Dilma e Lula: Reportagem Tchau Querida
Participantes:

Leilane

Cristiana

Legenda:
… – micropausa ou interrupção ou alongamento vocálico.
(…) – demonstração de corte em trechos não relevantes.
(inint) – palavra ou trecho que não conseguimos entender.
(palavra 1 / palavra 2) – hipótese de palavra e/ou hipótese fonográfica.
((palavra)) – comentários da transcrição ou onomatopeias.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
((início))

Leilane: E eu vou falar direto com a Cristiana Lobo, em Brasília. Cristiana, quando a gente pensa que nada mais vai acontecer, as notícias continuam.

Cristiana: Continuam. E uma suplantando a outra, né, Leilane. Porque a presidente Dilma deu uma entrevista hoje para anunciar aí a nomeação do ex-presidente Lula, notícia que havia sido vazada por parlamentares do PT, o líder do PP e o líder do governo; e agora vem essa notícia, que é gravíssima para a situação da… do presi… do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, porque há aí um objetivo, segundo os investigadores, de mostrar o ato de nomeação caso haja algum problema, ou seja, como disse o Marcelo Cosme, se houver algum problema, alguma ação, alguma fase da Polícia Federal de.... de busca e apreensão ou de… de prisão temporária, no caso, neste caso de prisão temporária, ele teria esse argumento de dizer que ele não mais responde ao foro de Curitiba e sim ao foro do Supremo Tribunal Federal. Agora, a questão que está colocada neste momento é a seguinte, o foro privilegiado, ele existe a partir do momento da publicação no Diário Oficial da União desta nomeação. Então nós não sabemos agora se a publicação do Diário Oficial extra que estava prometido para hoje, essa publicação extra está prometida para hoje já foi feita ou não, e qual vai ser o encaminhamento porque mais cedo o próprio Marcelo Cosme apurou lá em Curitiba e nos informou que o juiz Sérgio Moro estava dando a ordem para os investigadores da 24a. Operação Lava Jato para que eles encerrassem, colocassem um ponto final nas investigações, caso eh… no momento em que fosse oficializada a nomeação do ex-presidente Lula. Então, os investigadores já estavam preparando caixas de documentos para remeter para cá para o Supremo Tribunal, para a Procuradoria-Geral da República e Supremo Tribunal Federal. Então, agora, esta é uma notícia realmente eh… bombástica e vamos ver como vai ser a reação do governo, e do próprio ex-presidente Lula, porque é um grampo, um grampo com…

Leilane: Cris…

Cristiana: … autorização judicial… hm?

Leilane: Cristiana, desculpa. Eu vou te interromper, porque nós vamos mostrar agora, exibir aqui na Globo News, em primeira mão, o áudio dessa gravação que o Marcelo Cosme mostrou a transcrição. Agora nós vamos entrar, você vai ouvir exatamente esse diálogo que o Marcelo Cosme acabou de mostrar.

Transcrição de áudio Dilma Lula (o famoso Tchau Querida)
Participantes:
P: Presidente Dilma Rousseff
R: Ex-presidente Lula
Legenda:
… – micropausa ou interrupção ou alongamento vocálico.
(…) – demonstração de corte em trechos não relevantes.
(inint) – palavra ou trecho que não conseguimos entender.
(palavra 1 / palavra 2) – hipótese de palavra e/ou hipótese fonográfica.
((palavra)) – comentários da transcrição ou onomatopeias.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
((início))


P: Alô.

R: Alô.

P: Lula, deixa eu…

R: Fala, querida.

P: … te falar uma coisa?

R: Ahm.

P: Seguinte, eu estou mandando o ‘Bessias’, junto com o papel para a gente ter ele…

R: Ahm.

P: … e só use em caso de necessidade, que é o termo de posse.

R: Aham.

P: Tá?

R: Ah, tá bom. Tá bom.

P: Só isso.

R: Ao mesmo…

P: Você espera aí…

R: Ah, tá bom.

P: … que ele está indo aí.

R: Tá bom. Estou aqui. Fico aguardando.

P: Tá?

R: Tá bom.

P: Tchau.

R: Tchau, querida. ((silêncio)) Então é aquilo…

((fim))

Leilane: Bom… Então você acaba de ouvir eh… o áudio gravado desse telefonema que foi trocado, que foi eh… gravado pela Polícia Federal. ((suspiro)) Vamos ouvir mais uma vez, é um telefonema gravado pela Polícia Federal, hoje pela manhã.