WABA FAZ 26 ANOS!

Em 1990, um grupo de formuladores de políticas de saúde e tomadores de decisão, defensores e ativistas se reuniram e produziram um documento conceitual para proteger, promover e apoiar a amamentação – a Declaração de Innocenti de 1990.  A Declaração clamou para que todos os governos criassem um ambiente propício para que as mulheres pudessem amamentar exclusivamente.  Para que isso aconteça, é necessário um esforço global estratégico e coordenado. Diversos atores que trabalham em vários níveis precisam também de trabalhar juntos para promover a mudança social.  

Essa ambição e visão global levou à criação da Aliança Mundial para a Ação de Aleitamento Materno (WABA) em 14 de fevereiro de 1991, em grande proporção com a ajuda de importantes líderes do UNICEF Nova York.    A WABA começou aparentemente já formada, como uma rede das redes, conectando indivíduos dedicados e organizações eficazes com compromisso para trabalhar protegendo, promovendo e apoiando a amamentação.  A WABA precisava conectar grandes esperanças com as comunidades, dar voz à sociedade civil e estimular a mobilização social em todo o mundo.    

Um ano depois, Anwar Fazal e a equipe do UNICEF perceberam a necessidade de criar um evento único para unificar a mobilização social capaz de construir solidariedade e ação.  Assim, a Semana Mundial da Amamentação (SMAM) teve início em 1992. Ao longo dos anos, os temas da SMAM se concentraram em uma variedade de questões, tornando-se uma grande oportunidade para estimular as questões relacionadas à amamentação. Isso nos ajuda a escutar as vozes dos defensores locais e definir coletivamente as prioridades no mundo quanto à amamentação. A SMAM incorpora o principal objetivo da WABA – fortalecer e trazer coesão ao movimento mundial em prol da amamentação, baseando-se em ações conjuntas.  

 

                                                                                                                       

Em 2016, a WABA deu iniciou ao primeiro dos 15 anos de posicionamento com a campanha para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. O simples ato de amamentar, ato tão vital no início da vida, se protegido, promovido e apoiado, pode contribuir para uma mudança de atitude  e comportamento, e criar condições que preparam o caminho para o desenvolvimento sustentável.   

Neste mundo complexo interdependente, só podemos alcançar o desenvolvimento sustentável juntos. Em 2017 o 25º ano da Semana Mundial da Amamentação tem como temática o trabalho em conjunto pelo bem comum! O esforço conjunto pelo desenvolvimento sustentável é essencial para aumentar as taxas de aleitamento materno.     

Juntos, vamos fazer campanha por toda uma geração e nos comprometer em alcançar os ODS até 2030!

A Semana Mundial da Amamentação é um movimento global vibrante de ação para promover, proteger e apoiar a amamentação por qualquer pessoa, em qualquer lugar e a qualquer momento.  A SMAM expande e conecta o poder de um com o poder de muitos. Somente trabalhando juntos podemos fazer a mudança que precisamos.  

Dato' (Dr.) Anwar Fazal, Presidente  Emérito, WABA

”Vamos trabalhar juntos para identificar o que funciona e superar os desafios comuns. Ao vincular a Semana Mundial da Amamentação com os ODS, nós todos poderemos trabalhar em metas ambiciosas que tenham um efeito prático em todos os níveis. Só  podemos conseguir isso através de parcerias sustentáveis.   Vamos nos unir  para fazer campanha por toda uma geração!”  

Dra. Amal Omer-Salim, Vice Diretora da WABA