Este tutorial foi elaborado com a finalidade de orientar os pesquisadores da UFG sobre os procedimentos para importação automática, validação e edição da produção constante do Currículo Lattes, por meio do módulo Produção Intelectual - SIGAA.

[1] INFORMAÇÕES INICIAIS

[1.1] As orientações apresentadas neste tutorial estão relacionadas ao atendimento dos requisitos constantes dos Editais de Iniciação Científica (PIBIC, PIBIC-AF, PIBIC-EF, PIBIC-EM, PIVIC, PIBIC-PROLICEN e PIVIC-PROLICEN) e Desenvolvimento Tecnológico (PIBITI e PIVITI) da UFG - 2017/2018 <link: https://prpi.ufg.br/p/19393-editais-retificados-2017-2018>, no que refere à pontuação da produção docente que, a partir de agora, será realizada por meio do módulo Produção Intelectual - SIGAA;

[1.2] Conforme informado nos respectivos editais, é de responsabilidade do pesquisador proceder a autorização da importação, validação e edição das informações complementares dos produtos importados do Currículo Lattes;

[1.3] Também é importante destacar que os editais informam explicitamente que não haverá recurso em relação à pontuação da produção atribuída ao docente. Por esse motivo, é importante que o pesquisador realize os procedimentos conforme orientado neste tutorial;

[1.4] O módulo Produção Intelectual - SIGAA possui uma funcionalidade (timer) que é executado automaticamente, todos os dias, para importação e/ou atualização da produção constante do Currículo Lattes. Sendo assim, após o pesquisador autorizar a importação automática da sua produção pode ser que o sistema demore até 24 (vinte e quatro) horas para realizar o procedimento (importar e/ou atualizar a produção);

[1.5] Uma informação importante é que esse mecanismos de importação automática da produção do Currículo Lattes é possível por meio de um serviço do CNPq (web service) que permite ao sistema acessar a produção do pesquisador, a qual é disponibilizada em um arquivo no formato xml. No entanto, nem todas as informações visualizadas no Currículo Lattes são disponibilizadas no arquivo xml, já que algumas dessas informações são geradas dinamicamente no carregamento da página. Por esse motivo, é necessário a colaboração dos pesquisadores no sentido de complementar algumas informações para determinados tipos de produtos, visando possibilitar o adequado reconhecimento e cálculo da sua produção.

[1.6] A PRPI e a Equipe de Implantação SIGAA/CERCOMP têm realizado os esforço necessários e possíveis para o aprimoramento do sistema e do processo relacionado à iniciação científica e de desenvolvimento tecnológico.

[1.7] Em caso de dúvidas na utilização do módulo Produção Intelectual - SIGAA, favor entrar em contato com a PRPI/UFG (www.prpi.ufg.br). Já em caso de problemas para utilização do sistema (ocorrência de erros), abrir um chamado (GLPI) para o CERCOMP (https://oscercomp.ufg.br).


[2] UTILIZAÇÃO DO MÓDULO PRODUÇÃO INTELECTUAL

[2.1] Acessar Portal do Docente - SIGAA

Acesse o Portal UFGnet (ufgnet.ufg.br) e escolha as opções de menu: ACADÊMICO >> Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas - SIGAA.

portal-ufgnet_acesso.png

No SIGAA, selecione a opção PORTAL DO DOCENTE.

sigaa_selecionar_portal-docente.png

Para todos os tipos de produção contemplados nos Editais ICT 2017/2018, o pesquisador deverá adotar os seguintes procedimentos, os quais serão descritos detalhadamente mais à frente:

1. Autorizar a Importação Automática do Currículo Lattes;

2. Validar suas produções;

3. Editar/complementar informações específicas sobre cada produto;

4. Validar (novamente) suas produções editadas.

Além de possibilitar a importação automática da produção constante do Currículo Lattes, o módulo Produção Intelectual - SIGAA também permite ao pesquisador realizar o cadastro de determinado produto diretamente no módulo, acessando a funcionalidade:

PRODUÇÃO INTELECTUAL >> Minhas Produções >> Cadastrar novas

[2.2] Autorizar a importação automática do Currículo Lattes

Dentro do Portal do Docente selecione o menu:

PRODUÇÃO INTELECTUAL >> Minhas Produções >> Autorizar Importação Automática do Currículo Lattes

autorizar importacao.JPG

Após, selecione o checkbox para autorizar a importação e informe o “Ano de Referência”. Os Editais ICT 2017/2018 estão configurados para considerar a produção dos 5 últimos anos. Assim, neste momento, informe o ano de referência 2012 e, em seguida, clique no botão “Confirmar”.

anoreferencia.JPG

[2.3] Validar produções

Após autorizar a importação do Currículo Lattes é necessário validar as produções.Para isso, acesse o menu:

PRODUÇÃO INTELECTUAL >> Minhas Produções >> Validar minhas produções

validar.JPG

Serão listadas todas as produções, agrupadas por categoria. Selecione as produções que deseja validar, em seguida, clique no botão “Confirmar”.

prodfig4.JPG

[2.4] Editar/complementar informações sobre produções importadas

Para editar/complementar informações das produções importadas acesse o menu:

PRODUÇÃO INTELECTUAL >> Minhas Produções >> Listar Cadastradas

prodfig5.JPG

Após autorizar e validar as produções é necessário editá-las inserindo as informações adicionais para que os respectivos produtos sejam considerados no cálculo da produção do docente, segundo os requisitos dos Editais ICT 2017/2018.

Selecione uma determinada categoria de produtos (por exemplo, “Artigos, Periódicos, Jornais e Similares” ou outro). Será exibida a lista de produtos importados e validados para essa categoria. Assim, clique no símbolo “Alterar”.

 prodfig8.JPG

Associar o produto ao projeto de pesquisa, se for o caso.

Para todos os tipos de produtos é obrigatório fazer a associação entre produto e projeto. O produto poderá ser associado a um "Projeto de Pesquisa" ou "Projeto de Extensão". Caso o produto não tenha relação com esses tipos de projeto, deverá ser selecionada a opção "Projeto Isolado".

Se o produto estiver associado a um "Projeto de Pesquisa" ou "Projeto de Extensão", após ser selecionada a respectiva opção, o pesquisador deverá selecionar o projeto correspondente no campo "Título do Projeto".

prod-intect_associar-produto-projeto.png

Cada tipo de produção possui uma informação importante que será considerada pelo módulo Produção Intelectual - SIGAA para o cálculo da produção docente, conforme será descrito no item [3].

Durante a edição/complementação das informações do produto os campos obrigatórios (marcados com *) que estiverem vazios também deverão ser preenchidos, os demais campos “em branco” são de preenchimento opcional.

Após preencher as informações necessárias, clique no botão “Alterar”.

[2.5] Validação das produções editadas

Após qualquer alteração em um produto é necessário validá-la novamente, seguindo os procedimentos do item [2.2].

[3] ORIENTAÇÕES PARA COMPLEMENTAR INFORMAÇÕES DOS PRODUTOS

Para fins de atendimento dos Editais ICT 2017/2018, os seguintes procedimentos devem ser observados para cada tipo de produção e para cada produto, considerando os itens de pontuação constantes do ANEXO 1 - TABELAS DE PONTUAÇÃO DE PRODUÇÃO:

[3.1] Publicações

Artigos completos publicados em periódicos científicos especializados

Trabalhos completos publicados em anais de eventos

Acesse a funcionalidade PRODUÇÃO INTELECTUAL >> Minhas Produções >> Listar Cadastradas e, após visualizar a tela de categorias de produtos, selecione o tipo “Artigo, Periódicos, Jornais e Similares”. Selecione a publicação desejada e clique no símbolo “Alterar”.

prod-intect_artigos_selecionar-base.png

Entre outras informações, esse tipo de produção possui o campo “BASE”, que é obrigatório e deve ser preenchido pelo pesquisador para que sua produção seja considerada no cálculo da produção docente. O campo pode assumir os seguintes valores: ISI Web of Science, Scielo, Scopus ou Outra.

No caso de artigo publicado em periódico/revista, outro campo importante é o “Tipo de Periódico”, que é obrigatório e deve ser preenchido pelo pesquisador para que sua produção seja considerada no cálculo da produção docente. O campo deverá assumir um dos seguintes valores, dentre os outros disponíveis: Jornal Científico e Revista Científica. 

Para a grande área de conhecimento “Ciências Exatas e da Terra” e “Engenharias”, no caso de artigo publicado em conferências (anais do evento), outro campo importante é o “Tipo de Periódico”, que é obrigatório e deve ser preenchido pelo pesquisador para que sua produção seja considerada no cálculo da produção docente. O campo deverá assumir um dos seguintes valores, dentre os outros disponíveis: Anais. 

[3.2] Publicações - Capítulo de Livros

Acesse a funcionalidade PRODUÇÃO INTELECTUAL >> Minhas Produções >> Listar Cadastradas e, após visualizar a tela de categorias de produtos, selecione o tipo “Capítulo de Livros”. Selecione a publicação desejada e clique no símbolo “Alterar”.

producao-intelectual_capitulo-livros.PNG

Entre outras informações, esse tipo de produção possui o campo “Publicação”, que é obrigatório e deve ser preenchido pelo pesquisador para que sua produção seja considerada no cálculo da produção docente. O campo deverá assumir um dos seguintes valores, dentre os outros disponíveis: Internacional, Nacional, Local ou Regional. 

Outro campo importante é “Tipo de Participação”, que é obrigatório e deve ser preenchido pelo pesquisador para que sua produção seja considerada no cálculo da produção docente. O campo deverá assumir um dos seguintes valores, dentre os outros disponíveis: Autor, Em equipe como Responsável, Em equipe como Colaborador. 

[3.3] Publicações - Livros

Acesse a funcionalidade PRODUÇÃO INTELECTUAL >> Minhas Produções >> Listar Cadastradas e, após visualizar a tela de categorias de produtos, selecione o tipo “Livros”. Selecione a publicação desejada e clique no símbolo “Alterar”.

prod-intect_livros.png

Entre outras informações, esse tipo de produção possui o campo “Publicação”, que é obrigatório e deve ser preenchido pelo pesquisador para que sua produção seja considerada no cálculo da produção docente. O campo deverá assumir um dos seguintes valores, dentre os outros disponíveis: Internacional, Nacional, Local ou Regional. 

Outro campo importante é “Tipo de Participação”, que é obrigatório e deve ser preenchido pelo pesquisador para que sua produção seja considerada no cálculo da produção docente. O campo deverá assumir um dos seguintes valores, dentre os outros disponíveis: Em equipe como Responsável, Em equipe como Colaborador. 

[3.4] Participação em Eventos - Resumos e trabalhos completos publicados em anais de eventos

Acesse a funcionalidade PRODUÇÃO INTELECTUAL >> Minhas Produções >> Listar Cadastradas e, após visualizar a tela de categorias de produtos, selecione o tipo “Participação em Eventos”. Selecione a publicação desejada e clique no símbolo “Alterar”.

prod-intect_participacao-eventos.png

Entre outras informações, esse tipo de produção possui o campo “Âmbito”, que é obrigatório e deve ser preenchido pelo pesquisador para que sua produção seja considerada no cálculo da produção docente. O campo deverá assumir um dos seguintes valores, dentre os outros disponíveis: Internacional, Nacional ou Regional. 

[3.5] Produções Tecnológicas

Maquetes, Protótipos, Softwares e outros

Acesse a funcionalidade PRODUÇÃO INTELECTUAL >> Minhas Produções >> Listar Cadastradas e, após visualizar a tela de categorias de produtos, selecione o tipo “Maquetes, Protótipos, Softwares e outros”. Selecione a publicação desejada e clique no símbolo “Alterar”.

producao-intelectual_maquete-software-outros.PNG

Entre outras informações, esse tipo de produção possui o campo “Tipo de Produção Tecnológica”, que é obrigatório e deve ser preenchido pelo pesquisador para que sua produção seja considerada no cálculo da produção docente. O campo deverá assumir um dos seguintes valores, dentre os outros disponíveis: Maquetes, Protótipos, Software e Outros. 

[3.6] Produções Tecnológicas

Patentes

Acesse a funcionalidade PRODUÇÃO INTELECTUAL >> Minhas Produções >> Listar Cadastradas e, após visualizar a tela de categorias de produtos, selecione o tipo “Patentes”. Selecione a publicação desejada e clique no símbolo “Alterar”.

producao-intelectual_patente.PNG

Entre outras informações, esse tipo de produção possui o campo “Tipo de Participação”, que é obrigatório e deve ser preenchido pelo pesquisador para que sua produção seja considerada no cálculo da produção docente. O campo deverá assumir um dos seguintes valores, dentre os outros disponíveis: Coordenador, Em equipe como Responsável e Em equipe como Colaborador. 

[3.7] Bolsas Obtidas (Bolsista Produtividade)

Acesse a funcionalidade PRODUÇÃO INTELECTUAL >> Minhas Produções >> Listar Cadastradas e, após visualizar a tela de categorias de produtos, selecione o tipo “Bolsas Obtidas”. Clique em “Cadastrar Bolsa Obtida”, preencha os dados requerido e clique em “Cadastrar”.

Após o cadastro da Bolsa de Produtividade a PRPI validará as Bolsas cadastradas.

[3.8] Edição e Revisão de Periódicos

Acesse a funcionalidade PRODUÇÃO INTELECTUAL >> Minhas Produções >> Listar Cadastradas e, após visualizar a tela de categorias de produtos, selecione o tipo “Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Periódicos”. Selecione a publicação desejada e clique no símbolo “Alterar”.

producao-intelectual_edicao-revisao-periodico.PNG

Entre outras informações, esse tipo de produção possui o campo “Publicação”, que é obrigatório e deve ser preenchido pelo pesquisador para que sua produção seja considerada no cálculo da produção docente. O campo deverá assumir um dos seguintes valores, dentre os outros disponíveis: Internacional, Nacional ou Regional. 

Outro campo importante é “Tipo de Participação”, que é obrigatório e deve ser preenchido pelo pesquisador para que sua produção seja considerada no cálculo da produção docente. O campo deverá assumir um dos seguintes valores, dentre os outros disponíveis: Membro do Conselho Editorial, Revisor de Periodicos, Jornais e Similares, Editor de Periodicos, Jornais e Similares. 

[3.9] Orientações e supervisões concluídas e aprovadas (pós-graduação)

[3.10] Orientações e supervisões em andamento (pós-graduação)

As informações sobre as orientações de pós-graduação (mestrado e doutorado) serão obtidas diretamente do sistema (SIGAA, módulo Stricto Sensu), não necessitando, a princípio, de qualquer ação por parte do pesquisador.

 

[3.11] Bancas - Trabalhos de Conclusão

Acesse a funcionalidade PRODUÇÃO INTELECTUAL >> Minhas Produções >> Listar Cadastradas e, após visualizar a tela de categorias de produtos, selecione o tipo “Trabalhos de Conclusão”. Selecione a publicação desejada e clique no símbolo “Alterar”.

producao-intelectual_bancas-trabalhos-conclusao.PNG

Entre outras informações, esse tipo de produção possui o campo “Natureza do Exame”, que é obrigatório e deve ser preenchido pelo pesquisador para que sua produção seja considerada no cálculo da produção docente. O campo deverá assumir um dos seguintes valores, dentre os outros disponíveis: Dissertação de Mestrado ou Tese Doutorado.

[3.12] Produção Artística

Acesse a funcionalidade PRODUÇÃO INTELECTUAL >> Minhas Produções >> Listar Cadastradas e, após visualizar a tela de categorias de produtos, selecione o tipo “Trabalhos de Conclusão”. Selecione a publicação desejada e clique no símbolo “Alterar”.

producao-intelectual_producao-artistica-cultural.PNG

Entre outras informações, esse tipo de produção possui o campo “Âmbito”, que é obrigatório e deve ser preenchido pelo pesquisador para que sua produção seja considerada no cálculo da produção docente. O campo deverá assumir um dos seguintes valores, dentre os outros disponíveis: Internacional, Nacional ou Regional. 

Outro campo importante é “Tipo Artístico”, que é obrigatório e deve ser preenchido pelo pesquisador para que sua produção seja considerada no cálculo da produção docente.