logo dca - Cópia.png

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE CAPACITAÇÃO - LNC 2017:

  1. O que é o Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) e qual sua importância?
  2. Por que responder ao LNC?
  3. O que é a etapa individual?
  4. O que é a etapa setorial?
  5. Indiquei uma ação de capacitação no LNC, como serei atendido(a)?

5.1          Indiquei a participação em evento ou curso externo ao IFPR, como serei atendido?

  1. Por que o formulário contém apenas um espaço para indicação de evento externo?
  2. Os servidores que estiverem afastados ou em licenças podem preencher o LNC - Individual?
  3. Os servidores que estiverem afastados ou em licenças devem ser incluídos no LNC - Setorial?
  4. Como proceder no caso de servidores do IFPR em exercício em outra instituição?
  5. Quem conduz este trabalho?
  6. Onde tirar dúvidas sobre o preenchimento do LNC que não foram contempladas aqui?

___________________________________________________________________________

1. O que é o Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) e qual sua importância?

O Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC) é uma etapa do processo de planejamento das ações de capacitação dos servidores do IFPR. É o instrumento utilizado para o planejamento das ações de aperfeiçoamento que visa adequar as demandas de capacitação individuais aos objetivos institucionais estratégicos por meio da otimização do uso dos recursos, atendendo o maior número de servidores(as) possível.

2. Por que responder ao Levantamento de Necessidades de Capacitação?

Porque este levantamento serve como base para análise e autorização de participação em ações de capacitação, tais como a participação em eventos de capacitação de curta duração, e também para o planejamento e desenho das ações de capacitação em parceria com outras instituições.

3. O que é a etapa individual?

A etapa individual refere-se a possibilidade de o servidor apontar suas necessidades de capacitação específicas, ou seja, aquelas que o próprio servidor considera essencial para seu desenvolvimento no trabalho. O resultado desta etapa serve de diagnóstico para ações em sua unidade organizacional e/ou de seus pares.

 

4. O que é a etapa setorial?

A etapa setorial refere-se a possibilidade dos gestores e equipes de trabalho apontarem as demandas de capacitação relativas às suas atividades e atribuições, cuja realização seja de interesse institucional. Quanto às atividades e/ou competências do setor, consulte o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Manual de Competências disponível no site do IFPR.

 

5. Indiquei uma ação de capacitação no LNC, como serei atendido?

O preenchimento do LNC servirá de base para a futura decisão de participação do servidor numa capacitação considerando sempre o interesse da administração. Além do LNC, outros fatores também são avaliados, como, por exemplo, o interesse institucional alinhado aos objetivos estratégicos da instituição e a disponibilidade orçamentária. Atendidas as condições para viabilização da capacitação, em momento oportuno será aberto o processo administrativo específico.

5.1 Indiquei a participação em evento ou curso externo ao IFPR, como serei atendido?

Atendidas as condições apresentadas no item 5, acima, o(a) servidor(a) deve proceder conforme as orientações presentes na Instrução Interna de Procedimentos - IIP 003/2016 PROGEPE, que dispõe sobre procedimentos para solicitação de pagamento de taxas de inscrição em eventos e cursos externos ao IFPR, disponível na página da Capacitação, no link: http://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2013/05/IIP-003-2016.pdf.

6. Por que o formulário contém apenas um espaço para indicação de evento externo?

O LNC é um instrumento para planejamento. Caso você ainda não tenha informações do evento que tem interesse em participar, esclarecemos que esta é uma solicitação que pode ser feita a qualquer tempo, conforme prevê a IIP 003/2016 PROGEPE (http://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2013/05/IIP-003-2016.pdf). A autorização de participação é sujeita ao interesse da Administração e à disponibilidade orçamentária da unidade. Consulte o orçamento de sua unidade no Plano de Gestão 2017 ou no link: https://goo.gl/KcWkPI.

 

7. Os servidores que estiverem afastados ou em licenças podem preencher o LNC - Individual?

Servidores em afastamentos ou licenças com previsão de retorno durante o período de vigência do LNC (ano de 2017) podem responder ao LNC2017 - Individual.

8. Os servidores que estiverem afastados ou em licenças devem ser incluídos no LNC - Setorial?

Servidores em afastamentos ou licenças com previsão de retorno durante o período de vigência do LNC (ano de 2017) deverão ser incluídos no LNC - Setorial.

 

9. Como proceder no caso de servidores do IFPR em exercício em outra instituição?

Se o(a) servidor(a) é do quadro IFPR e tem previsão de retorno para o ano de vigência do LNC (2017) ele(a) poderá ser incluído no planejamento do LNC - Setorial. No caso do LNC - Individual, o(a) servidor(a) em exercício em outra instituição pode preenchê-lo normalmente.

 

10. Quem conduz este trabalho?

O Levantamento das Necessidades de Capacitação (LNC) é conduzido pela Diretoria de Capacitação, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas - PROGEPE.

11. Onde tirar dúvidas sobre o preenchimento do LNC que não foram contempladas aqui?

Com a Diretoria de Capacitação, da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, pelo e-mail cca@ifpr.edu.br.