ECOTURISMO

 

Na década dos 80 começa a ser utilizado o termo “ecoturismo” mas so no ano 1990 aparece a primeira definição estabelecida pela Sociedade Internacional de Ecoturismo:

“A viagem responsável às zonas naturais que conserva o meio ambiente e melhora o bem-estar das populações locais”

 

No ano 1999, como consecuência do aumento da atividade a definição fica num âmbito mais amplio:

“Ecoturismo é a viagem a zonas fragiles e pristinas, portanto geralmente protegidas, cujo objtetivo é ser de baixo impato e geralmente a pequena escala. Ajuda a educar ao viajante, fornecendo fundos para a conservação do meio ambiente; beneficia diretamente o desenvolvimento económico e a soberania das comunidades locais; e fomenta o respeito às diferentes culturas e aos direitos humanos”.

 

O conceito foi continuamennte adoptada pela União Mundial para a Conservação da Natureza que define Ecoturismo como:

“Aquela modalidade turistica ambientalmente responsável consistente em viajar ou visitar areas naturais com o fim de desfrutar e apreciar a natureza, assim como qualquer manifestação cultural do presente e do pasado, que promova a conservação, tem baixo impato de visita e propicia o envolvimento ativo e socioeconomico benefico das populações locais”.

Resumendo, o ecoturismo é uma tendência que procura compatibilizar a atividade turistica com a ecologia. Tem principios e etica promover o bem-estar das comunidaes locais receitoras do turismo e a preservação do meio natural, atingendo o desenvolvimento sustentável, o que concerne ao crescimento atual que não danifique as posibilidades futuras.

Alguns dos conceitos mais importantes sobre o ecoturismo e o respeito pela natureza e a cultura local, preservando sempre o meio ambiente e o seu uso correito, assim como a valorização dos recursos e a conciação dos que estão em extinção. Os ecoturistas são aqueles viajantes que visitam uma area sem perturbâ-la, generando o menor impato possível com um objetivo claro de apreciar e estudiar os atrativos naturais da zona, paisagens, flora e fauna.

 

 

Segundo a Sociedade Internacional do Ecoturismo há algumas caracteristicas que destacam-se no ecoturismo:

- Criação de parques e areas protegidas

- Favorecer a conservação da biodiversidade

- Contribuir nas especies em peligro de extinção

- Compreensão dos visitantes às populações locais

- Orientar hacia o meio ambiente e não aos seres humanos

- Não alterar aos recursos naturais e culturais, reconhecendo que estos elementos são claves para a experiência da viagem e portanto aceitar os limites de usos

- Criar o minimo impato sobre o ambiente

 

 

As vezes acostumam confundir qualquer atividade turistica desenvolvimento na natureza com o ecoturismo. O ecoturismo protege-se ao meio ambiente e tem minimos impatos sobre ele ajudando à comunidade local desenvolver de maneira mais sutentável com um participação ativa. Por sua parte o turismo de aventura tem mais impatos na natureza e não procura a sua preservação da mesma senão o uso dos recursos para o desenvolvimento da atividade.

 

O turismo rural tamém constiuie outro tipo de turismo, as vezes confundendo-se com o ecoturismo de egual maneira, e é aquele junta a estadia com a realizaçao de atividades no local. Estas modalidades turisticas podem desenvolver-se concientizando à mercado e vinculado a ecologia.

 

O desenvolvimento do turismo sustentável está ligada aos espacios e areas naturais que albergam a natureza melhor conservada dum pais e duma região. Devido aos atrativos naturais, estos espaços  suporta uma crescente afluência de visitantes que podem causar, senão regula-se e planifica com sensibilidade, um impacto negativo sobre os valores ecológicos e da paisagem. Com o objetivo de conciliar a conservação e atividade turística nasce a Carta Europeia do Turismo Sustentável (CETS), um instrumento de planificação participada para o desenvolvimento de forma sustentável esta atividade nos espaços protegidos que, entre os objetivos pretende-se ajudar as empresas turísticas. Com este vinculo as empresas podem adicionar-se a CETS adotando medidas para melhorar a sustentabilidade dos negócios, formalizando um contrato de colaboração com o gestor do espaço natural protegido.

 

A Carta Europeia do Turismo Sustentável (CETS) é uma iniciativa que tem como objetivo avançar de maneira efetiva nos princípios do turismo sustentável em espaços naturais protegidos. Foi elaborada entre 1995 e 1998 por os gerentes dos espaços protegidos e pelos representantes do setor turístico e esta financiada pelo Programa LIFE da UE. É um instrumento de planificação participada do turismo com todos os stake holders implicados no local. O processo de implantação da CETS realiza-se nas seguintes três fases formando parte todas as entidades involucradas:

1.       Avaliação dos espaços protegidos com planes de ação e execução para 5 anos.

2.       Adicionar os empresários turísticos com um contrato de colaboração com o especo protegido.

3.       Adicionar aos operadores turísticos.

Em Espanha, a Federación Europarc agrupa os espaços protegidos dos 38 países europeus e a entidade gestora e garante da CETS. Dos 75 espaços protegidos avaliados atualmente com a CETS, 28 são espanhóis.

 

Para as empresas conseguirem a CETS, estas empresas tem de ter varias ações básicas:

- Melhorar a sua oferta turística e acrescentar a sua colaboração com o espaço natural, os empresários tem desenvolvido ações para conhecer melhor seu mercado e o do destino turístico. Teram desenvolvido trabalhos conjuntos com outros empresários turísticos formando parte d Forum Permanente do Turismo Sustentável do seu espaço natural protegido.

- Melhorar o seu comportamento ambiental adotando medidas de poupança de água e arranjos de instalações. Além de terem elaborado matérias informativos para envolver as pessoas da comunidade.

- Para contribuir à conservação do patrimônio e apoiar o desenvolvimento local compram produtos e informar aos hospedes sobre os alojamentos locais.

 

A empresa de atividades tem adotado além outras medidas, como um desenho de seu oferta que respeita a normativa do espaço natural e tem em conta as suas limitações e fragilidade dos locais onde desenvolvem as atividades.

 

ECOTURISMO EM ESPANHA: A ILHA DE EL HIERRO COMO MODELO DE TURISMO SUSTENTÁVEL

 

As Ilhas Canárias oferecem um entorno rural unico para descobrir espantosas paisagens criados pela lava, bosques quase selvaticos, enormes volcanes, extensas florestas e praias de areia preta e branca, assim como grandes montanhas cheias de uma biodiversidade unica, com especies endémicas e exclusias.

O turismo de natureza nas ilhas podera ser uma experiencia unica pela singularidade dos ecossistemas insulares evoluidos à beira do mar com a influência direita do oceâno.

Além das paisagens presentes nas ilhas das Canárias, o sentir da natureza parece estar cada vez mais inserido na população local gracias aos diferentes projetos de divulgação do nosso patrimonio natural onde tem participado muitas organizações e entidades locais durante as ultimas decadas.

 

A ilha de El Hierro é a menor e diferente das Ilhas Canárias. Também é a mais ocidental e meridional das ilhas. Pertence ao conselho de Santa Cruz de Tenerife e a sua capital é Valverde, mas além dos municípios de La Frontera e de El Pinar. É a ilha mais ocidental e meridional das Ilhas Canárias (Espanha). No ano 2000 foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera e na atualidade desenvolve um plano gerido pelo Ministerio de Indústria, Energia e Turismo.

el hierro.jpg

 

A ilha de El Hierro pode ser uma das Ilhas Canárias com paisagens mais prístinas e pouco alteradas pela mão do homem. Esta ilha além de ser a menor do arquipélago e a melhor conservada tendo sempre um desenvolvimento econômico respeitando a natureza. Na superfície há presentes ao menos 1000 vulcões que fazem dela uma ilha espetacular. Nos últimos anos, os governantes têm desenvolvidos varias ações para a recuperação dos caminhos tradicionais criando uma Rede de Caminhos pela ilha. A promoção do turismo sustentável, de natureza o ecoturismo está sempre presente nas políticas ambientais do governo insular, tendo importância no desenvolvimento da economia local e das comunidades da ilha.

 

Nos últimos anos tem decorrido um projeto bastante grande a nível mundial e que da a ilha o privilegio de ser a primeira ilha do mundo autossustentável. O projeto chama-se El Hierro 100% Renovável e tem como objetivo o desenho, desenvolvimento, construção dum sistema hidroelétrico capaz de cobrir a demanda elétrica na ilha de El Hierro. Com este sistema hidroelétrico, consigue-se transformar uma fonte de energia intermitente e controlado de eletricidade maximizando a energia eólica.

esquema100%.gif

 

A Ilha esta muito longe do turismo masivo e de praia, e esto é um conceito muito apoiado pelos seus habitantes. Esto é devido a ausência de grandes praias de areia e a inacessibilidade as poucas existentes o que faze da ilha ser pouco atrativa para um tipo de turismo familiar. As autoridades insulares acreditam numa gestão do turismo em função da qualidade não entanto da quantidade, é mais importante a ideia de termos um turismo de qualidade e a ilha deve estar ao mesmo nível. As atividades que são promovidas na ilha estão ligadas à natureza como caminhadas e atividades nos espaços naturais protegidos.