UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CENTRO DE ARTES

DIRETÓRIO UNIVERSITÁRIO DE CINEMA E ANIMAÇÃO

______________________________________________________________________________________

Edital 001/2014 - Seleção de obras audiovisuais de curta-metragem

Semana Livre do Audiovisual - Mostra Universitária Pixel Azul

O DIRETÓRIO UNIVERSITÁRIO DE CINEMA E ANIMAÇÃO torna pública a realização de seleção de obras audiovisuais universitárias de curta-metragem para a Mostra Universitária Pixel Azul, nos termos que seguem:

1. A Mostra Universitária Pixel Azul é uma atividade da Semana Livre do Audiovisual (SeLivrA) - UFPel, organizada pelo Diretório Universitário do Cinema e Animação (DUCA), destinada a proporcionar uma janela de exibição aos jovens realizadores que estudam e experimentam com imagem e som. A mostra tem caráter aberto e não-competitivo, podendo ser submetidas à exibição quaisquer obras audiovisuais nacionais ou internacionais de estudantes universitários realizadas com as seguintes características:

a) Duração máxima de 20 minutos.

b) Autoria da obra (Direção ou equivalente) e maior parte dos cargos técnicos e criativos (Roteirista, Diretor de Fotografia, Técnico de Som, Montador, Cenotécnico e etc) sob titularidade de estudantes universitários ou de escolas de cinema/audiovisual, à época de realização.

c) Lançadas ou finalizadas a partir de 2012.

d) Tenham observado os prazos e regras de submissão estabelecidas neste edital.

2. As obras serão selecionadas para exibição por uma Curadoria composta de estudantes e/ou professores universitários especializados na área audiovisual, convidados pela organização. A Curadoria é soberana em suas deliberações e não caberá recurso contra a mesma.

3. Para participar da Mostra, o responsável pela inscrição deverá:

a) Preencher o formulário digital com os dados da obra, conforme créditos da mesma, no prazo previsto de 17 à 28 de janeiro de 2014. O formulário estará disponível em (http://ducaufpel.blogspot.com.br/p/mostra-pixel-azul.html).

i.) O responsável, exclusivamente, se compromete com a correta identificação dos cargos e funções nos créditos e no fomulário digital, bem como com as autorizações legais e direitos autorais de todo o material relativo à obra.

ii.) A incorreção das informações prestadas poderá causar a desclassificação da obra.

b) Cópia digital da obra em link com senha na plataforma https://vimeo.com/ , preferêncialmente em alta definição (HD). Em casos especiais a organização poderá aceitar cópia da obra em mídia física.

i.) Para obra narrativa realizada em língua estrangeira, a mesma deverá ser disponibilizada com legendas.

ii.) Cópias em mídia física e material de divulgação podem ser enviados para: Semana Livre do Audiovisual. Diretório Universitário de Cinema e Animação. Rua Alberto Rosa, 62 CEP 96010 770. Pelotas/RS.

iii.) O responsável poderá optar por ceder uma cópia da obra à Midiateca dos cursos de Cinema da UFPel, para uso acadêmico sem fins lucrativos.

c) Após confirmação da inscrição, enviar e-mail com os comprovantes oficiais de que os envolvidos na realização do curta atendem aos critérios do item 1.b).

4. As obras serão exibidas em projeção digital compatível com vídeo de alta definição (H264 1080p).

5. A divulgação das obras selecionadas, horários e locais de exibição se dará em momento oportuno pela organização.

6. As obras que não atenderem aos critérios acima ainda estarão elegíveis a integrar outras atividades da SeLivrA, a critério da organização.

7. Não serão aceitas inscrições incompletas ou fora do prazo.

8. Os custos de envio e demais despesas de participação correrão por conta do responsável pela inscrição. Nenhum material porventura recebido será devolvido.

9. Casos omissos serão decididos pela organização da mostra. O ato de inscrição implica a aceitação tácita e irrestrita ao disposto neste edital.

______________________________________________________________________________________

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS        CENTRO DE ARTES        DIRETÓRIO UNIVERSITÁRIO DE CINEMA E ANIMAÇÃO