Disciplina:Filosofia

Série/Ano:2ª série

Vol/Bim:I

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Subsídios sugeridos pelo PCNP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

SA 1

O Eu racional

Objetivo: fazer com que o aluno se reconheça como um ser racional e seja introduzido ao estudo da ética como sujeito ético, isto é, como alguém capaz de fazer escolhas por meio de princípios racionais que reconhecem valores.

Sondagem dos conhecimentos prévios em grupo:

  • Prove que você existe.
  • Prove que aqui não é um sonho.
  • Prove que tudo o que você está vivendo hoje não é uma lembrança, pois você não é um velhinho, lembrando-se do seu passado.
  • Prove que você não é um programa de computador desenvolvido para pensar esta realidade.

Leitura e Análise do texto (fragmento – “Discurso do método” Descartes. Elaboração de um dicionário próprio utilizando o texto lido. Lição de Casa. Pesquisa Individual das palavras chaves da Situação de Aprendizagem. (Razão, Existência, Percepção, Juízo). Leitura e Análise do Texto (Quadro de referência para desenvolver o exercício: das Faculdades do intelecto).Questões sobre o texto.Auto avaliação do que foi aprendido. Lição de Casa.

http://www.fae.edu/pdf/biblioteca/

www.dominiopublico.gov.br

http://amantedasofia-com-br.webnode.com/

DESCARTES. Discurso do Método. Tradução Enrico Corvisieri. Grupo Acrópolis.

História e Sociologia

SA 2

 Introdução à Ética

Objetivo: fazer com que o aluno aprenda a exercitar a reflexão ética nas mais variadas situações de sua vida, individual e coletivamente.

Pesquisa Individual sobre as palavras chaves da situação de aprendizagem (Ética, Moral, Virtude, Vício, Prazer, Dor, Conhecimento e Alma).

Leitura e Análise do Texto  - Cinco jovens de classe alta agridem doméstica – escrito especialmente para o São Paulo faz Escola. Debate em grupo sobre o texto apresentado.Leitura e Análise do Texto – Quadro de referência para desenvolver o exercício: diferenças entre moral e ética. Questões sobre o texto. Quadro de vícios e virtudes em Aristóteles. Exercício sobre o quadro apresentado. Leitura e Análise do texto – fragmento “Máximas principais” Epicuro.  Elaboração de um dicionário próprio utilizando o texto lido. Questões sobre o texto. Leitura e Análise do Texto  sobre Epicuro e a Felicidade – escrito especialmente para o São Paulo faz escola.Questões sobre o texto.

Livros:

Aristóteles – Ética a Nicômaco

Sites:

http://amantedasofia-com-br.webnode.com/

http://www.youtube.com/watch?v=L_V0Y0lFJUs

http://www.youtube.com/watch?v=03qln0920mk&feature=related

História e Sociologia

SA 3

A liberdade

Objetvo: Compreender o elevado sentido da liberdade, identificar seus limites e defender sua necessidade para a plena realização da condição humana.

Pesquisa Individual sobre as palavras chaves da situação de aprendizagem (Liberdade, Responsabilidade, Convívio, Projeto)

Sondagem dos conhecimentos prévios: O que impede a solidariedade, o que impede o respeito generalizado no interior da humanidade?

Leitura e análise de texto: apresentar aos alunos uma leitura filosófica, retomada da biografia de Jean-Paul Sartre, usada no início do bimestre. Depois disso, consulte, e se achar apropriado, disponibilize aos alunos trechos da obra O existencialismo é um humanismo.

Atividades de pesquisa: para estas aulas, você deve usar matérias de imprensa, de preferência, escritas (revistas e jornais), selecionadas em casa pelos alunos. A pesquisa deve buscar duas reportagens em que a liberdade das pessoas aparece respeitada e duas em que essa liberdade é reprimida ou ignorada.

Peça que recortem as matérias e colem no caderno. Caso algum aluno selecione reportagem de TV, oriente-o a escrever um pequeno resumo sobre ela.

Análise do Filme indicado: Efeito Borboleta (direção de Eric Bress e J. Mackye Gruber, 2004), Lição de Casa. Auto Avaliação sobre o que foi aprendido.

Site:

http://www.filosofante.com.br/?p=809

Filmes:

Um sonho de liberdade De volta para o futuro (direção de Steven Spielberg, 1985, 1989, 1990)

Minority Report A nova lei 2002.

Livro:

COX, Gary. Compreender Sartre. São Paulo: Vozes, 2007.

História e Sociologia

SA 4

Autonomia

Objetivo: desenvolver nos estudantes a capacidade de pensar a autonomia, entendida como uma espécie de legislação particular do indivíduo, ou seja, as normas de conduta que ele cria para si mesmo. Já que todos podemos escolher sempre, é importante fazermos a constante reflexão sobre nossas regras pessoais: como podemos criá-las e com base em quais critérios?

Leitura e Análise do texto (fragmento – “Metafísica dos Costumes”) – Kant. Questões sobre o texto.Pesquisa Individual sobre as palavras chaves da Situação de Aprendizagem (Autonomia, Heteronomia, Imperativo Categórico, Imperativo dedutivo).Auto Avaliação do que foi aprendido.

Filmes:

A violência que rola – Produzido pela TV escola.

Sites:

www.portacurtas.com.br

http://www.consciencia.org/kantfundamentacao.shtml

www.dominiopublico.gov.br

História e Sociologia

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB-RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS.

EM DESENVOLVIMENTO POR DEUSDETH ESTANISLAU DE OLIVEIRA