Disciplina: Sociologia

Série/Ano: 1 ª

Vol/Bim: II

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática.

Recursos audiovisuais e/ou de TIs  sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TIs sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas trasnsversais

SA – 1

A Socialização

- Conhecimentos prévios: De acordo com o conhecimento obtido pelo Caderno do aluno vol. 1, sensibilizar os alunos para um exercício semelhante, mas tendo como foco, o próprio aluno, e não um caso fictício como no caso do “Náufrago” e “Robinson Crusoé”.

- Atividade para reflexão com base nas características do bairro onde moram e da escola onde estudam, de modo a compor uma ideia de como, quando e onde vivem.

- Contextualização: mudanças ocorridas em suas próprias trajetórias de vida.

Discussão: focar na questão central dessa SA: “não somos quem somos por acaso – todos nós temos uma história”.

- Leitura e análise de texto: “A civilização grega” – Observar semelhanças e diferenças na educação dos jovens gregos da antiguidade e na educação dos jovens brasileiros.

Lição de casa: Elaborar um álbum pessoal representando a história de sua vida.

- Reflexão: com base no material produzido, refletir sobre como a trajetória de cada um contribuiu para nos tornar o que somos hoje.

- Sistematização: Processo de socialização. Noção de socialização primária e socialização secundária.

Documentários sobre outras culturas.

http://www.consciencia.net/

Filosofia, Geografia e História.

SA – 2

Relações e Interações Sociais na Vida Cotidiana

- Conhecimentos prévios: Dando sequência ao conteúdo do 1º. Bimestre – O Homem é um ser social e não consegue viver sem o convívio de outras pessoas – como viver em sociedade, é preciso compreender como utilizamos esse conhecimento para “conviver”.

- Contextualização: Representação de papéis. - - Encenação sobre entrevistas de emprego.

- Interpretação do texto: Perspectivas sociológicas – uma visão humanística.

- Analisar mais detidamente como as relações e interações sociais se efetiva na prática cotidiana.

- Dramatização: seguir representação proposta pelo caderno do aluno ou criar outras situações semelhantes.

Sistematização do conhecimento: clareza a respeito de como mudamos nosso comportamento dependendo da situação em que nos encontramos, das pessoas com quem estamos interagindo e de quem nos está observando.

www.dominiopublico.gov.br

Filosofia, Geografia e História.

SA – 3

A Construção Social da Identidade

- Sondagem: Discussão sobre a construção social da identidade, como parte de um processo, ou seja, um eterno desenvolver e transformar que só acaba com a morte da pessoa.

- Apresentar, contextualizar e analisar o problema: pesquisar informações sobre super-heróis (que possuam dupla identidade). Internet, jornais, filmes, livros... Fazer painéis que discutam o “caráter processual” da construção identitária de seu super-herói favorito.  

- Discutir e propor soluções: Debater sobre os mecanismos de construção da identidade, ou seja, compreender o fato de que a identidade é relacional, marcada pela diferença.

- Analisar e imagens: fazer descrição da pessoa retratada a partir da foto. – Contextualizar o conhecimento: levantar exemplos do cotidiano do aluno, discutindo identidade e preconceito, mostrando que a mensagem que passamos sobre nós nem sempre pode estar de acordo com a mensagem que os outros compreendem, e isso pode levar a uma divergência entre a identidade para si e para o outro.

.

www.sbsociologia.com.br

Filosofia, Geografia e História.

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB-RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS.

EM DESENVOLVIMENTO POR DEUSDETH ESTANISLAU DE OLIVEIRA