Índice:
Bem-vindo ao passo a passo para se inscrever no Edital Cultural 2016/2017 da Temporada de Arte Cearense.
Neste ano, a inscrição será realizada pela plataforma Mapa Cultural do Ceará. Essa é uma plataforma livre, gratuita e colaborativa de mapeamento da Secretaria de Cultural do Estado do Ceará sobre o cenário cultural cearense.
O perfil de agente cultural criado no Mapa Cultural do Ceará servirá como base para você participar de editais vinculados ao Mapa Cultural do Ceará e dos programas da Secretaria de Cultura, ou seja, uma vez criado o perfil não será mais preciso preencher os dados cadastrais. Na plataforma do Mapa Cultural você também poderá divulgar seus eventos, espaços ou projetos e construir o seu próprio networking na área cultural.
Vamos começar!
Aqui está o link para acessar o edital. É importante ler com atenção ponto por ponto. O Edital do TAC pretende selecionar 218 (duzentos e dezoito) projetos na área de difusão, através de 32 (trinta e dois) programas nas linguagens Música, Teatro, Dança, Circo, Literatura, Performance, Fotografia, Artes Visuais, Cinema e na categoria Pontos no Dragão. Vale lembrar que você pode fazer a sua inscrição entre os dias 9 de maio a 9 de julho de 2016.
Aqui está o link para você a criar o seu ID da Cultura a Mapa Cultural do Ceará no Mapa Cultural do Ceará. É o mesmo que está na página de inscrição da Temporada de Arte Cearense.
Se você representa um grupo informal ou pessoa jurídica, mais para frente vamos ver como inscrevê-lo(a). Por enquanto precisamos de uma inscrição do ID da Cultura para pessoa física, com CPF. O ideal é que a inscrição seja feita por quem vai lidar diretamente com a inscrição, subir documentos etc. Vamos lá.
1. Preencha os campos com o seu nome, sobrenome, e-mail e crie uma senha com no mínimo 6 caracteres. Na campo “capcha”, digite o número que está na imagem e clique no botão "criar conta"
2. A próxima tela solicitará a sua permissão para que o site do Mapa Cultural do Ceará, utilize o seu ID da Cultura. Clique no botão “Permitir o uso do meu ID da Cultura” para aceitar.
Pronto! Você já está cadastrado na plataforma Mapas Culturais. Agora, vamos terminar de preencher os dados cadastrais para poder fazer a sua inscrição.
1. Depois de criar o ID da Cultura você deve ser direcionado para a página de edição do seu perfil. Vamos seguir o nosso passo a passo utilizando como exemplo a Ana Larissa Coelho.
O Cadastro Individual é bem simples, mas é fácil esquecer alguma coisinha ou outra. Primeiro, tem um detalhe bem importante: marque, logo acima do seu nome, que você está fazendo um perfil “individual”. Isso quer dizer, basicamente, que você é uma pessoa física, com CPF. Daqui a pouco vamos ensinar a adicionar um novo agente cultural, caso você queira inscrever um grupo informal ou pessoa jurídica.
2. Você precisa preencher obrigatoriamente as seguintes informações cadastrais.
É bem fácil, clique no campo desejado, escreva ou selecione a informação correta e clique em enviar. Perceba que automaticamente o campo ficará marcado de amarelo, assim:
O campo da localização fica um pouco mais abaixo e você deve indicar se outras pessoas podem ver sua localização (opção: pública) ou não (opção: privada) e digitar o seu endereço.
Já o campo com para a seleção da área de área de atuação fica na lateral. A medida que você escreve aparecem as opções. Você pode escolher quantas áreas quiser.
3. Para finalizar, clique no botão “salvar” no canto superior direito. Note que os campos não estão mais marcados de amarelo, indicando que suas informações foram salvas.
Se, por acaso, estiver faltando alguma informação a seguinte mensagem aparecerá no topo da tela:
O sinal “ ” vai aparecer logo ao lado dos campos com erro ou faltantes.
5. Se sua inscrição é como artistas individual, você já pode seguir para o passo 3. Caso queria se inscrever como grupo informal ou pessoa jurídica, vamos adicionar mais um agente ao seu perfil.
Dica: quando tiver um tempinho, continue personalizando o seu perfil (inserindo sua imagem, mais fotos e vídeos), pois a plataforma também o ajudará a divulgar o seu trabalho.
1. Para adicionar mais um agente, clique na foto do seu perfil e, em seguida, clique no nome “Meus Agentes”.
2. Aqui você consegue visualizar todos os seus agentes cadastrados. Clique no botão “Adicionar novo agente”.
3. O cadastro do grupo informal ou pessoa jurídica é muito semelhante ao cadastro individual. Só são precisos alguns pequenos cuidados. Não esqueça de escolher, logo acima do nome, a opção “coletivo” ao invés de “individual”.
É necessário que você preencha os seguintes campos:
Um detalhe, se for preencher o campo “site”, coloque sempre no formato “http://www.”, igual no exemplo acima.
4. Clique no botão “Publicar” no canto superior esquerdo.
5. Para finalizar, clique no botão “Salvar” no canto superior esquerdo.
Se tiver algum problema, aparecerá o sinal “ ” ao lado do campo que precisa ser corrigido.
1. Você pode clicar nesse link para ir para a página de inscrição do Edital Cultural 2016/2017 da Temporada de Arte Cearense ou, ainda na área de cadastro, você pode clicar no botão “projetos”, que está na barra superior, e digitar “temporada”. Vai aparecer uma lista e você clica na opção “Temporada de Arte Cearense – Editais Culturais 2016/2017 Instituto Dragão do Mar”.
2. Clique no botão “inscrição online” e aparecerá um campo para você digitar o seu nome. Aqui você terá que colocar seu agente individual. Se tudo ocorreu bem com o seu cadastro, assim que você começar a digitar seu nome, o sistema já vai autocompletá-lo. Escolha seu agente e comece a inscrição.
3. Logo em seguida, você já vai receber seu NÚMERO DE INSCRIÇÃO. Pode anotar esse número, será a partir dele que você acompanhará o andamento de sua inscrição.
4. Em seguida escolha uma das categorias de linguagem para sua inscrição.
5. Caso você queria se inscrever como grupo individual (sem CNPJ), clique no botão “adicionar” no campo “Coletivo”, ou pessoa jurídica (com CNPJ), clique no botão “adicionar” no campo “Instituição responsável”. Lembra daquele cadastro de grupo que você fez? É aqui que ela vai entrar! Comece a escrever o nome e ele já deve aparecer na lista. No nosso exemplo, a Ana Larissa optou por inscrever o Grupo Yawari como pessoa jurídica.
1. O que falta agora é subir todos os documentos necessários clicando no botão “Enviar”. Agora, existem várias situações possíveis. Por exemplo: pode ser que tenhamos um documento obrigatório a todos, indicando com um * no título.
2. Após enviar o arquivo, você verá que ele foi anexado a sua proposta, como na imagem abaixo.
Aliás, se aparecer a mensagem:
Provavelmente você está tentando subir um arquivo grande demais. Nesse caso, nossa sugestão é tentar diminuir o tamanho do arquivo ou então subi-lo em algum serviço de hospedagem (como o “dropbox”, “google drive”, “yousendit”, “thunderbird” etc.) e colar o link em um arquivo Word, subindo este como um anexo.
3. Certifique-se apenas que você subiu o arquivo corretamente e que o link está funcionando. Para isso, basta clicar no arquivo que foi anexado.
4. E preencher os campos de informação, clicando no ícone destacado abaixo.
5. Existem perguntas que abrirão uma caixa para você selecionar uma resposta (como no exemplo abaixo) e perguntas onde se deve digitar um texto ou um link (lembrando que no caso do link você precisa colocar o endereço completo http://www.exemplo.com.br).
6. Após selecionar a seleção, você verá a sua resposta abaixo da pergunta. Se precisar modificar, é só clicar em cima da pergunta, fazer a edição e depois clicar no botão “ok”.
Lembre-se. Você pode parar a sua inscrição a qualquer momento e continuá-la depois. Se você, por exemplo, não está seguro se tem os arquivos corretos, quer reler o regulamento ou qualquer outro problema, você pode retomar a sua inscrição de onde parou clicando em seu perfil e, depois, em “minhas inscrições”.
Lá está a inscrição iniciada, ainda em “Rascunhos” já que, afinal de contas, ainda não fechamos nossa submissão.
1. Após verificar as informações da sua inscrição e ver que tudo está correto, clique em “enviar inscrição”. Cuidado: essa ação é definitiva, então certifique-se que todos os documentos e dados estão em ordem.
2. Sua inscrição agora está pronta. Perceba que depois de concluir, você estará numa página com todos os dados do proponente (tanto individual quanto coletivo ou jurídico) e, lá embaixo a lista completa dos anexos enviados:
3. Sua inscrição fica registrada também na lista de “minhas inscrições”. Para ter acesso a elas, basta clicar em sua foto do perfil lá no canto superior à direita e, em seguida, ir para minhas inscrições.
4. Desta vez, sua inscrição estará em “Enviadas” e não mais “Rascunhos”:
Se tiver alguma dúvida em relação ao inscrição, lembre-se que sempre é possível acessar o EDITAL a partir da página inicial de inscrição.
Não hesite em voltar a esse manual caso tenha tido alguma dúvida dentro da plataforma de inscrição.
Se você seguiu todos os passos desse manual, tudo deve ter corrido bem. Contudo, se aparecer alguma dúvida, pode mandar um e-mail para edital@dragaodomar.org.br ou ligar para (85) 3488-8600. Se possível, nos informe seu número de inscrição e o dia e hora em que tentou acessar o sistema.
Também haverá uma oficina de orientação, no dia 17 de maio, às 15h, no auditório do Dragão do Mar com transmissão ao vivo pela internet.