Instituições Organizadoras

CITI- USP

O Centro Interdisciplinar em Tecnologias Interativas da USP (CITI-USP), coordenado por docentes da Escola Politécnica da USP, busca promover a investigação científica multidisciplinar e desenvolver tecnologias de impacto em áreas como educação, saúde, acessibilidade, artes, entre outras. Voltado para a pesquisa, a difusão e o desenvolvimento tecnológico com foco na inovação, o CITI-USP tem sua área de atuação concentrada nos temas de “Interação Humano-Computador” e “Meios Eletrônicos Interativos”.

Lifelong Kindergarten                                                                

Parte do Laboratório de Mídias do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT Media Lab), a equipe do Lifelong Kindergarten desenvolve atividades e tecnologias inovadoras que, no espírito dos bloquinhos e tintas do jardim de infância, envolvem as pessoas em experiências de aprendizagem criativa. Nosso maior objetivo é um mundo cheio de pessoas contentes e criativas, que estejam constantemente inventando novas possibilidades para si mesmas e para suas comunidades.

Em parceria com o Programaê (uma colaboração da Fundação Lemann com a Fundação Telefônica Vivo), o Lifelong Kindergarten fundou a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (http://aprendizagemcriativa.org), uma rede de educadores, artistas, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações voltada para a implantação de abordagens educacionais mais mão na massa, criativas e interessantes em escolas, universidades, espaços não-formais de aprendizagem e residências de todo o Brasil.

Programa FabLearn

Pesquisa e disseminação global para aprendizagem construcionista na educação formal básica

16E20-FabLearnLogo-OL (3).png

FabLearn (www.fablearn.org) é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores e profissionais do Laboratório de Tecnologias de Aprendizagem Transformadoras (TLTL) da Universidade de Stanford, liderada pelo Prof. Paulo Blikstein na Escola de Educação de Stanford. O programa vem estabelecendo fundamentos para a implementação de modelos sustentáveis de aprendizagem baseada no construcionismo e na educação Maker, focando em experiências plenamente integradas à educação formal básica, em particular nas escolas de sistemas públicos de ensino. O programa também tem como meta o desenvolvimento de modelos educacionais que enfatizam a criatividade, resolução de problemas, colaboração e o desenvolvimento de competências do século XXI, e que sejam acessíveis a populações de todos os níveis socioeconômicos.

Nos últimos 7 anos, foram desenvolvidas ferramentas e tecnologias educacionais de baixo custo, metodologias e estudos para integração ao currículo escolar no ensino básico e um programa rigoroso de formação de professores. O programa é desenvolvido em estreita colaboração com pesquisadores, educadores e sistemas de ensino básico de todo o mundo, em países como Austrália, Dinamarca, Mexico, Finlândia e Tailândia. O programa FabLearn é uma rede global que inclui laboratórios maker, conferências anuais em diversos países com educadores e pesquisadores, e um time de educadores internacionais atualmente presente em 22 países.

Princípios do programa FabLearn:

FabLearn foi o primeiro programa de pesquisa e implementação de educação Maker no mundo. O projeto começou na Universidade de Stanford em 2009, criando e apoiando experiências de aprendizagem construcionistas em diversos países. O programa se apoia em quatro princípios básicos:

Programaê!

O Programaê! é uma iniciativa da Fundação Lemann e da Fundação Telefônica Vivo e tem como objetivo transformar crianças e jovens de todo o Brasil em protagonistas do mundo digital. Através do ensino de programação, seja em parceria com escolas públicas ou com ferramentas online, o Programaê! coloca à disposição conteúdos e formações para quem quiser aprender. Além disso, o Programaê! também promove ações que visam disseminar a importância desse tema, em eventos e ações como a FIC, o FabLearn, o Scratch Day e a Hora do Código.