Transmissão de Informação - Modulação

Para a transmissão de informação por ondas eletromagnéticas (ondas rádio) a longas distâncias é necessário recorrer a uma técnica chamada de modulação.

Modulação é a técnica onde uma onda portadora  (sinal que é modulado), que é uma onda sinusoidal de frequência elevada (bastante superior à da informação) é modificada, com a finalidade de transmitir informação, utilizada em transmissão.

Há várias técnicas de modulação. Vamos referir apenas duas: modulação em amplitude (AM) e a modulação em frequência (FM).

Modulação em Amplitude ou simplesmente AM (do inglês Amplitude Modulation - Modulação de Amplitude), é a forma de modulação em que a amplitude de um sinal sinusoidal, chamado portador, varia em função do sinal que contém a informação, que é o sinal modulador. A frequência da onda portadora é mantida constante.

Na Modulação em Frequência ou simplesmente FM (frequency modulation) faz-se variar  a frequência da onda portadora em função do sinal que contém a informação. A amplitude da onda portadora é mantida constante.

O FM tem a vantagem de “lidar” melhor com o ruído, pois o ruído afeta essencialmente a amplitude do sinal (como no FM a amplitude permanece constante, não pode ser alterada…), o que confere ao FM uma melhor qualidade de transmissão, um dos seus inconvenientes é o alcance da transmissão (normalmente inferior ao AM).