Disciplina: Sociologia

Série/Ano: 1 ª

Vol./Bim: I

CADERNO DO ALUNO

Situação de Aprendizagem (Número/título)

Sequência Didática.

Recursos audiovisuais e/ou de TI’s sugeridos no caderno

Recursos audiovisuais e/ou de TI’s sugeridos pelo PCOP

Interfaces interdisciplinares / Temas transversais

SA – 1

O processo de Desnaturalização ou estranhamento da realidade

- Levantamento de conhecimentos prévios: discussão histórica sobre as razões ideológicas e políticas de a Sociologia ter sido retirada da matriz curricular e seu atual retorno.

- Apresentar o problema: Construção do olhar sociológico, através de uma pesquisa de campo: “Como eu me sentiria ao estar em um lugar diferente”. (O treino do olhar é o primeiro passo na construção de um olhar sociológico para a realidade, e este se faz com base no estranhamento do cotidiano).

- Contextualizar o problema: Leitura: Sobre a questão do olhar (escrito especialmente para o Caderno do Aluno de Sociologia). Dar e pedir exemplos do cotidiano, sobre a realidade social, como nos interesses divergentes entre diferentes categorias profissionais.

- Análise e discussão sobre o problema: Leitura de imagem de ilusão de ótica e Análise do Texto (Trabalhando a bi dimensionalidade), através das obras de Escher, sendo possível a reflexão sobre a superficialidade do olhar.  Debater a questão do “certo” e do “errado”.

- Propor soluções do problema: Através do trabalho sobre o estranhamento, indicar informações dadas pelo olhar, ou seja, descrições somente no que podiam ver.  

- Sistematização do novo conhecimento: Conscientização de um novo olhar que se afaste do senso comum para a compreensão da realidade.

Gravuras e litografias de Mauritis Cornelis (www.mcescher.com)

Museu M.C. Escher www.escherinhetpaleis.nl

Textos das mais variadas revistas científicas do país. www.scielo.br

Matérias antigas de jornal. www.estadao.com.br

http://www.cartamaior.com.br/templates/index.cfm

Filosofia, Geografia e História.

SA – 2

O homem é um ser social

- Indicação: leitura da obra Robinson Crusoé. - (Resumo do livro “Robinson Crusoé” – A conquista do mundo numa ilha).

- Situar autor e obra.

- Resumo do livro: (individual compartilhada ou comentada).

- Interpretação do texto: aproximação crítico-analítica com relação à obra.

- Aprofundando a discussão: refletir sobre o tema e realizar as questões propostas sobre o texto.

- Mostrar a importância da interação com os outros para a sobrevivência do ser humano, levando-os à reflexão sobre a questão central: “O Homem é um ser social”, e não consegue sobreviver na ausência de outros seres humanos.

- Recorte do Filme: “O Naufrago”. 

- Interpretação do conteúdo assistido.

- Aproximação crítico analítica com relação à obra.

- A partir de uma discussão mais aprofundada do filme, realizar uma reflexão a respeito da questão central: “O Homem é um ser social”.

- Sistematização do conhecimento: espera-se que o aluno tenha desenvolvido a compreensão de que o homem não existe fora da sociedade, e que os recursos de que se utiliza para sobreviver, se comunicar e se relacionar com os outros compõe sua herança cultural e formam a base de sua identidade enquanto ser humano.

  • Livro Robinson Crusoé.
  • Filme Náufrago

 Filme: Mary Marx

Filosofia, Geografia e História.

SA – 3

A Sociologia e o Trabalho do Sociólogo

- Sondagem: análise da entrevista feita com o sociólogo José de Souza Martins, professor de Sociologia da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP).

- Sensibilizar os alunos a respeito do olhar sociológico para a realidade de forma que possam apreender o papel da sociologia na compreensão da sociedade contemporânea.

- Contextualizar: peça aos alunos que expliquem, com as próprias palavras, o que ele diz sobre o linchamento nas diferentes sociedades, que definam o perfil do linchado e estabeleçam o perfil do linchador.  

- Expor como surgiu a Sociologia, o contexto da época e como os sociólogos se distinguem dos profissionais de outras áreas.

- Explicar a distinção entre Sociologia e outras disciplinas como o Serviço Social ou a Filosofia.

- Pesquisa: Como os sociólogos se desvinculam do senso comum para fazer suas análises.

  • Entrevistas de sociólogos em sites de jornal.

http://www.estadao.com.br/

Filosofia, Geografia e História.

CEDIDO PELO AUTOR PARA USO EXCLUSIVAMENTE DIDÁTICO SOB-RESPONSABILIDADE DOS GESTORES ESCOLARES NAS ESCOLAS ESTADUAIS JURISDICIONADAS À DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO SÃO VICENTE - PROIBIDA A REPRODUÇÃO FORA DA JURISDIÇÃO OU PARA FINS COMERCIAIS E/OU ACADÊMICOS.

EM DESENVOLVIMENTO POR DEUSDETH ESTANISLAU DE OLIVEIRA