Published using Google Docs
20150416 - Tecendo nossa estória - Por: Naira Caroline Teixeira
Updated automatically every 5 minutes


Tecendo nossa estória

Por: Naira Caroline Teixeira

Foto01-Texto_tecendo.jpg

Ao longo da jornada chamada ”Vida” somos convocados por conflitos sobre quem somos, o que queremos, o que gostamos, como nos vemos, como o outro nos vê ou que decisão tomar.

Precisamos nos conclamar e tirar de nós mesmos respostas que parecemos não possuir. Recorremos muitas vezes a outras pessoas, ao tempo, aos sinais ou a tantas coisas que de alguma forma parecem iluminar o caminho. Com o passar do tempo esses recursos “clareadores” parecem fazer cada vez menos sentido e, então, nos deparamos com a necessidade de nos encontrar com o “si-mesmo” e perceber nossas emoções, pensamentos, sentimentos e valores num emaranhado tão complexo que fica difícil achar as pontas dos fios que tecem nossa própria existência.

Nessa hora a terapia pode nos ajudar a puxar cada fio, separando-os pela importância e representatividade que cada elemento tem na nossa vida. Entender que cada sentimento, emoção e valor direciona a forma com que lidamos com as mudanças, com as perdas, com a espera e como saboreamos a tranquilidade e as nossas conquistas. Isso é viver.

Nesse tecer da própria existência há momentos para fazer, desmanchar e refazer alguns pontos. É preciso ação para mudar e contornar as nossas relações com os filhos, os pais, amigos, amores e com as coisas. É preciso continuidade porque enquanto vivemos nos transformamos a cada “experenciar”, assim como um artesão que aprimora sua obra. Encontrar a satisfação talvez seja também perceber que nunca estamos totalmente prontos, mas podemos aproveitar o construir a cada instante, nos percebendo e nos implicando a cada ponto que damos ou desmanchamos.

É possível nesse caminho dar várias formas à nossa própria existência a partir, e com, das experiências que vivenciamos.

Estar pronto, talvez não exista, mas estar apto pode significar ser receptivo à própria essência e, como um tecelão, trabalhar harmonicamente com as possibilidades que a vida nos proporciona.  

_______________________________

Autora: Naira Caroline Teixeira

Registro no Conselho Regional de Psicologia do Estado do Espírito Santo (CRP-ES) n. 1648. Psicóloga formada pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Pós-Graduada com Especialização em Terapia Familiar e Políticas Sociais de Atenção à Família pela Faculdade Unida

Membro do ANIMA - Grupo de Estudos e de Vivências em Psicologia Analítica em Vitória/ES

Publicação: 16/04/2015 – site www.psicologiaclinica.aempresa.com.br

+info: http://www.doctoralia.com.br/medico/teixeira+naira+caroline-14026551