu trabalho. Artigos fora da formatação serão retirados do processo de avaliação.

Observe que o nome dos autores esteja completo e com a grafia correta, pois serão grafados da mesma maneira no certificado e no e-book. O nome do autor que for apresentar o trabalho deve ser sublinhado.

2 Formatação geral

O artigo completo deve ter no mínimo 8 e no máximo 12 páginas, e o tamanho do arquivo não deve exceder 2(dois) Mb. Tabelas poderão ser tratadas como figuras, para não contar palavras, mas a qualidade das mesmas é de sua responsabilidade. Procure tratar imagens e tabelas para que estas não deixem seu arquivo muito grande.

As margens devem ser de 1,6 cm no cabeçalho, rodapé 0,5 cm e 2,5 cm nas laterais. O tamanho de página deve ser A4, impreterivelmente. Por favor, verifique esse aspecto com especial cuidado.

O artigo deve ser apresentado na extensão "doc ou docx”, digitados em programa editor de texto no padrão do Microsoft Office Word. Na sequência, passo a passo, serão especificados os detalhes da formatação. É imprescindível que o texto seja devidamente revisado antes do envio.

O corpo do artigo deve conter a exposição ordenada e pormenorizada do assunto, com a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa/experiência e outros elementos necessários para apresentar o tema do trabalho; além da finalidade da pesquisa ou experiência, procedimentos usados, observações, dados coletados, resultados obtidos e conclusão.

Atenção: Palavras de língua estrangeira devem ser escritas em itálico.

3 Títulos das seções

Os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3, etc.) e somente com a primeira inicial maiúscula. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito. Não coloque ponto final nos títulos.

3.1 Subtítulos das seções

Os subtítulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos em subtítulos (1.1, 1.2, 1.3, etc.) e somente com a primeira inicial maiúscula. Deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 12, em negrito.

4 Corpo do texto

O corpo do texto deve iniciar imediatamente abaixo do título ou subtítulo das sessões. O corpo de texto utiliza fonte tipo Times New Roman, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento 1,5 entre as linhas. O corpo de texto também utiliza um espaçamento de 6 pontos depois de cada parágrafo, exatamente como este parágrafo.

Não devem ser utilizadas notas de rodapé.

No caso do uso de listas, deve-se usar o marcador que aparece a seguir:

  • As listas devem ser justificadas na direita e na esquerda, da mesma maneira que os trechos de corpo de texto;
  •  Use ponto-e-vírgula para separar os itens de uma lista, exceto no último item;
  • A lista é separada do parágrafo de texto anterior por meia linha em branco (6 pontos) e do parágrafo de corpo de texto seguinte por uma linha (12 pontos);
  • O estilo "Lista" pode ser usado para que a formatação pré-definida seja corretamente empregada.

É possível, também, o uso de alíneas, que obedecem às seguintes indicações:

  1.  Cada item de alínea deve ser ordenado alfabeticamente por letras minúsculas seguidas de parênteses, como neste exemplo;
  2.  Use ponto-e-vírgula para separar as alíneas, exceto no último item;
  3. A lista de alíneas é separada do parágrafo de texto anterior por meia linha em branco (6 pontos) e do parágrafo de corpo de texto seguinte por uma linha (12 pontos);
  1.  O estilo "Alínea" constante deste documento pode ser usado para a aplicação automática da formatação correta de alíneas.

No caso de nova lista de alíneas, a lista alfabética deve ser reiniciada. Veja em seu editor como fazer isso. Uma nova alínea, assim, recomeça a partir da letra a).

5 Formatação de ilustrações

As ilustrações devem possuir títulos (cabeçalhos) localizados na parte superior antecedidos da palavra que o designa (tabela, figura, esquema, fluxograma, imagem, etc.), seguidos do número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos e travessão, que serve para separação do título.

O título da tabela deve indicar a natureza e abrangência geográfica e temporal dos dados numéricos, não deve conter abreviações, apenas descrição por extenso de forma clara e objetiva. As fontes consultadas são obrigatórias, mesmo que seja de produção do próprio autor, devem estar localizadas na parte inferior contendo notas e outras informações necessárias à sua compreensão (caso aplicável).

Essas ilustrações, bem como seus respectivos títulos e fontes consultadas, devem ser centralizadas na página (ver exemplos da Figura 1 e Tabela 1). Deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizada e não levam ponto final. Use, para isso, os estilos sugeridos "Figura" ou "Tabela" conforme descritos abaixo.

As ilustrações devem ser chamadas com as suas numerações no texto e deve ser evitado o uso de objetos "flutuando sobre o texto", não utilize “copiar-colar”; as ilustrações devem ser inseridas "alinhadas com o texto", utilize “inserir imagem”.

Figura 1 - Exemplo de figura


Fonte: Adaptado de Mays
apud Greenhalg (1997)

Tabela 1 - Exemplo de tabela

Item

Quantidade

Percentual

Teoria social

22

7,9%

Raciocínio

124

44,8%

Método de amostragem

33

11,9%

Força

10

3,6%

Fonte: Adaptado de Mays apud Greenhalg (1997)

5.1 Equações

Cada equação será centralizada, numerada consecutivamente, utilizando a numeração decimal (árabe) em suportes (1), (2), etc. A numeração da equação será alinhada à direita.

                                                     

6 Submissão e classificação dos artigos

Os artigos devem ser submetidos em português.

Se respeitados os limites apresentados na seção 2, serão considerados como propostos para o SEMBRAGIRES 2017 e seguirão, portanto, o processo de avaliação. Os artigos aprovados, e apresentados, serão publicados em livro, no formato e-book com ISBN.

É importante salientar que poderão ser enviados no máximo 5 (cinco) artigos por autor, sendo que apenas 2 (dois) como autor principal.

7 Citações e formatação das referências

Citar corretamente a literatura é muito importante. A citação de autores ao longo do texto, de acordo com Fulano (2011), é feita em letras minúsculas, enquanto que a citação de autores entre parêntese ao final do parágrafo deve ser feita em letra maiúscula. Citar trechos de trabalhos de outros autores, sem referenciar adequadamente, pode ser enquadrado como plágio (FULANO; BELTRANO, 2012).

As citações de mais de três linhas devem ser digitadas em corpo 11, com espaçamento simples entre as linhas e destacadas do texto 12pt antes e depois, e recuo 4cm. As citações de até três linhas devem integrar o corpo do texto e serem assinaladas “entre aspas”. Em ambos os casos, as citações devem obedecer às normas vigentes da ABNT.

Todos os documentos relacionados nas Referências devem ser citados no texto, assim como todas as citações do texto devem constar nas Referências.

As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção Referências.

8 Agradecimentos (opcional)

Podem ser inseridos logo antes das referências. Devido à regra que impossibilita alterações em artigos já submetidos, após o processo de submissão, sugerimos que possíveis apoios a serem recebidos já sejam inseridos no corpo do artigo no momento da submissão. Máximo de 400 caracteres.

Referências

As referências são elemento obrigatório. Devem ser alinhadas somente à margem esquerda do texto e de forma a identificar o documento, separadas por espaços simples.

OTT, Margot Bertolucci. Tendências Ideológicas no Ensino de Primeiro Grau. Porto Alegre: UFRGS, 1983. 214 p. Tese (Doutorado) Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1983.

MELLO, Luiz Antonio. A Onda Maldita: como nasceu a Fluminense FM. Niterói: Arte & Ofício, 1992. Disponível em: <http://www.actech.com.br/aondamaldita/ creditos.html> Acesso em: 13 out. 1997.

SCHWARTZMAN, Simon. Como a Universidade Está se Pensando? In: PEREIRA, Antonio Gomes (Org.). Para Onde Vai a Universidade Brasileira? Fortaleza: UFC, 1983. P. 29-45.

SAVIANI, Demerval. A Universidade e a Problemática da Educação e Cultura. Educação Brasileira, Brasília, v. 1, n. 3, p. 35-58, maio/ago. 1979.

AZEVEDO, Dermi. Sarney Convida Igrejas Cristãs para Diálogo sobre o Pacto. Folha de São Paulo, São Paulo, 22 out. 1985. Caderno econômico, p. 13.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

22 a 24 de novembro de 2017

Natal-RN