PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE
O projeto político pedagógico é um documento norteador de ações dentro da escola, ou seja, é um instrumento de gestão democrática, que existe nas instituições de ensino. Nele encontramos explicitados os fundamentos teórico-metodológicos, uma seleção de valores consolidados, os objetivos, a forma de organização escolar e o processo de avaliação educacional, encontraremos assim, todas as teorias que fundamentam a prática educativa da escola, e principalmente as relações desses com a sustentabilidade. (Bianca)
Para realizar a implantação ou implementação do projeto político pedagógico de uma escola, é importante conhecer a realidade ali vigente. Para tanto, diagnosticar a realidade escolar é segundo Vasconcellos (2009) a forma pela qual enxergamos o que está explicito e principalmente implícito dentro desta realidade, a fim de traçar propostas que atendam os anseios e necessidades reais, por meio da implantação de novas práticas que minimizem as fragilidades da escola e que acentuem as suas potencialidades. Um diagnótico que podemos utilizar para contribuir na elaboração ou reelaboração de um PPP pode referir-se a atividade de marco zero realizado no curso escolas sustentáveis e com-vidas. (Bianca)
A escola pesquisada é uma escola da Rede Municipal de Campo Grande, situada na região do Bandeira, e que em seu processo de reestruturação do PPP da escola, elenca dentro de seu marco referencial o sonho de oferecer as condições propicias para desenvolvimento das potencialidades do aluno, para assim, por meio do desenvolvimento de práticas desafiadoras que estimulem no aluno, o desenvolvimento da cidadania, da criticidade, da criatividade e da participação. (Bianca)
Busca assim, ser reconhecida pela comunidade por oferecer um ensino de qualidade, por meio da organização administrativa, equipe técnica, professores e servidores em geral comprometidos com a educação. Respeito e aprendizagem são as palavras de ordem na referida instituição. (Bianca)
A escola destaca que a educação é a alavanca para o desenvolvimento social e cultural de um povo, e para tanto destaca a qualificação dos professores como um processo importante em prol da melhoria da educação. Para tanto aposta na interação dialética como importante referência para o desenvolvimento pleno do ser humano, vê o aluno como um sujeito produtor de conhecimento e acredita que o papel do professor é de mediar o processo de aprendizagem do aluno. (Bianca)
A escola pesquisada, ao realizar a atividade marco zero proposto no curso escolas sustentáveis e com-vidas, percebeu que o seu PPP não contempla de forma explicitas ações que visem à sustentabilidade e que atenda assim as necessidades reais, esta reflexão realizada ocorreu por meio da atividade de investigação proposta pelo curso. (Bianca)
Os trabalhos pedagógicos desenvolvidos em relação às temáticas ambientais ocorrem de formas desarticuladas dentro da escola, ficando a cargo das disciplinas de ciências e geografia o desenvolvimento do tema, já que o mesmo já faz parte dos conteúdos das referidas áreas de conhecimento. As questões culturais são abordadas no componente curricular de história, não vendo assim que quando falamos de ambiente, estamos falando de desenvolvimento social e cultural.(Bianca)
Diante do exposto, a escola ao interrogar seu documento norteador, sentiu a necessidade de reestruturação de seu PPP, a fim de atender as necessidades advindas da atualidade, e buscando adequar e organizar o trabalho pedagógico com vistas a atender as novas necessidades da realidade escolar em uma perspectiva sustentável e abarque ações articuladas entre todos os atores envolvidos na escola por meio da implantação de projetos interdisciplinares que mobilizem os alunos desde a educação infantil até os anos finais do ensino fundamental. (Bianca)