Published using Google Docs
Visitas de estudo
Updated automatically every 5 minutes

Logotipo.png

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AMADORA OESTE

rounded_corners.png

Ano III - Número 11 - outubro 2016                            newsletter.amadora.oeste@gmail.com

Visitas de estudo


Roteiro Queirosiano de Lisboa

Adventure Park

Uma visita de estudo ao Cacém...

Parque Natural Sintra-Cascais

Centro Ciência Viva do Lousal

Salão de Logística, Manutenção, Transportes e Serviços na FIL em Lisboa

Museu da História Natural de Sintra e Museu da Notícia

Câmara Municipal de Lisboa e Museu do Dinheiro

Planetário Calouste Gulbenkian e Centro Cultural Casapiano

Mosteiro dos Jerónimos, Museu Nacional de Arqueologia e Museu da Eletricidade

Coleção do Museu da Rádio e Televisão Portuguesa

Roteiro Queirosiano de Lisboa

Foi realizada no dia 10 de maio de 2016 uma Visita de Estudo enquadrada no ROTEIRO DE “LISBOA QUEIROSIANA”, envolvendo as turmas dos Cursos Profissionais do Agrupamento 2º TAGD, 2º TF e 2º TT, organizada pelo professor de Português, Paulo De Lemos e com a participação das professores de Matemática  Susana Frederique e Daniela Gonçalves e de Francês, Susana Bento.

O Local Visitado foi a Baixa de Lisboa (Av. Da Liberdade -antigo início do Passeio Público-; o café Nicola; a casa onde Eça de Queirós viveu em Lisboa, o Grémio Literário, o nº 31 da Rua Ivens, a Livraria Bertrand, a Casa Havanesa, o café A Brasileira, as Igrejas da Encarnação e do Loreto, a estátua de Luís de Camões, o Teatro da Trindade, o restaurante Tavares Rico, a livraria popular “A Barateira”, o edifício do antigo Casino de Lisboa, o Teatro Nacional de São Carlos, a casa onde nasceu Fernando Pessoa, o antigo Hotel Bragança, a estátua de Eça de Queirós, edifício do antigo Grande Hotel Central, Ribeira das Naus, Terreiro do Paço e Rua Augusta ).

Os objetivos traçados para esta Visita de Estudo foram amplamente conseguidos e atingidos.

 Os alunos ouviram atentamente os comentários e as observações realizadas pelos professores que os acompanharam nesta visita relativamente aos locais visionados e visitados, enquanto faziam pertinentes perguntas e fotografavam os mesmos, tendo-lhes sido, deste modo, proporcionada uma maior compreensão da obra estudada em aula e uma oportunidade para exporem os seus pontos de vista sobre a cidade de Lisboa, a sociedade do séc. XIX, a obra OS MAIAS e o seu autor, Eça de Queirós.

Os alunos envolveram-se com grande afinco e motivação em todas as etapas da visita.

A adesão e o comportamento dos alunos durante o trajeto e visita foram, por isso, exemplares.

Paulo Lemos

Lisboa 02 (1).jpg

Lisboa 02 (3).jpg

Lisboa 02 (6).jpg

Roteiro.bmp

Adventure Park

No dia 2 de junho, as turmas do 6º2 e 6º6 celebraram em conjunto o final de mais um ciclo escolar. Sob a responsabilidade das professoras Ana Salavessa e Fabíola Landeiro, acompanhadas também pelos professores Graça Renda e Paulo Vicente, realizou-se este passeio ao “Adventure Park” no Jamor, onde os alunos praticaram arborismo e onde tiveram ainda tempo para jogar mini-golfe, dar uns pontapés na bola e acima de tudo conviver muito e aproveitar estes últimos momentos com os seus amigos e colegas de turma. Porque a escola vai muito além da sala de aula! Porque é importante saber brincar! E agora, boas férias a todos e venha daí o 3º ciclo!!!

1.jpg

2.jpg

3.jpg

5.jpg

4.jpg

Uma visita de estudo ao Cacém...

Estender aos alunos um convite para fazer uma visita de estudo ao Cacém pode parecer, à primeira vista, uma proposta desinteressante e pouco cativante. Contudo, arrisquei fazê-lo e assegurei-lhes que tudo iria fazer para rechear aquele dia de experiências inesquecíveis. Entre a timidez de uns que, discretamente, anuíram com um encolher de ombros e a exuberância de outros que me desafiaram alegremente, como se a tarefa proposta fosse impossível de conseguir, lá decidimos ir até àquela cidade vizinha.

Assim, no âmbito das disciplinas de Biologia, Geologia e Físico-Química a turma dois do décimo primeiro ano foi visitar o Parque do Colaride e a Escola Secundária de Ferreira Dias, ambos no Cacém. O dia estava chuvoso mas, à hora certa, estávamos todos prontos e equipados para ir para o campo. A viagem de comboio foi muito breve e, assim que terminou, os alunos iniciaram as suas investigações ali mesmo - na estação do comboio. De facto, aquele local está revestido por belas lajes de lioz (figura 1) onde se podem ver, com grande detalhe, fósseis de Eras distantes. De seguida, já no Parque do Colaride, foi possível ver essa mesma rocha em afloramento (figura 2).

Entre aguaceiros e alguns, discretos, raios de sol a visita ao parque do Colaride foi decorrendo, com mais e mais entusiasmos a cada passo dado. Observando com muita atenção, foi possível ver tantas estruturas e estudar tantos fenómenos que discutimos em sala de aula: alguns tipos de litologias (sedimentares e magmáticas) e as marcas da sua génese na paisagem à nossa volta; estruturas resultantes de deformação como as dobras e as falhas e respetivos contextos tectónicos; as transgressões e as regressões do nível médio da água do mar, ao longo de milhões de anos; e os fósseis, que disto mesmo são testemunhos inequívocos, como o ouriço-do-mar fossilizado num calcário por nós estudado (figura 3).

Uma escoada lávica sobre um afloramento calcário forneceram o contexto geológico necessário para a formação de sílex que, de tão abundante no local, surgia com facilidade por baixo dos nossos pés. Todos trouxemos uma amostra para as nossas coleções e assim, no bolso carregámos uma lembrança da importância que os objetos feitos de pedra tiveram na História da humanidade. Não é por acaso, que ali mesmo no Colaride foram encontrados imensos objetos dos homens da pré-história.

Afinal, o dia estava a passar tão depressa... Cedo chegou a hora do almoço e, nessa altura, fomos almoçar na Escola Secundária de Ferreira Dias (ESFD), que nos recebeu animadamente.

Terminada a pausa para o almoço as professoras Maria João Ribeiro e Lurdes Morgado realizaram connosco um conjunto de atividades experimentais sobre sismologia (figura 4) e algumas atividades no sismómetro (figua 5).

A simulação de atividades de sismologia foram uma grande ajuda para visualizarmos fenómenos que, por serem raros e maioritariamente impercetíveis (felizmente!), se tornam muito difíceis de imaginar. Percebemos o funcionamento da “gaiola pombalina” e isso veio mesmo a calhar, pois foi um conceito importante para responder a uma questão do teste, umas semanas depois!

De repente, o dia de trabalho chegou ao fim... todos estávamos cansados mas sentíamo-nos animados com as aprendizagens feitas durante a visita de estudo. Na viagem de comboio ainda se discutiam alguns detalhes, completavam-se apontamentos e esboçavam-se atividades a desenvolver nas aulas práticas.

No dia seguinte, de volta à sala de aula, revisitámos os aspetos mais relevantes de tudo o que foi estudado. Usámos as fotografias recolhidas por todos para recriarmos o percurso e discutir os assuntos mais interessantes ou aqueles nos quais alguns revelaram ter dúvidas. E, afinal, aquela vista de estudo ao Cacém revelou ser mais uma boa oportunidade para fazer uma aula de campo, no final da qual todos ficámos mais ricos!

Helena Moita de Deus

1.jpg

2.jpg

Fig.1 - Lage de lioz da estação ferroviária do Cacém.(fotografia de Tiago Carriço)

Fig. 2 - Lioz em afloramento no Parque do Colaride (fotografia de Rafael Reis)

3.jpg

4.jpg

Fig. 3 - Fóssil de ouriço-do-mar em calcário no Parque do Colaride (fotografia de Fanuel José)

Fig.4 - Atividades de sismologia na ESFD.(fotografia de Helena Moita de Deus)

5.png

Fig.5 - Sismómetro em funcionamento na ESFD (fotografia de Helena Moita de Deus)

Parque Natural Sintra-Cascais

No âmbito das disciplinas de Biologia, Geologia e Físico-Química as turmas um e dois do décimo primeiro ano realizaram uma visita de estudo ao Parque Natural Sintra-Cascais.

O dia começou bem cedo e depressa o grupo de alunos e professores chegaram ao Guincho, onde a serra se ganha novos encantos consoante a direção do nosso olhar. De facto, indiferente às fronteiras concelhias, a Serra de Sintra ergue-se também sobranceira sobre Mafra, Amadora, Oeiras ou Cascais. Mas, o desafio para o nosso dia de trabalho foi tentar compreender como é que surgiu esta formação geológica e de que modo ela tem influenciado os seres vivos e o meio, ao longo das Eras geológicas e até aos nossos dias.

No Guincho, vislumbrámos, ao longe, a Peninha onde dominam penhascos de sienitos, fustigados por ventos tão fortes que foram capazes de, ao longo de milhões de anos, desgastar aquelas rochas tão duras. Mesmo ao nosso lado, na Duna da Cresmina, foi possível estudar o movimento das areias e os seus habitantes discretos. Mais perto do mar, percorremos um lapiás costeiro, cortado por filões de rochas magmáticas, que testemunham períodos de intensa atividade geológica.

Já na parte da tarde, o grupo deslocou-se para a Praia Grande do Rodízio onde foi possível estudar as pegadas de dinossáurios, deixadas em lajes calcárias, na vertical. A beleza do local contrasta com a complexidade das explicações científicas que permitem perceber qual é a génese daquele geomonumento.

 

No final do dia, continuámos à procura de formações geológicas interessantes e detivemo-nos, no Penedo do Lexim, junto aos restos de uma chaminé vulcânica que testemunha uma fase de intenso vulcanismo, que deu origem ao Complexo Vulcânico de Lisboa-Sintra-Mafra. No local, pode ver-se a rocha com contornos prismáticos, que até parece ter sido aparelhada pela ponta certeira do escopro de um canteiro habilidoso. Na verdade, o basalto exibe estas formas geométricas graças ao processo de arrefecimento da lava que lhe deu origem.

O chão, coberto de restos de basalto resultantes do desmonte do singular penedo, estala debaixo dos nossos pés e, aproveitamos as rochas acabadas de partir para vermos alguns minerais, como as pequenas olivinas que brilham ao refletirem os poucos raios de sol, neste finzinho de tarde.

Foi, sem dúvida, um dia pleno de trabalho, dominado pela tentativa de trazer para o campo os muitos conhecimentos que fomos adquirindo em sala de aula. Aos poucos, e sem darmos por isso, alunos e professores, apropriaram-se das serras, das dunas, dos rochedos e dos penedos e foram transformando a natureza na sua sala de aula!

Helena Moita de Deus

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

Centro Ciência Viva do Lousal

No âmbito das disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química e Geografia, os alunos das turmas C e D do 9º ano foram no dia 31 de maio ao Centro de Ciência Viva do Lousal - Mina de Ciência, acompanhados pelos docentes Ana Tavares, António Gualdim, Célia Miranda, Helena Moita de Deus e Sandra Vaz.

O programa da visita foi intenso e incluiu a visita ao interior do centro, à mina do Lousal, Galeria Valdemar e a atividade “Lousal a céu aberto”: saída de campo nos terrenos adjacentes ao centro, percurso pedestre que permitiu visualizar o enquadramento geológico da Mina, os edifícios e estruturas ligadas à extração mineira e as duas lagoas ácidas da corta: a verde e a vermelha.

Com esta visita os alunos tiveram oportunidade de desenvolver os seus conhecimentos sobre o património natural e social, associados à exploração de recursos naturais (exploração mineira) e de visualizar o impacto da atuação do Homem no meio ambiente envolvente à mina do Lousal, não só a nível da poluição gerada, como também a nível de soluções utilizadas para recuperar a zona, estação de biorremediação destinada ao tratamento de águas ácidas.

Foi um dia bem passado, de agrado dos alunos, com toque de calor típico alentejano.

Aqui ficam algumas fotos!

Célia Miranda

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg

5.jpg

Salão de Logística, Manutenção, Transportes e Serviços na FIL em Lisboa

No dia 6 de maio de 2016 as turmas 1º 3CV4 e 2º 3CV5 visitaram o Salão de Logística, Manutenção, Transportes e Serviços na FIL em Lisboa.

Esta visita teve como objectivo dar a conhecer aos alunos as múltiplas soluções e propostas nos domínios da logística, do transporte e da embalagem e uma oportunidade ímpar para todos os profissionais da esfera industrial e comercial.

Professoras acompanhantes:

Anabela Santos

Anabela Mateus

Mª dos Anjos Sena

IMG_2555.JPG

Museu da História Natural de Sintra e Museu da Notícia

No dia 28 de junho de 2016, as turmas 1º 3CV4, 1º 3CV2 e 2º 3CV1, no período da manhã, visitaram o Museu da História Natural de Sintra. No período da tarde visitaram o Museu da Notícia.

Professoras acompanhantes:

Anabela Santos

Anabela Mateus

Escola Secundária Seomara da Costa Primo_28junho2016_003.jpg

IMG_2969.JPG

IMG_3020.JPG

IMG_3025.JPG

IMG_3040.JPG

IMG_3070.JPG

IMG_3091.JPG

IMG_3094.JPG

IMG_3035.JPG

Câmara Municipal de Lisboa e Museu do Dinheiro

No dia 22 de junho de 2016, as turmas 1º 3CV4, 1º 3CV2 e 2º 3CV1, no período da manhã, visitaram a Câmara Municipal de Lisboa. No período da tarde visitaram o Museu do Dinheiro.

Professoras acompanhantes:

Anabela Santos

Anabela Mateus

Filipa Ribeiro

IMG_2856.JPG

IMG_2858.JPG

IMG_2872.JPG

IMG_2885.JPG

IMG_2907.JPG

IMG_2927.JPG

Planetário Calouste Gulbenkian e Centro Cultural Casapiano

No dia 7 de junho de 2016, as turmas 1º 3CV4, 1º 3CV2 e 2º 3CV1, no período da manhã, assistiram à sessão Brincar com as estrelas, no Planetário Calouste Gulbenkian Centro ciência viva. No período da tarde visitaram o Centro Cultural Casapiano, onde conheceram a História do museu da Casa Pia.

Professoras acompanhantes:

Anabela Santos

Filipa Ribeiro

IMG_2747.JPG

IMG_2754.JPG

Mosteiro dos Jerónimos, Museu Nacional de Arqueologia e Museu da Eletricidade

No dia 18 de maio de 2016, dia internacional dos Museus, as turmas 1º 3CV4, 1º 3CV2 e 2º 3CV1, visitaram o Mosteiro dos Jerónimos, o Museu Nacional de Arqueologia e o Museu da Eletricidade.

 

Professoras acompanhantes:

Anabela Santos

Anabela Mateus

Filipa Ribeiro

IMG_2635.JPG

IMG_2680.JPG

IMG_2688.JPG

Coleção do Museu da Rádio e Televisão Portuguesa

No dia 12 de maio de 2016 as turmas 1º 3CV4, 1º 3CV2, 2º 3CV1 e 2º 3CV5 visitaram a Coleção do Museu da Rádio e Televisão Portuguesa.

 

Professoras acompanhantes:

Anabela Santos

Filipa Ribeiro

Ana Rodrigues

IMG_2616.JPG

Freddie_OG.png

Youtube.png

twitter.png

facebook_logo.png

Base de Dados

Arquivo

Subscrição

Canal no YouTube

Twitter

Facebbok