已透過 Google 文件發布
introducao
每 5 分鐘自動更新

AULA LIBREOFFICE DRAW

AULA LIBREOFFICE DRAW

Introdução

Conhecendo o LibreOffice Draw

Como desenhar e escrever no Draw?

Como selecionar, mover e editar objetos?

Como inserir figuras no Draw?

Como criar organogramas através do Draw?

Introdução

O Draw é o componente do LibreOffice que permite a criação de imagens gráficas.

Imagem LibreOffice Draw.

Conhecendo o LibreOffice Draw

O Draw é composto pela Área de trabalho e pelo Painel de páginas. Entretanto, de acordo com a tarefa executada outras barras de ferramentas ficam visíveis. Lembre-se, que, como nos outros componentes do LibreOffice, é possível visualizar outras barras a partir de Exibir -> Barra de ferramentas.

As réguas disponíveis na área de trabalho auxiliam no posicionamento e tamanho de objetos. Note que se não houver objetos a régua apresenta a localização do ponteiro do mouse na área de trabalho. Ao clicar com o botão direito do mouse sob a régua, é possível alterar a unidade de medida.

Imagem Opções da régua.

Outra utilidade que o Draw fornece para posicionamento de objetos é a ferramenta Grade. Clique em Exibir -> Grade. Podemos utilizar a função Alinhar à grade para o alinhamento de um objeto a um ponto da grade. Podemos também inserir a grade no corpo da área de trabalho utilizando a função Exibir grade.

Imagem Exibir grade.

Como desenhar e escrever no Draw?

Através da barra Desenho é possível inserirmos várias formas de objetos.

Imagem 114. Barra Desenho.

Para desenhar uma linha reta clique no ícone Linha. Clique na área de trabalho e arraste até onde desejar.

Imagem Exemplo de linha.

O ícone Linha terminando com seta desenha uma linha reta em forma de seta. Acesse Exibir -> Barra de ferramentas -> Setas, para escolher outras formas de setas.

Imagem Setas.

Para desenharmos um objeto com curvas selecione o ícone Curva. Clique na área de trabalho e arraste o mouse sem manter o botão da esquerda pressionado, clique novamente para formar o desenho, quando estiver pronto clique duas vezes com o mouse. É possível escolher outras formas de curvas ao clicar no submenu ao lado do ícone.

Imagem Curva.

Note que é possível desenhar curvas preenchidas e não preenchidas. As opções são: Curva preenchida, Polígono preenchido, Polígono (45°) preenchido, Linha à mão livre preenchida, Curva, Polígono, Polígono (45°),  e Linha à mão livre. Veja um exemplo simples da opção Polígono preenchido:

Imagem Polígono preenchido.

 

Podemos desenhar um retângulo ou quadrado através do ícone Retângulo. Clique no ícone e clique na área de trabalho arrastando o mouse até obter o resultado desejado. Para desenhar um círculo clique no ícone Elipse e faça o mesmo procedimento de clicar e arrastar na área de trabalho.

Imagem Retângulo e elipse.

Para escrever clique no ícone Texto. É o mesmo procedimento de caixa de texto do LibreOffice Impress. Clique na área de trabalho e arraste o mouse até criar uma caixa de texto. Em seguida digite o conteúdo.

O ícone Textos explicativos fornece objetos próprios para avisos e informações.

Imagem Textos explicativos.

Para escrever dentro de um dos objetos, clique em seu interior e em seguida clique no ícone Texto.

Imagem Exemplo de texto explicativo.

O Draw fornece várias formas básicas para desenho. Estas se encontram disponíveis pelo ícone Formas simples.

Imagem Formas simples.

Podemos também inserir símbolos através do ícone Formas de símbolos.

Imagem Formas de símbolos.

O ícone Setas cheias fornece outros formatos de setas.

Imagem Setas.

O ícone Fluxograma fornece ferramentas de desenho para a criação de fluxogramas e organogramas.

Imagem Objetos para fluxograma.

O ícone Estrela apresenta objetos com formas de estrela, entre outros.

Imagem  Ícone Estrela.

Como selecionar, mover e editar objetos?

Podemos selecionar um objeto através do ícone Selecionar. Esta opção também permite mover e redimensionar um objeto.

É possível selecionarmos vários objetos de uma única vez com a opção de selecionar. Para tanto, clique na área de trabalho e selecione os objetos com o cursor do mouse, criando uma caixa que englobe os objetos. Veja no exemplo abaixo:

Imagem Selecionando objetos.

Em seguida, solte o mouse. Note que todos os objetos ficam selecionados. Para mover os objetos, passe o cursor do mouse no centro dos objetos selecionados. Note que o cursor se transforma em uma mão fechada, nesse momento, podemos arrastar os objetos. Veja um exemplo:

Imagem Arrastar objetos.

 

Podemos selecionar um objeto com um clique do mouse ou fazendo o mesmo procedimento explicado acima, criando uma espécie de caixa com a opção Selecionar. Para mover apenas um objeto, o selecione, passe o cursor do mouse no centro do objeto. Quando o ponteiro do mouse se transformar em uma mão fechada clique e arraste. Veja um exemplo:

Imagem Mover um objeto.

Dica! Utilize da tecla “Tab” para selecionar aquele objeto que se encontra recuado, isto é, “escondido” por trás de outro objeto.

Imagem Uso da tecla “Tab”.

Para trazermos um objeto para frente de outros ou recuarmos utilize da ferramenta Dispor. Ela está disponível em Modificar -> Dispor. Ou clique com o botão direito sob a imagem.

Imagem Opções do botão Dispor.

Clique em uma das opções. Veja no exemplo abaixo o uso da opção Trazer para frente:

Imagem Uso da opção Trazer para frente.

Para rotacionar uma imagem clique no botão Girar que se encontra na opção Efeitos da barra de ferramentas Desenho.

Imagem Girar objeto.

Ao clicar no botão Girar note que a seleção do objeto adquire cor vermelha. Clique em um dos pontos do objeto e arraste com o mouse para rotacionar.

 

Imagem Uso da opção Girar.

Para redimensionar um objeto clique em um dos pontos de sua seleção e arraste com o mouse até adquirir o tamanho desejado. Lembre-se que se o objeto não possuir uma boa resolução e o redimensionar ele perderá a qualidade.

Imagem Redimensionar objeto.

A barra de ferramentas Linhas e preenchimento contém opções de edição de objeto. Ao trabalharmos com texto a barra de formatação de texto toma o lugar desta.

Imagem Barra Linhas e preenchimento.

O primeiro ícone se refere aos estilos e formação. Ao clicarmos no ícone seguinte denominado Linha uma janela aberta com opções de edição e estilos de linha.

Imagem Opções da janela Linha.

O ícone seguinte Estilo de seta apresenta vários tipos de pontas de setas.

Imagem Pontas das setas.

Também podemos definir a aparência das linhas de um objeto selecionado através do ícone Estilo de linha.

Imagem Aparência das linhas.

O ícone Largura de linha define as bordas de um objeto selecionado. Veja um exemplo:

Imagem Definições das bordas.

O ícone Cor da linha define a cor da borda de um objeto selecionado.

Imagem Cor da borda.

Ao clicarmos no ícone Área uma janela com opções de preenchimento, sombra, transparência, cores, gradientes, hachuras e bitmaps.

Imagem Opções da janela Área.

O ícone Estilo de área / preenchimento é usado para definirmos e preenchermos a área dos objetos. A opção Invisível é a padrão ao desenharmos um objeto. A área fica invisível e as bordas visíveis.

Imagem Estilo de área/preenchimento.

A opção Cor permite definir uma cor para preencher a área de um objeto.

Imagem Cor de preenchimento.

Podemos modificar as definições de cores. Para tanto, clique no ícone Área e acesse a aba Cores.

Imagem Janela Cores.

Nesta aba estão presentes todas as cores da paleta padrão de cores do LibreOffice. Na opção Editar podemos configurar cores. Ao clicar nesta opção a janela Seletor de cor é aberta.

Imagem Seletor de cor.

Para facilitar o trabalho com cores, podemos inserir a barra de Cores logo abaixo da área de trabalho. Para abrir a barra com paleta de cores acesse Exibir -> Barra de ferramentas -> Barra de cores.

Imagem Barra de cores.

É possível abrir outras paletas de cores, para tanto, clique em Formatar -> Área. Ou clique no ícone Área da barra Linhas e preenchimento. Na janela Área acesse a aba Cores. Clique no ícone Carregar lista de cores. Selecione um dos arquivos “.soc”. Clique em Abrir. Note que a nova paleta é carregada automaticamente. Veja na imagem abaixo a paleta de cores do arquivo tango.soc:

Imagem Exemplo de paleta de cores.

Gradiente é a terceira opção do ícone Estilo de área / preenchimento.

Imagem Gradiente.

Para editarmos as configurações desta opção acesse a janela Área e clique na aba Gradientes. Podemos alterar cores, o tipo, adicionar, modificar, entre outras opções.

Imagem Opções de gradientes.

Outra opção para definir gradientes está no ícone Efeitos na opção Gradientes. Esta opção só fica ativa quando a área do objeto selecionado estiver preenchido com gradiente. Note no exemplo abaixo que os pontos determinam as cores. É possível arrastarmos os pontos para criarmos outros efeitos.

Imagem Efeitos de gradientes.

A próxima opção de preenchimento da área de um objeto é denominada de Hachuras.

Imagem Tipos de hachuras.

Também podemos editar as configurações desta opção. Acesse a aba Hachuras na janela Área. Alterando as propriedades podemos modificar totalmente um preenchimento. Caso desejar, você pode adiciona-lo na paleta ou modificar o existente. Veja um exemplo de modificação:

Imagem Opções de hachuras.

A última opção para preenchimento é denominada de Bitmaps.

Imagem Bitmaps.

Na barra Linha e preenchimento também encontra-se a opção Sombra. Caso deseje acrescentar sombra em seu objeto clique nesta opção. Veja um exemplo:

Imagem Sombra.

Para alterar as configurações de sombra acesse a aba Sombra da janela Área.

Imagem Opções de sombra.

Podemos também deixar um objeto transparente. Este recurso é ótimo para objetos que contenham texto. Pois o preenchimento do objeto se torna transparente e o texto ganha destaque. Veja um exemplo:

Imagem Exemplo de transparência.

Para definir opções sobre transparência acesse a janela Área e, em seguida, a aba Transparência.

Imagem Opções de transparência.

Outra forma para definir transparência está no ícone Efeitos na opção Transparência. Note no exemplo abaixo que é possível determinar o ponto de início da transparência.

Imagem Efeitos de transparência.

O ícone Efeitos da barra Linha e preenchimento possui algumas opções de “efeitos especiais” para edição de imagens.

Imagem Opções do ícone Efeitos.

Sobre a primeira opção Girar já mencionamos nesta apostila. Para invertemos um objeto clique na opção Inverter. A linha que corta a imagem é o eixo de simetria do objeto. Para inverter, ajuste esta linha e em seguida mova uma das pontas de seleção do objeto. No exemplo abaixo, transferimos o objeto para o outro lado da linha do eixo de simetria.

Imagem Uso da opção Inverter.

A próxima opção intitulada de Em objeto de rotação 3D transforma um objeto simples em um objeto de movimento circular 3D. Para tanto, clique nesta opção.

Imagem Exemplo de uso da opção Em objeto de rotação 3D.

A imagem selecionada será apresentada duplamente. Defina o eixo central e mova um dos pontos de seleção. O resultado será parecido com este abaixo:

Imagem Resultado do uso da opção Em objeto de rotação 3D.

A opção Definir como círculo (perspectiva) transforma um objeto simples em forma circular com perspectiva. Na janela Converter objeto selecionado em curva? clique em Sim. Clique em um dos pontos de seleção e arraste o mouse até criar a forma desejada.

Imagem Exemplo de uso da opção Definir como círculo (perspectiva).

A opção Definir como círculo (inclinar) também transforma um objeto simples em forma circular mas de forma inclinada. Para tanto, siga os mesmos passos da opção anterior.

Imagem Exemplo de uso da opção Definir como círculo (inclinar).

A opção Distorcer permite arrastar os pontos de seleção do objeto para distorcê-lo.

Imagem Exemplo de uso da opção Distorcer.

O Draw também fornece o recurso de duplicar imagens. Podemos duplicar uma, duas, três ou mais vezes um objeto. Para tanto, acesse Editar -> Duplicar. Defina as opções na janela Duplicar e clique em OK.

Imagem Exemplo de uso da opção Duplicar.

Outro recurso interessante é o Transição que transforma um objeto em outro. Para utiliza-lo selecione os dois objetos. Acesse Editar -> Transição. Na janela Transição de objetos defina o número de Incrementos, isto é, a quantidade de passos para a transformação de um objeto para outro e clique em OK.

Imagem Janela Transição de objetos.

Veja um exemplo do uso da opção Transição:

Imagem Exemplo de uso da opção Transição.

Como inserir figuras no Draw?

O procedimento de inserção de figuras é o mesmo dos outros componentes do LibreOffice.

Como criar organogramas através do Draw?

A barra Desenho possui também o ícone  Conector. Esta opção é ótima para a criação de organogramas. Ao clicar sob este ícone e passar o mouse sob um objeto na área de trabalho note que os pontos de colagem ficam visíveis.

Imagem Conector.

São nestes pontos que os conectores se encaixam. Ou seja, os conectores interligam objetos. Veja um exemplo na imagem abaixo:

Imagem Exemplo do uso dos conectores.

O Draw fornece algumas formas de conectores e estão disponíveis no triângulo invertido ao lado do ícone Conector.

Imagem Tipos de conectores.

Dica! A opção Fluxograma também presente na barra de ferramentas Desenho fornece ótimas formas de objetos para a criação de fluxogramas e organogramas.

Logicus Tecnologia de Informação e Comunicação http://logicus.com.br atendimento@logicus.com.br