Federação de Jovens Batista do Sétimo Dia

PROJETO: FAMÍLIA NA IGREJA

Extraído do calendário JB7 - Gestão anterior. (Com adaptações)

Erik Francis

Curitiba - Paraná

2015


Objetivos

O objetivo deste evento é organizar um dia de atividades de confraternização, para membros das familias de nossos jovens, que não pertencem ao corpo de Cristo e/ou a nossa denominação. Assim a nossa família pode conhecer melhor nossos irmãos, nossa igreja e nossa comunhão. A partir desse primeiro contato, pela Graça de Deus, poderão conhecer Cristo, nosso amado Mestre.

E tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo tu e a tua casa. E lhe pregavam a Palavra do Senhor, e a todos que estavam em sua casa. Atos 16:30-32

Horário e Local

A data e horário será definido conforme calendário da Federação Nacional de Jovens Batistas do Sétimo Dia. Essa atividade pode ser realizada na Igreja, em uma chácara ou na casa de algum irmão. Não há limite de tempo, para realização, podendo ser realizado em um dia todo de confraternização, ou apenas em um período específico. (Por exemplo: à tarde).

Desenvolvimento

Sugerimos que, a liderança JB7 local, organize o dia em família com antecedência. Planejamento de detalhes, conhecimento dos hábitos e costumes, dos membros das famílias que participarão, é fundamental para o sucesso do evento.

Convidar igrejas mais próximas com suas famílias a se reunirem pode enriquecer a programação, além de aumentar a integração entre nossas igrejas locais.

Pode-se ainda convidar, inclusive outras denominações a participar, onde ocorre de familiares congregarem em denominações diferentes. Porém a JB7 e seu Pastor/liderança local precisam estar de acordo e muito a vontade ao tomar tal decisão, tudo para que seja um dia ou tarde onde todos os Jovens Batistas do Sétimo Dia estejam unidos em oração e em confraternização com sua família e com a família da fé.

Toda a família pode participar, apesar de o foco ser em torno dos famíliares que não são cristãos, é muito importante que todos participem do trabalho.

É de suma importância preparar meditações breves de cunho evangelístico, louvores que levem as pessoas a refletir sobre o amor de Deus pela família e sua participação na divulgação do Reino de Deus.

        

Recomendações Especificas:

Recomenda-se realizar um período de oração e se possível, jejum também, um fim de semana antes da realização do evento, para que o Senhor possa quebrantar o coração daqueles familiares, que ainda não reconhecem Jesus como seu Salvador pessoal, ou não pretendem pertencer a uma religião ou denominação. Para que aqueles que “jamais” participariam de um evento deste tipo, sintam-se tocados e direcionados pelo mover do Espírito Santo do Senhor.

Sugestões de Atividades:

Sugerimos de forma geral, que sejam desenvolvidas atividades de lazer com as famílias, que se faça um almoço e que se encerre com um café da tarde. Atividades recreativas como, gincanas, jogos, brincadeiras, e atividades onde a familia possa confraternizar juntos, (Exemplo: Pais e filhos, cônjuges, Familia desafiando família (no bom sentido do termo), etc.).

Em meios as atividades de lazer solicitamos que sejam feitas breves meditações Bíblicas, Orações, Louvores e testemunhos relacionados a resistência da família no exercicio da fé..

Programação/Roteiro

        Para uma melhor organização é recomendado que uma programação detalhada seja elaborada para o evento.

Abaixo, será  disponibilizado uma sugestão de roteiro (de uma tarde), não necessitando ser seguida à risca por todas as igrejas devido as condições de cada uma. Como já citado anteriormente o conhecimento de habitos e costumes das famílias é muito importante, podendo realizar o evento em um dia cheio ou ainda, em um período menor que o sugerido abaixo:

12:00 - Início

12:30 - Almoço

14:00 - Meditação e Louvor (Preferência para louvores “Celebração”)

14:20 - Dinamicas e/ou brincadeiras (A escolha da JB7 local)

15:00 - Testemunho (Pode ser alguém que enfrentou dificuldades com a família no inicio da fé)

15:10 - Louvores (Preferência para louvores “Celebração”)

15:30 - Dinamicas e/ou brincadeiras (A escolha da JB7 local)

16:00 - Período de Louvor (Preferência para louvores “Adoração”)

16:20 - Período de Oração com as Famílias (Preferencialmente em grupos)

16:40 - Mensagem (20 minutos)

17:00 - Encerramento

17:15 - Café da tarde