Programa de Voluntariado Colibri
Acreditamos que as mudanças e transformações reais na sociedade só ocorrem pela participação consciente das pessoas, por isso com nosso programa de Voluntariado Colibri e pela sensibilização, capacitação e apoio ao exercício do trabalho voluntário, nós desejamos desenvolver o potencial mobilizador de nossos colaboradores.
A Associação Padre Leo Commissari, entende o voluntariado como um exercício constante da cidadania e que contribui, de maneira efetiva, para a geração da co-responsabilidade na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
O Programa Colibri conta com vários voluntários espalhados por toda a Associação que atuam em várias das atividades que realizamos ao longo do ano.
Missão
Contribuir para a melhoria da qualidade de vida nas comunidades ao entorno desta instituição.
Formas de atuação
O colaborador pode participar do programa em diferentes frentes de atuação:
• Atendimento ao Público na Sala de Leitura
• Cadastro de notas fiscais Paulista sem o CPF no sistema da Secretaria da Fazenda de São Paulo.
• Cadastro de alunos em sistema da Instituição.
• Pequenos reparos
• Formação Cidadã com os alunos
• Oficinas lúdicas/esportivas/culturais
• Outras atividades (de acordo com o perfil e disponibilidade do voluntário)
Capacitação dos grupos
O exercício do voluntariado exige habilidades específicas que vão além dos conhecimentos profissionais e da vontade de ajudar ao próximo. Trata-se do desenvolvimento de uma estrutura psicológica, social e intelectual capaz de compartilhar experiência, sem sofrer com as dificuldades encontradas.
Por isso, os colaboradores que integram o Programa Colibri são preparados para o exercício do trabalho voluntário através da realização de encontros periódicos que visa prepará-los para o contato direto com as mais diversas situações do dia a dia do Programa.
Funcionamento
Para a realização das atividades, os voluntários utilizam os recursos físicos da Associação (salas e material de apoio) para a organização das suas ações e realização dos encontros periódicos de monitoramento e avaliação das atividades.