Lançamento DF5 de junho
Cartão Postal

Release_______________________________________________________________________

Filme Cartão Postal e clipe Rua Augusta são os primeiros lançamentos nacionais da DF5

O Clube de Cinema Fora do Eixo está com o projeto de Lançamento Integrado de filmes que fazem parte do catálogo da distribuidora DF5. Durante os meses de junho e julho, o longa Cartão postal, de Josinaldo Medeiros e Wagner Novais e o clipe Rua augusta, do rapper Emicida, serão exibidos nos cineclubes de todo país.

O Rio de Janeiro inquieto e multifacetado. Uma outra cidade que passa despercebida aos olhos dos turistas. Cartão Postal traduz o passado, presente e futuro dos jovens que convivem com a violência e o tráfico de drogas, através da história do morador da favela, Beiço. O filme será distribuído pela DF5, distribuidora de Filmes do Fora do Eixo e terá lançamento integrado envolvendo mais de 15 cineclubes.

Do rapaz trabalhador e assalariado ao rei da favela, o cotidiano de Beiço é contado pelo olhar e lentes dos jovens do projeto Cinemaneiro, da associação Cidadela. Primeiro longa metragem ficcional realizado inteiramente por participantes de uma experiência popular de audiovisual. São aproximadamente 70 minutos gravados, mas que contém trechos independentes (curtas inteiros) que se fecham e que poderão, tirando proveito do formato digital, serem extraídos do todo. A proposta é do espectador ter alguns filmes diferentes e um inteiro como ponto de partida.

Desde 2002, o projeto Cinemaneiro já atendeu mais de 850 jovens e 18 favelas já participaram. Nesse período, foram realizado cerca de 30 curtas metragens e 30 exibições de curtas brasileiros. Uma geração que, através das oficinas de cinema, está aprendendo, desde cedo, a exercitar a criatividade, refletir, debater e fazer do cinema uma ferramenta social transfomadora.

O filme Cartão postal e o clipe Rua augusta estão disponíveis para assistir e baixar no site cartaopostal.tnb.art.br. O projeto de lançamentos da DF5 é uma realização do Clube de Cinema Fora do Eixo.

Cartaz________________________________________________________________________

Link pra download em jpeg: http://www.mediafire.com/i/?68v3371xwrif37d


Link para download em psd (pra edição):
http://www.mediafire.com/?mnr16134w1bsvca

Entrevista Cartão Postal_______________________________________________________

Nos bastidores do Cartão Postal

Lançamento nacional da distribuidora de filmes DF5, do Fora do Eixo, o filme Cartão Postal é uma realização do projeto Cinemaneiro, que ministra oficinas e faz exibições de cinema em 18 favelas do Rio de Janeiro. Na entrevista a seguir, diretores do filme e coordenadores do Cinemaneiro contam um pouco sobre a execução do longa, ou melhor, dos vários curtas que resultam no longa.

1. Quando e como foi concebido o filme Cartão Postal?

A parte principal gravamos em meados de 2007, o prólogo em dezembro de 2005 e o curta do final em 2010. Durante alguns anos, o Núcleo de Produção Cinemaneiro se dedicou ao processo de experimentação audiovisual dos participantes, sempre no formato de curta duração. Com a oportunidade de um orçamento (R$ 40.000,00) o longa Cartão Postal foi pensado como uma forma de colocarmos em prática tudo que vínhamos experimentando em pedaços, nos curtas anteriores.

2. Como as histórias foram desenvolvidas? Houve roteiro, escolha de tema ou simplesmente os jovens sairam gravando o que queriam?

Seguimos os conceitos básicos de organização de uma produção, com os departamentos bem definidos, mas como somos parceiros antes de sermos profissionais, a colaboração foi a tônica do processo. Existia uma escaleta da parte principal e os curtas tiveram seus roteiros mais definidos. O encaixe dos curtas ao corpo principal aconteceu em paralelo à montagem/edição do filme, a partir de algumas necessidades encontradas e de algum planejamento prévio, dentro do espírito temporal e atemporal (sim, os dois ao mesmo tempo) que carrega o filme.

3. Como surgiu a proposta de transformar esses pequenos filmes em um longa?

A era da multiplataforma nos instiga a desvendar. Disponibilizar em partes, entender o espectador de forma diferente e não passivo e buscar interatividade foram algumas das linhas de raciocínio que nos levaram a este formato aberto.

4. Qual a intenção na escolha do nome Cartão Postal?

O Rio, dizem, é a porta de entrada do Brasil e um cartão postal dos mais conhecidos mundialmente. Mas não é só de belezas que o Rio é feito. Muito pelo contrário. Contrapor o significado do “cartãozinho” que os turistas levam como lembrança à dura realidade é a intenção. Fazer pensar como estes dois Rios são um e são dois.

 

5. Como funciona o projeto Cinemaneiro? Conte um pouco dessa história até chegar na concepção do filme.

O Cinemaneiro é um projeto que nasceu como difusão de curtas brasileiros, que tinha oficina de realização cinematográfica em digital como modo de mobilizar os jovens. Rapidamente, já em 2003, dobramos o tempo de curso, entendendo que os participantes queriam mais que serem espectadores.

Mais um ano se passa e elaboramos o Núcleo de Produção Cinemaneiro, para onde os participantes das oficinas introdutórias corriam, com objetivo de experimentarem mais, se especializarem nas suas áreas de interesse e encontrassem outros integrantes deste que já se constituía como um coletivo e pudessem construir seus projetos.

O Cineclube Beco do rato é um destes projetos (que vai para o seu sexto ano de funcionamento semanal) e a própria Cidadela é a ONG fundada a partir das necessidades e anseios desta rapaziada introduzida no audiovisual pelas oficinas Cinemaneiro, já misturados aos professores, coordenadores, colaboradores das oficinas.

A escaleta da parte principal do Cartão foi concebida a partir de conversas entre freqüentadores do NUPROCINE e, na oportunidade do investimento da UNIMED no filme, optou-se por um não roteiro, mas na decupagem da escaleta, já com o filme final sendo idealizado.

6. Quantas pessoas participam do projeto?

Nossa equipe varia de acordo com a edição do projeto de oficinas (já foram 4, 6 ou 8 de uma só vez), mas entre equipe fixa e flutuantes, já passaram pelo projeto aproximadamente 50 pessoas, entre gente de cinema e assistentes sociais, por exemplo.

 

7. Qual o objetivo da produção e divulgação desse projeto?

Além de ser nosso primeiro longa é de baixíssimo orçamento e se propõe a ser 100% compartilhado. Mostrar nosso trabalho é um dos objetivos, mostrar o baixo orçamento como um bom modelo de produção e comprovar que compartilhando nos conectamos com muito mais agentes, atores, pessoas, coletivos, redes sociais, espectadores.

8. O cinema é uma ferramenta de transformação social? Porque?

Sim. Além de vivermos cada vez mais com o audiovisual nas nossas vidas, o ser humano é um ser audiovisual. Pense numa palavra qualquer e o que virá a sua cabeça é o objeto que a palavra representa. Quantas vezes sons nos remetem a uma lembrança? Vivemos o cinema, dentro das nossas mentes, de forma inconsciente, mas sempre presente. O cinema materializa e nos faz perceber isso e de que formas podemos interagir mais e melhor.

Ficha técnica Cartão Postal______________________________________________________

Título: Cartão postal

Título original: Cartão postal

Resolução: 1280 x 720

Codec: MP4

Duração: 60min aprox.

Tamanho: 889,28MB

Cor: colorido

Ano: 2011

Cidade/UF: Rio de Janeiro/RJ

País: Brasil

Gênero: drama

Som: estéreo 2.0

Sinopse:

Em 2016 Cartão Postal é tijolo e quem manda é o poder paralelo. No país das olimpíadas, estamos na mídia. So resta saber até quando...

Ficha técnica:

DIREÇÃO Josinaldo Medeiros, Wagner Novais ELENCO Zezé Antônio, Renato Peres, Luisa Reis, Khassyon Martins I, Rhudson Lewkyan, Ricardo Andrade, Eduardo Jericó, Max Neves, Adriana Luna, Jéssica Felipe I, ASS. DE DIREÇÃO André Sandino, Tiago Sisto PRODUÇÃO EXECUTIVA Josy Gomes PRODUÇÃO Fabiana Farias, Samara Lima, Christian Santos GAFER Leandro Lopes PRODUTOR DE LOCAÇÃO Zezé Antônio DIRETOR DE FOTOGRAFIA E CÂMERA Cristiano Morais DIREÇÃO DE ARTE Manaíra Carneiro FIGURINISTA Fabricio Machado TÉCNICO DE SOM Rafael Tanner CONTINUIDADE Rafael Freire, Vanessa Junqueira MONTAGEM Josinaldo Medeiros

Contato: Josinaldo Medeiros

Email: josinaldomedeiros@gmail.com

Telefone: 21-9218-7877

Skype: josiglaudios

Ficha técnica Rua Augusta - Emicida______________________________________________

Título: Rua Augusta - Emicida

Título original: Rua Augusta - Emicida

Resolução: 640 x 480

Codec: MOV

Duração: 4min aprox.

Tamanho: 59,57MB

Cor: colorido

Ano: 2011

Cidade/UF: São Paulos/SP

País: Brasil

Gênero: videoclipe

Som: estéreo 2.0

RUA AUGUSTA música EMICIDA produção musical CASP direção FELIPE RODRIGUES, LUCAS GANDINI finalização MARCUS MONTOVANELLI fotos making off PEDRO GIGANTE produção EMICIDA, FIÓTI, TUJAVIU, MUNDIKO

Contato: Thiago Dezan

Email: thiagodezan@foradoeixo.org.br

Skype: cuboatendimento

Fotos Cartão Postal___________________________________________________________

Fotos Rua Augusta_____________________________________________________________

Contato_______________________________________________________________________

Para maiores informações sobre o lançamento integrado DF5 basta entrar em contato conosco.

Email: df5@foradoeixo.org.br

Site: www.df5.com.br

Telefone: 16 3412 7124