Tutorial SIGAA - Portal da Coordenação de Curso

Tutorial SIGAA - Portal da Coordenação de Curso


Sumário

Portal da Coordenação de Curso

Oferta de turma

Turmas com um docente vinculado

Turmas com horário flexível

Turmas com vários docentes com carga horária dividida

Turmas com vários docentes com carga horária compartilhada

Solicitação para Abertura de Turma

Coordenador de Curso (Solicitante)

Vice Diretor (Unidade Solicitada)

Turma agrupadora

Matrícula em lote

Menu Matrículas > Matricular em lote

Aproveitamento de estudos

Menu Aluno > Aproveitar componente curricular


Portal da Coordenação de Curso

Após ter efetuado seu login no SIGAA acesse o portal da coordenação de curso por meio do módulo Portal Coord. Graduação.

coordenacaoScreenNew14.png

Ao clicar no módulo Portal Coord. Graduação será exibida a seguinte tela:

coordenacaoScreen1.png


Oferta de turma

Essa função permite ofertar turmas para um determinado período letivo ou verão/inverno, levando em consideração as particularidades de cada componente curricular (compreende-se disciplina ou módulo). É possível ofertar turmas com diversos cenários: um ou mais docentes, horários semanais flexíveis, horário flexível para o docente etc. A oferta de turma segue o fluxo básico: 1º - Informar dados gerais > 2º - Adicionar oferta para matriz > 3º -  Definir horário > 4º - Vincular docente > 5º - Cadastrar oferta.

Para iniciar uma oferta clique no menu Turmas > Ofertar Turmas:

coordenacaoScreen2.png

Conforme imagem abaixo será exibida uma lista geral de todas as disciplinas da unidade acadêmica do curso (NC, NE e NL). O primeiro passo é escolher a matriz do componente curricular a ser ofertado. Em seguida selecione o componente curricular clicando na imagem  à direita.

coordenacaoScreen3.png

        

Leia as informações em destaque e confira os dados do componente curricular selecionado. Na sequência, preencha os campos referentes aos dados gerais da turma. O campos marcados com a “estrela”save imagesão de preenchimento obrigatório.

coordenacaoScreen4.png

No campo Total de Vagas indique o número de vagas que deverá ter na turma incluindo vagas para NL (se for o caso).

O campo Vagas Reservadas para NL deverá ser preenchido caso o componente ofertado disponibilizará vagas para NL.

O campo Local é texto livre. Para facilitar o preenchimento adote o modelo a seguir com uso de abreviaturas e siglas das unidades:

Sl. 08 - EMC

[1] [2] - [3]

onde:

[1] - Local da aula, utilizando Sl. para Sala, Lab. para Laboratório e Aud. para Auditório;

[2] - Número ou Nome do local da aula;

[3] - Sigla da Unidade acadêmica e/ou Orgão do local da aula

Sl. 08 - EMC (significa Sala 08 da Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação);

Impedir Matrícula on-line com a opção “Sim” marcada será utilizada nos casos em que a matrícula é realizada pela coordenação de curso. A oferta da turma não será visualizada pelos discentes nos períodos de matrícula on-line.

Impedir Liberação de Vagas NL disponíveis durante o Acerto de Matrícula a opção marcada como Não indica que as vagas remanescentes dos períodos de matrícula on-line ficarão disponíveis para os discentes de outros cursos se inscreverem na disciplina como NL.

No campo Matriz escolha a matriz para a qual será adicionada a oferta. Se desejar reservar vagas para uma determina matriz marque a opção “Sim” e especifique o número de vagas. Nesse caso os discentes dessa matriz terão prioridade nas vagas reservadas.

coordenacaoScreenNew1.png

        Clique em Adicionar Oferta para a Matriz. A tela será atualizada e mostrará a Matriz para a qual a oferta foi adicionada. A oferta poderá ser adicionada para mais de uma Matriz, com ou sem reserva de vagas.

coordenacaoScreenNew2.png

Com a Matriz adicionada, clique em “Próximo Passo” para definir os horários das aulas.

coordenacaoScreenNew3.png        

Na grade de horários, marque os horários das aulas nas caixas de checagem ou coloque uma expressão no campo Expressão do Horário que automaticamente preencherá a tabela. Veja como montar a expressão do horário:

Por exemplo: se as aulas forem na terça e quinta, no período matutino, das 08:00 às 08:50 e das 08:50 às 09:40, o horário será expresso da seguinte maneira: 35M12.

        Digite a expressão e clique em “Atualizar Grade de Horários” para preencher os horários na grade ou marque as caixas de checagem.

save image

        

O período letivo regular da UFG possui 16 semanas, assim, cada horário selecionado representa 16 horas para o período. Para um componente de 64h temos 64/16 = 4, logo será selecionado quatro horários por semana.

Definido o horário, clique em “Próximo Passo” para vincular o docente.

        Para vincular um docente em uma turma, primeiro escolha uma das opções: “Somente da minha unidade” ou “Somente externos”. Digite o nome do docente a ser vinculado e selecione uma das opções listadas pelo sistema. Preencha a carga horária teórica e/ou prática e clique em "Adicionar", o sistema irá adicionar o docente e, em seguida, clique no botão "Próximo Passo >>":

Verifique se os dados da oferta estão corretos e clique em “Cadastrar” para finalizar a oferta. Caso necessário, retorne aos passos anteriores para retificar os dados.

São aquelas que podem ter diferentes horários ao longo do semestre, os quais serão representados por períodos (que podem ser dois ou mais). Para criar uma turma com horário flexível é necessário que o componente curricular permita essa opção. Na tela de "Horário da Turma" haverá uma nova opção para definir o período do horário dentro do semestre. Pode-se definir quantos períodos forem necessários para a turma, respeitando as regras de horário de turmas e período do semestre.

No exemplo a seguir, o primeiro período (como é mostrado na imagem abaixo) será de 04/08/14 a 31/10/14, onde o horário semanal da turma será segunda e terça-feira nos dois primeiros horários do período matutino.

Definido o primeiro período, este é adicionado ao clicar no botão Adicionar Horário. Na sequência, é definido o segundo período da turma para 03/11/14 a 13/12/14, onde o horário semanal da turma será quarta e quinta-feira, terceiro e quarto horário do período matutino, como é mostrado na imagem abaixo. Mais uma vez, deve-se clicar em “Adicionar Horário” para cadastrar o segundo período.

Adicionados os dois períodos com os respectivos horários, clique em “Próximo Passo”.


Na turma de horário flexível pode ser vinculado dois ou mais docentes. Conforme o exemplo demonstrado, será vinculado um docente em cada período:


O primeiro docente é vinculado à turma com a metade da carga horária total da disciplina. O mesmo acontece com o segundo docente, vinculado ao outro período da oferta, com metade da carga horária total da disciplina. Portanto, a oferta está dividida em dois períodos e com dois docentes vinculados, um para cada período e com a carga horária dividida.

Clique em "Próximo Passo >>" e finalize a oferta clicando em Cadastrar.

São turmas em que dois ou mais docentes vinculados terão carga horária dividida (a carga horária total do componente curricular deve ser dividida entre os docentes vinculados à turma ofertada).

Como exemplo, será demonstrada a oferta de Computação Gráfica que possui 48h teóricas e 16h práticas, sendo um docente responsável pela parte teórica e outro pela parte prática.

Após o preenchimento dos dados do componente curricular e seu horário, defina os docentes. Vincule o primeiro docente e informe a carga horária teórica total, 48h,  deixando o campo “Prática” em branco.

coordenacaoScreenNew4.png

Clique em “Adicionar”. Repita a mesma operação para outro docente que se encarregará da carga horária prática. Deixe o campo “Teórica” em branco e informe a carga horária prática total, 16h.

coordenacaoScreenNew5.png

Clique em “Adicionar”. Dessa forma os dois docentes estão vinculados à oferta, com a carga horária total do componente dividida entre ambos, como está demonstrado na imagem abaixo.

coordenacaoScreenNew6.png

Clique em “Próximo Passo” e conclua a oferta.


São turmas que possuem dois ou mais docentes vinculados com Carga Horária Compartilhada (os docentes podem ser vinculados à turma com a carga horária total do componente curricular).

Como exemplo, será demonstrada a oferta do componente curricular Eletrônica 1 que possui 64h teóricas e será vinculado dois docentes com a carga horária total do componente.

Após o preenchimento dos dados do componente curricular e seu horário, defina os docentes. Vincule o primeiro docente e informe a carga horária teórica total, 64h,  deixando o campo “Prática” em branco.

coordenacaoScreenNew7.png

        Clique em “Adicionar”. Repita a mesma operação para outro docente  informando a carga horária teórica total, 64h,  deixando o campo “Prática” em branco. Clique em “Adicionar”.

coordenacaoScreenNew8.png

        Observe na imagem acima que dois docentes foram vinculados à oferta, compartilhando a carga horária total do componente. Clique em "Próximo Passo >>"  e conclua a oferta.


Essa função permite que o Coordenador do Curso solicite para outra unidade acadêmica a abertura de turma, quando esta é a responsável pelo componente curricular, conforme previsto no PPC do curso solicitante.

A solicitação para abertura desse tipo de turma ocorre em dois momentos: primeiro, o Coordenador do Curso solicita via SIGAA a turma e, em um segundo momento o Vice-Diretor da unidade responsável, aprova a solicitação, também via SIGAA.

Na demostração abaixo o Coordenador do Curso Engenharia da Computação solicitará a abertura da turma do componente curricular INF0009, que é de responsabilidade do Instituto de Informática e quem receberá e responderá a solicitação será o Vice-Diretor.

        Para o Coordenador de Curso fazer a solicitação, é necessário clicar no menu "Turmas -> Solicitar Abertura de Turmas Regulares", feito ele será direcionado para a tela de BUSCA DE COMPONENTE CURRICULAR. A busca pode ser feita tanto pelo código, quanto pelo nome do componente curricular. Após a busca do componente curricular é necessário clicar na imagem  destacada abaixo:

Na tela seguinte, que é semelhante a tela de oferta de turma, é selecionada a Matriz Curricular para o componente curricular e clicar em "Adicionar Oferta para a Matriz".

        

Com a matriz selecionada e conferida, o solicitante deve clicar em "Próximo Passo >>":

Como ocorre em oferta de turma, deve-se também selecionar o horário da turma solicitada e depois clicar em "Próximo Passo >>":


A próxima tela é destinada para a confirmação das informações selecionadas e, após a conferência, efetuar o envio da solicitação de turma para o Vice Diretor da unidade responsável pelo componente curricular.

Após ter confirmadas as informações, o coordenador deve clicar em "Cadastrar Solicitação de Turma":

Feito isso, o sistema retorna a tela inicial do Portal do Coord. de Graduação, com a mensagem: “Solicitação de turma cadastrada com sucesso!”.

No SIGAA o vice diretor tem a possibilidade de ver todas as solicitações de abertura de turmas de sua unidade, para isso ele deve clicar no menu: "Direção da Unidade - Turmas - Gerenciar Solicitações de Turmas - Turmas Regulares", e será apresentada uma tela com opções de pesquisa e uma lista das turmas solicitadas para a sua unidade:

Para cada uma das solicitações de turmas temos algumas funções representadas pelas imagens na mesma linha da turma, segue uma descrição dessas funções:

Para atender a solicitação que nos serve de exemplo, o Vice-Diretior do Instituto de Informática deve clicar em  "Atender Solicitação", para o componente curricular INF0009. Feito isso, o SIGAA apresentará opções para finalizar o cadastro da turma, onde o Vice-Diretor insere as demais informações necessárias e após isso, clica em "Próximo Passo >>":

Como durante a solicitação de abertura da turma, o Coordenador solicitante já definiu o horário, a tela de horário não é editável pelo Vice Diretor e o mesmo pode prosseguir para o "Próximo Passo >>":


Na próxima etapa é realizada a seleção do(s) Docente(s) para a turma e cadastro da oferta da mesma:

                Turmas agrupadoras são usadas nos casos de componentes curriculares que possuem carga horária teórica e prática, sendo que as aulas práticas são ministradas em laboratório e as aulas teóricas em sala de aula. Quando o laboratório não comporta toda a turma é necessário dividi-la em horários diferentes. Ou seja, são criadas duas ou mais turmas compartilhando o mesmo horário/dia da semana para as aulas teóricas e diferenciando os horários/dia da semana das aulas práticas.

                No exemplo a seguir, será adotado o cenário onde deverá ser ofertado o componente curricular Circuitos Lógicos 1, que possui 32h teóricas e 32h práticas, levando em consideração que a sala em que será ministrada a aula teórica comporta 30 vagas e o laboratório onde será ministrada a aula prática comporta 15 vagas. Para atender essa demanda oferte duas turmas agrupadoras com 15 vagas. Defina o horário/dia da semana da aula teórica, que será o mesmo para as duas turmas, e o horário/dia da semana da aula prática, que será diferenciado para as duas turmas. Vincule um docente para a aula prática e outro para a aula teórica.

Seguindo o cenário exposto, oferte uma turma agrupadora seguindo normalmente o fluxo da oferta  e no campo “total de vagas” coloque 15.

                Na grade de horários, defina o horário da aula teórica (terça, 1º e 2º horários) e o horário da aula prática (quarta, 1º e 2º horários).

save image

                Clique em “Próximo Passo” e vincule os respectivos docentes, um para aula teórica e outro para a prática. Primeiro vincule o professor da aula teórica informando a carga horária (16h), como demonstrado na imagem abaixo.

save image

                Clique em “Adicionar” e faça o mesmo para o professor da aula prática, informando no campo Prática 32h, conforme imagem abaixo.

save image

Clique em “Adicionar” e, no próximo passo, cadastre a oferta.

                Para cadastrar a outra turma agrupadora, Faça a oferta para o mesmo componente curricular seguindo o fluxo normal.

save image

                Marque a opção “Turma Agrupadora: A” (repare que, por padrão, está marcado para criar uma “Nova Turma Agrupadora”, o que não é caso).

                Atenção, na grade de horários, defina para a segunda turma o horário da aula TEÓRICA, que será o mesmo da primeira turma (terça, 1º e 2º horários) e o horário da aula PRÁTICA, diferente da primeira turma (quarta, 3º e 4º horários).

save image

Clique em “Próximo Passo” e vincule os respectivos docentes, um para aula teórica (mesmo docente da primeira turma) e outro para a prática. Primeiro vincule o professor da aula teórica informando a carga horária (16h), como demonstrado na imagem abaixo.

save image

                Clique em Adicionar e faça o mesmo para o professor da aula prática, informando no campo Prática 32h, conforme imagem abaixo.

save image

Clique em “Adicionar” e, no próximo passo, cadastre a oferta.

Observe na imagem abaixo que está ofertada duas turmas, A01 e A02. Os discentes dessas turmas se encontrarão no 1º e 2º horário do período da manhã de terça-feira (aula teórica), totalizando 30 vagas.

save image

Matrícula em lote                

        Menu Matrículas > Matricular em lote

A Matrícula em lote permite ao coordenador de curso realizar a matrícula de vários discentes em várias turmas em uma única ação. Clique no menu Matrículas > Matricular em lote.

Selecione a matriz curricular das ofertas [1] e clique em Buscar [2]; Marque as turmas [3] e clique em Adicionar Turmas [4]; Clique em Selecionar discentes [5] para seguir para o próximo passo.

save image

Escolha a matriz [1] para buscar [2] os discentes; Marque os discentes a serem matriculados [3] e clique em Adicionar Discentes [4]; Clique em próximo passo [5] para conferir os dados.

save image

save image

Clique em Confirmar para matricular os discentes.

save image

Aproveitamento de estudos

        Menu Aluno > Aproveitar componente curricular

Clique no menu Aluno > Aproveitamento de estudos > Aproveitar componente curricular.

save image

Informe os critérios de busca para listar o discente [1]; Clique no botão Selecionar discente [2].

save image

Selecione o componente curricular da matriz [1], o tipo de aproveitamento [2], o número do processo [3] e clique em Adicionar [4]. O componente é aproveitado de acordo com o Núcleo/Natureza cadastrado na matriz. Clique em confirmar [6] para finalizar o aproveitamento.

save image

Há os aproveitamentos do tipo Dispensado, usado para extraordinário domínio de conteúdo, onde é inserida a nota. E ainda, o aproveitamento para disciplinas cursadas de outra matriz. Nesse caso o componente será integralizado como Núcleo Livre.

save image