Federação de Jovens Batistas do Sétimo Dia

Projeto: Você conhece a Bíblia?

Aprendendo a Palavra

Tatiana Marques da Silva

São Paulo – São Paulo

2015

Objetivo

A proposta do Quiz Bíblico para o jovem cristão, tem por objetivo principal, avaliar o conhecimento do jovem em relação a Bíblia. Se o jovem frequenta de forma assídua as aulas bíblicas de sua igreja, se há um incentivo por parte dos professores para que o jovem leia a bíblia diariamente, e estude a mesma, o Quiz trará benefícios diversos para o desenvolvimento espiritual dos jovens.

Objetivos específicos:

É importante ressaltar que a dinâmica do Quiz bíblico deve ser realizada com seriedade tanto por parte de quem está coordenando, quanto dos participantes; pode ser de forma descontraída, porém, nunca de forma a tornar-se uma competição desrespeitosa entre os participantes, mas sim, para que todos possam aprender, compartilhar e divertirem-se juntos. Explicar aos participantes: O que é o Quiz?

        “
Quiz são questionários que tem por objetivo fazer uma avaliação do seu conhecimento, em relação a um determinado ou diversos assuntos. No caso do Quiz Bíblico, é um teste para avaliar seus conhecimentos sobre a Bíblia.”

Horário e Local

O Quiz pode ser realizado durante uma aula bíblica, ou pode ser criado um momento especifico, para que seja realizado. Fica a cargo da liderança e/ou dos responsáveis de cada localidade, os quais adequarão a dinâmica, de acordo com suas programações e disponibilidade de local.

Desenvolvimento

O líder responsável por desenvolver o Quiz Bíblico, deve primeiramente analisar o conhecimento bíblico do grupo de jovens com o qual ele irá trabalhar. Se for um grupo de jovens que já concluíram o Ano Bíblico (uma ou mais vezes), que fazem diariamente leituras bíblicas, e que estudam a Palavra, poderá se desenvolver um questionário com perguntas sobre o Antigo e também sobre o Novo Testamento. No entanto, se ainda não conseguiram expandir desta forma, as perguntas precisam ser de acordo com o que eles estão estudando,no momento. Ex.: somente sobre o Antigo testamento, ou somente sobre um livro da bíblia, como Gênesis o qual aborda diversas histórias.

Se o Quiz for desenvolvido em um Encontro/Retiro de Jovens, cabe ao líder criar um questionário de conhecimentos bíblicos, que possa estar de acordo com o conhecimento da maioria ali presente. Obs.: É importante que o líder converse antecipadamente com as lideranças jovens de cada uma das localidades ali representadas.

Outro ponto importante é que o responsável pela dinâmica saiba as respostas corretas de todas as questões, para não haver embaraço ou enganos na hora de analisar as respostas. Cabe ao líder também pedir direcionamento divino na hora da elaboração das questões, para que as mesmas tenham realmente um fim proveitoso na vida espiritual dos jovens participantes. Se possível, informar com alguns dias, ou horas de antecedência aos jovens a respeito da dinâmica e quais assuntos estarão relacionados.

Quantidade de participantes

Com o mínimo de 2 participantes; pode-se fazer o Quiz de forma individual, e havendo um número maior de jovens, podem ser divididos em: duplas, trios ou grupos de meninos e meninas.

Material necessário

Pode-se permitir que, em algumas questões, os jovens consultem a Bíblia. Limitando um tempo, algo em torno de 1 minuto, para que encontrem a resposta (esta intervenção fica mais interessante quando a dinâmica é entre grupos maiores)

Portanto, peçam aos jovens que levem suas Bíblias.

Contagem de pontos

A forma de pontuação para saber quem ganhou a dinâmica, pode ser feita de duas formas:

  1. Cada questão pode ter uma pontuação, que varia de acordo com seu grau de dificuldade. (Fica a critério do coordenador dizer ou não aos participantes, a pontuação das questões)


Ex.:  “Em que cidade nasceu Jesus?”
Resposta.: Belém.
Vale 1 ponto


“Quantos capítulos tem o livro de Gênesis?”
Resposta: 50.
Vale 2 pontos.

“Qual o nome das 2 irmãs que costumavam hospedar Jesus em Betânia?”
Resposta: Maria e Marta
Vale 3 pontos.

  1. Todas as questões possuem o mesmo valor de pontuação.

É preciso ter um auxiliar para o líder da dinâmica, o qual fica responsável por marcar os nomes dos participantes que responderem corretamente, ou dos grupos.

Ao final da dinâmica, faz-se a contagem de pontos e premia-se o vencedor. Se a dinâmica for desenvolvida individualmente, pode-se ter primeiro, segundo e terceiro colocados (isso para grupos acima de 10 participantes.)
        Se for dividida em duplas, trios ou grupos maiores, a premiação precisa contemplar a todos os participantes vencedores.

Exemplos de premiações: Bíblias, livros cristãos, canetas, bottons, chocolates, etc.

Ao término da dinâmica, vale ressaltar aos jovens a importância do estudo constante da Palavra, do comprometimento com O Reino de Deus, a importância de estar em comunhão com a igreja e como é bom compartilhar a Palavra do Senhor, e mais ainda aprendê-la de forma verdadeira, para que nossos jovens possam continuar crescendo amparados pela Graça e pelo Amor de nosso Deus.

Mais Sugestões

        Após a conclusão das atividades acima propostas, o líder pode sentir a necessidade de estender, ou ainda, complementar a programação, caso tenham optado por uma programação, com duração mais extensa. Por essa razão inserimos abaixo mais opções de atividades que visam agregar ainda mais conhecimento bíblico aos nossos jovens.

Esgrima Bíblico

O líder dá inicio, fazendo a leitura de um texto bíblico previamente escolhido, até que algum participante identifique o texto escolhido. O participante que encontrar o texto primeiro, levanta-se e continua a leitura, juntamente com o líder. Caso os participantes, demorem muito para identificar o texto, o líder pode dar dicas. Por exemplo no meio da leitura pode ser citado o nome do livro e caso a demora ainda persista, cita-se o capítulo também. Pontua quem identificar e ler o texto primeiro.

Víspora Bíblica

Para a realização dessa programação, é possível envolver os jovens no trabalho, que deve ser previamente preparado. Popularmente conhecida como bingo, na víspora, são feitos sorteios, onde os participantes, cada um com sua cartela, vão preenchendo conforme sorteio, e o primeiro que conseguir completar sua cartela, vence aquela rodada, recebendo um brinde.

A diferença é que na víspora bíblica serão inseridos nas cartelas,  nomes de personagens bíblicos  e  ao invés de sortear os "números", serão informados, características ou pistas do personagem bíblico, aquele que identificar e preencher toda a cartela primeiro, pontua. Caso o líder identifique a possibilidade, os participantes podem receber brindes a cada rodada.

Show do Cristão

        Para a realização do show do Cristão, faz-se necessário, inicialmente que todos a liderança jovem informe a Federação de Jovens, um e-mail válido, no qual possam receber o acesso para uma área restrita do site www.jb7.com.br, onde poderão visualizar e disponibilizar o jogo.

        O Show do Cristão é realizado da mesma forma que o famoso programa transmitido pelo canal SBT, “Show do Milhão”, onde são feitas perguntas de temáticas específicas ou variadas, e o participante deve responder em um tempo determinado. Caso o participante não saiba, ele possui alguns recursos que são limitados, porém destinam-se a ajudar o participante a solucionar a questão, e avançar na competição.

Mímicas ou desenhos

        O líder ou organizador escolhe antecipadamente, algumas histórias bíblicas, e como o objetivo é confraternizar e não competir, o líder deve incentivar que todos participem. Assim, o líder escolhe uma história bíblica e o participante escolhido que poderá fazer mimicas ou desenhar a história diante dos demais participantes que devem identificar a história. A equipe que acertar primeiro, pontua.

Qual é o texto?

        Da mesma forma que o famoso programa, “Qual é a música”, essa atividade consiste em acertar o texto ou passagem bíblica, da qual o louvor tocado revela. O líder deve previamente se preparar, escolhendo louvores dos mais variados ritmos, porém identificar nos louvores se existem referencias a passagens ou textos bíblicos. Diante dos participantes, o líder toca o louvor e aquele ou a equipe que identificar o texto bíblico a qual louvor se refere primeiro, pontua.

        Não pretendemos esgotar o assunto nem as possibilidades, mas apenas, fornecer um auxílio para que o líder possa utilizar caso julgue necessário ou tenha dificuldade na elaboração da programação. Nos colocamos a disposição para eventuais dúvidas a respeito de qualquer programação nos canais da Federação nas redes sociais ou pelo e-mail: diretoria@jb7.com.br.

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens.”
Colossensses 3:23