Edital para edição de 1 ano do fanzine OrFEL

Durante o Festival Grito Rock 2012, o fanzine OrFEL completa um ano, dando continuidade à sua linha editorial colaborativa, em uma publicação que contém autores de todo o país, bem como diagramadores e ilustradores das mais diversas regiões brasileiras.

O fanzine busca perspectivas de produção elaboradas na lógica colaborativa e solidária e se apresenta como uma forma de produção, circulação e divulgação alternativa para a nova literatura, nas mais de 200 cidades onde ocorre o Festival Grito Rock 2012.

Como todas as outras cinco edições anteriores, o fanzine pode circular nos formatos on line, através de sua versão para leitura, e impresso, através de uma versão própria para impressão p/b. O OrFEL para impressão possui três folhas A4 frente e verso, que dobradas ao meio constituem o fanzine de 12 páginas. Sua primeira edição aconteceu durante o Festival Grito Rock América Latina 2011, no qual mais de 130 cidades puderam circular com o OrFEL em seus eventos.

Só no ano passado, as cinco edições de OrFEL lançadas contabilizaram mais de 12.000 visualizações on line e mais de 3.500 versões impressas foram distribuídas em todas as regiões do país. Este ano, mais de 200 cidades poderão fazer a distribuição do fanzine em seus festivais. Conheça um exemplar de OrFEL.

1.        Sobre as Inscrições

1.1        Podem se inscrever autores de quaisquer cidades realizadoras do Festival Grito Rock 2012. Ver cidades aqui (link).

1.2        Todos os autores devem - obrigatoriamente - preencher o formulário de inscrição e, em seguida, enviar a obra para o email foradoeixoletras@gmail.com. Obras enviadas para o email sem o preenchimento do formulário não serão consideradas.

1.3        O período de preenchimento do formulário e envio de obras se inicia às 10h da segunda-feira, dia 06 de fevereiro. As inscrições se encerram às 23h59 (horário de Brasília) do dia 11 de fevereiro de 2012.

1.4         São aceitas as seguintes categorias de inscrição:

- Conto

- Crônica

- Poesia

- Prosa Poética

- Quadrinhos

- Charge

- Ensaio Crítico

1.5        Cada autor pode enviar apenas uma obra por categoria (1.4); podendo se inscrever em mais de uma. (Ex.: Inscrição para uma obra da categoria conto e uma obra da categoria charge).

1.6        No caso da inscrição do autor em mais de uma categoria, as obras podem ser registradas no mesmo formulário e enviadas em um mesmo email.

1.7        Obras que já possuem ilustração, ou exigem uma diagramação própria, devem explicitar no item 2.3 do formulário A obra deve ser enviada em PDF, para que os diagramadores do fanzine respeitem a formatação requisitada pelo autor.

2.        Sobre a curadoria das obras

2.1    A curadoria é aberta a membros de coletivos (pontos de articulação ou de linguagem) Fora do Eixo. Todos podem participar, exceto os candidatos inscritos para a seleção do fanzine OrFEL Grito Rock 2012.

2.2  Cada coletivo pode indicar até duas (2) pessoas que queiram participar da curadoria. As indicações devem ser feitas na lista de debates da Fora do Eixo Letras, no tópico indicado.

2.3 As indicações de textos para publicação no OrFEL Grito Rock 2012 devem ser consensuadas entre os membros da curadoria em reunião final online, via skype, no dia 12 de fevereiro, às 20h. O não comparecimento a esta reunião representa também a não obrigatoriedade dos demais integrantes da curadoria em aceitar os votos do curador ausente.

2.4 Fica a critério dos curadores a opção de quais obras, independente das categorias, entram para o fanzine. Assim, não é obrigatória a presença de todas as categorias na obra final.

2.5 Autores de todas as sete regionais do Fora do Eixo devem ser contemplados. São elas Sul, São Paulo, Minas, Rio-EspíritoSanto, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As inscrições internacionais passam pelo mesmo processo de curadoria que as nacionais.

4.         Sobre os Selecionados

        

Todos os selecionados para o fanzine irão receber o email de confirmação pelo endereço eletrônico foradoeixoletras@gmail.com. O resultado será divulgado às 10h do dia 13 de fevereiro, via categoria “FEL” no site v3.foradoeixo.org.br. Os selecionados vão ser divulgados, ainda, nos sites de redes sociais e na newsletter Comunica, que noticia semanalmente as ações do Fora do Eixo em âmbito nacional.

5.         Sobre Ilustradores e Diagramadores

A diagramação e ilustração de OrFEL é feita colaborativamente, por pessoas de diversas partes do país que se responsabilizam pela produção de uma (ou mais) páginas do fanzine. Isto garante um resultado plural e releituras das obras enviadas bastante diferenciadas, além de representar um novo fazer editorial, através de práticas colaborativas e construção conjunta e solidária. Os interessados em fazer parte do processo de formação estético-visual da obra podem entrar em contato pelo email foradoeixoletras@gmail.com e/ou pela página da FEL no facebook (http://www.facebook.com/fdeletras).

6.        Sobre a Distribuição

        Duas versões ficarão disponíveis para a circulação do fanzine, sendo uma virtual e outra impressa. Pensando na construção de soluções baseadas em tecnologias livres, ambas ficarão disponíveis via plataforma livre www.archive.org. Em Creative Commons, a versão para visualização on line fica aberta para todos que quiserem replicá-la em seus blogs, sites e redes sociais, desde que dado crédito ao autor. Já a versão para impressão também ficará disponível para download, porém em uma edição adaptada propriamente para impressões e xerox p/b. A Fora do Eixo Letras não se responsabiliza pelo custo com as impressões/xérox, portanto, fica a cargo dos produtores de cada festival o custeamento do fanzine. A distribuição se inicia a partir do dia 17 de fevereiro e segue até o fim da temporada de festivais, em 17 de março. Entretanto, sua circulação on line e impressa pode seguir por tempo ilimitado. A Fora do Eixo Letras também não se responsabiliza pela comercialização da obra e sugere que sua circulação impressa seja gratuita ou vinculada apenas ao custeio das cópias, a fim de fomentar a circulação de novos autores, a democratização e o acesso à nova literatura.

7.         Contatos

Fora do Eixo Letras

foradoeixoletras@gmail.com

@fdeletras

http://www.facebook.com/fdeletras