CURSO TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Relato sobre a aula:
As atividades foram aplicadas com alunos de 1º ano de ensino médio, turno vespertino, na escola CE Padre Fábio Bertagnolli. A professora de titular da turma, Felisdete Tavares Nogueira, foi bastante solicita em aplicar a atividade, pois gosta de trabalhar com as mídias, porém os entraves ao usar as tecnologias a desmotiva com facilidade. A princípio, pensamos que os alunos fossem se empolgar mais já que sempre pedem para acessar o facebook em outras aulas. Pareceram-nos pacatos. Porém, fomos ao lied da escola para que os grupos acessassem sua contas e refletissem sobre os perfis criados, suas postagens e curtidas. Com apenas 12 computadores para uma sala de 30 alunos. A internet não funcionou a contento, poucos conseguiram acesso pelo computador, outros conseguiram pelo celular e uma minoria não conseguiu acesso. Apenas 4 alunos já possuíram contas no facebook, mas hoje por opção não acham vantagem e deixaram de usar.
A professora conduziu as atividades de forma satisfatória apresentando as questões para análise. Foi dado um tempo para que eles analisassem seus perfis, em seguida para que discutissem questões releventes, alguns falaram e outros não expressaram suas ideias, que acreditamos ser por inibição.
Dentre as ideias compartilhadas pelos alunos identificamos que os perfis criados por eles retratam suas personalidades, mas ressaltaram que muitas pessoas criam perfis fictícios para demonstrar algo totalmente diferente do que vivem.
Como avaliação final, os alunos produziram um texto dissertativo abordando as vantagens ou desvantagens de se relacionar através das redes sociais.
Dentre as vantagens eles citaram as facilidades para:
Como essa atividade foi aplicada somente em uma turma, iremos posteriormente aplicar em outra escola e em outra série para podermos observar como o plano irá se desenvolver em outra realidade.