ROTEIRO PARA TRABALHO DE PESQUISA:

Em um trabalho escolar consta, geralmente, o seguinte:

1. Capa.

2. Sumário.

3. Introdução.

4. Texto ou desenvolvimento do conteúdo.

5. Conclusão.

6. Bibliografia.

7. Anexos.

                           CAPA 

(Nome da escola, Tema-assunto do trabalho)

2. SUMÁRIO.

É a relação dos itens ou divisões que compõem o seu trabalho. O Sumário é, na verdade, o esquema do trabalho.

3. INTRODUÇÃO.

Na Introdução - que é a primeira parte do desenvolvimento do tema -, explique sobre a importância e objetivos do Trabalho. Nesta parte o assunto ou tema do Trabalho Escolar fica claramente identificado, apresentando um resumo ou visão geral do que está sendo abordado. Não precisa ser longa e em hipótese alguma deve conter conclusões.

4. DESENVOLVIMENTO

Neste item o aluno mostra o produto do seu trabalho, o que conseguiu obter sobre cada tópico. Envolve um trabalho de elaboração de texto e não simplesmente cópia das notas conseguidas nas diferentes consultas bibliográficas.

O texto, que não deve ser um colcha de retalhos, deve ser claro, coerente com os tópicos, apresentar suas partes conectadas umas às outras, estar enquadrado na folha, ter as ilustrações pertinentes com o texto e bem localizadas.

Não se limite a transcrever o que está nos livros consultados.

Recomendação:

a) Não inicie de imediato o trabalho. Faça antes um planejamento;

b) Selecione as publicações que possam ser aproveitada no desenvolvimento;

c) Leia as publicações, transcrevendo em rascunho os trechos que serão aproveitados;

d) Faça uma redação provisória antes de escrevê-lo em definitivo.

5. CONCLUSÃO.

É sem dúvida a parte mais importante do Trabalho Escolar, pois retrata deduções lógicas do autor fundamentadas no conteúdo do texto. Uma maneira prática é apresentar a conclusão ou conclusões sob a forma de tópicos, empregando-se frases curtas, objetivas. Há alunos que costumam escrever coisas assim na Conclusão: Agradeço a oportunidade que o professor fulano de tal me deu no sentido de melhorar os meus conhecimentos nesta matéria, ou coisa semelhante. Isto não tem nada a ver com conclusão. A conclusão deve revelar o que você concluiu da leitura e elaboração do texto.

6. BIBLIOGRAFIA.

Também se diz Fontes de Consulta. Nessa parte devem ser relacionadas todas as publicações (livros, revistas, Jornais, sites, etc.), que foram consultadas e das quais se retirou alguma coisa para elaboração do trabalho escolar.

Obs.: o trabalho deve, obrigatoriamente, ser baseado em no mínimo duas fontes bibliográficas diferentes.

7. ANEXOS.

Poderão fazer parte do item "Anexos", textos ou documentos que venham contribuir para ilustrar, esclarecer ou fundamentar melhor o trabalho. São exemplos de anexos: leis, mapas, fotografias, trechos de entrevistas, dicas de filmes ou vídeos do youtube, relatos históricos e recados deixados para o professor.

http://profelderonline.blogspot.com.br/p/modelo-de-trabalho-escolar.html