CHAMAMENTO PARA SELEÇÃO DE PROPOSTAS ARTÍSTICAS

 

1. APRESENTAÇÃO

A Rede Conexão abre oportunidade para propostas artísticas se apresentarem na edição 2014 do Conexão BH - Cidade da Música, Cidade do Mundo, que acontece de 14 junho a 13 julho em Belo Horizonte, Minas Gerais. O festival selecionará artistas de diversas áreas para participarem da programação oficial que acontece no Parque Municipal Américo Renê Giannetti, Mercado das Borboletas, Mercado Distrital do Cruzeiro, Sesc Palladium, Casa do Jornalista e Estações do BRT MOVE (sujeito a alterações). Conheça as diretrizes que definem as regras do Chamamento e orientam os interessados em concorrer a uma das vagas oferecidas.

 

2. OBJETIVOS

A Rede Conexão tem o objetivo de valorizar propostas de cunho autoral de artistas de todas as regiões do Brasil e do mundo, proporcionar formação de público, articular a cadeia cultural, promover os seus valores simbólicos e desencadear o fortalecimento do mercado.

Em especial em sua 14ª edição, o Conexão BH - Cidade da Música, Cidade do Mundo, coerente com a sua história, pretende dar visibilidade a cena cultural da cidade de Belo Horizonte e do estado de Minas Gerais e conectá-la com a cena nacional e internacional.

 

3. PÚBLICO-ALVO

3.1 Poderão se inscrever artistas individuais, bandas, grupos e coletivos de música,  teatro, dança, circo, grafite, vjs, djs, performers, intervenções urbanas, mostras de vídeos e fotografias, blocos de carnaval e outras manifestações artísticas;

3.2 O Chamamento é aberto a artistas brasileiros e estrangeiros.

4. INSCRIÇÕES

4.1 A inscrição é gratuita e deverá ser feita através do formulário: http://goo.gl/9leMZ4

4.2 Cada indivíduo pode se inscrever mais de uma vez no Chamamento, desde que a proposta artística seja diferente.

5. SELEÇÃO

5.1 A Curadoria do Conexão BH - Cidade da Música, Cidade do Mundo será realizada exclusivamente pela equipe gestora do Conexão.

5.2 A avaliação será baseada exclusivamente na qualidade do material recebido.

5.3 Os critérios de avaliação serão: singularidade artística, adequação técnica e viabilidade econômica.

6. BENEFÍCIOS

6.1 Para artistas brasileiros:

6.1.1 Cada proposta selecionada receberá ajuda de custo no valor de R$250,00 (duzentos e cinquenta reais) por integrante.

6.1.2 Para grupos com seis ou mais integrantes, o valor da ajuda de custo será fixado em R$1500,00 (mil e quinhentos reais).

6.1.3 O prazo para o pagamento da ajuda de custo é de 60 a 90 dias após o evento, podendo se estender por questões burocráticas.

6.1.4 As demandas técnicas serão atendidas pela equipe do Conexão, conforme instruções no item 8.

6.1.5 Será exigida a emissão de comprovação fiscal para recebimento do pagamento.

6.1.6 Caso o projeto possua financimanento de outras fontes (Fundos, Prêmios e/ou Leis Federal, Estadual, Municipal e recursos privados), gentileza informar no formulário de inscrição.

6.2 Para artistas estrangeiros:

6.2.1 Cada proposta selecionada receberá o atendimento às demandas técnicas adaptadas à realidade do festival Conexão BH - Cidade da Música, Cidade do Mundo.

6.2.2 Os custos de passagens, hospedagens e cachês deverão ser suportados por recursos alheios a este Chamamento.

6.2.3 A equipe de produção do Conexão BH ficará disponível para realizar todos os procedimentos da produção em Belo Horizonte,  inclusive logística.

7. RESULTADO

7.1 Serão selecionadas, no mínimo, 30 propostas artísticas de diversas áreas de atuação que irão se apresentar durante a programação do Conexão BH - Cidade da Música, Cidade do Mundo.

8. APRESENTAÇÃO

8.1 A data e local de apresentação de cada grupo ou artista serão definidos pela equipe do Conexão BH em diálogo com os selecionados até 17 de junho.

8.2 Cabe ao inscrito informar as datas que tem disponibilidade em se apresentar e as datas impeditivas no ato de preenchimento do formulário de inscrição.

8.3 As necessidades técnicas informadas no preenchimento do formulário serão atendidas de forma adaptada às condições técnicas do Conexão BH - Cidade da Música, Cidade do Mundo.

8.4 Os assuntos relativos a produção e aspectos administrativos poderão ser realizadas por terceiros, mediante a indicação do responsável pela inscrição, desde que siga fielmente as diretrizes deste regulamento.

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS

9.1 Ao submeter seus dados no formulário de inscrição o responsável pela proposta aceita automaticamente as condições previstas neste Chamamento e se responsabiliza pela veracidade das informações declaradas.

9.2 Após o preenchimento e envio do formulário, o artista não poderá anexar outros dados à inscrição, exceto por solicitação formal da equipe gestora do Conexão.

9.3 Dúvidas sobre este Chamamento serão respondidas pelo e-mail comunicacao@criacultura.com.br ou na página do Conexão no facebook.

9.4 A programação do Conexão BH - Cidade da Música, Cidade do Mundo será formada por artistas que se inscreverem no Chamamento e por convidados nacionais e internacionais da direção artística do festival.

9.5 Casos não previstos neste regulamento serão decididos pela equipe gestora do Conexão, mantendo-se a equidade de direitos para todos os inscritos.

 

Belo Horizonte, 28 de maio de 2014.