Questões de gênero no Brasil e nos EUA - Cátedra Fulbright - Dra Ruth Cardoso.
Em 2017, como parte das comemorações de seus 60 anos, a Comissão reunirá os acadêmicos brasileiros que foram contemplados coma Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Universidade Columbia, financiada em conjunto com a CAPES-MEC e a FAPESP. A Cátedra busca promover no meio acadêmico norte-americano a atuação de pesquisadores brasileiros nas Ciências Humanas e Sociais e, em especial, honrar a memória da Prof.ª Dra. Ruth Corrêa Leite Cardoso, ela mesma ex-bolsista da Comissão Fulbright na Universidade Columbia em 1988.

Serão três rodas de conversa onde os participantes terão a oportunidade de interagir com destacados estudiosos de temas abordados na Cátedra Dra. Ruth Cardoso. O primeiro evento acontecerá no dia 23 de março, às 18:30h, no Centro Dra. Ruth Cardoso, Rua Pamplona, 1005, Jardim Paulista.

Comissão Fulbright

A Comissão Fulbright foi criada em 1957, tendo como principal objetivo ampliar o entendimento entre os EUA e o Brasil. A Comissão oferece desde então bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio do conhecimento.

AComissão Fulbright, financiada pelos governos dos EUA e do Brasil, investiu nos últimos 60 anos na ida aos Estados Unidos decerca de 3.500 brasileiros e na vinda de quase 3.000 norte-americanos para o Brasil.

Palestrantes

Margareth Rago - historiadora e professora titular do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do IFCH da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP; professora-visitante na Columbia University, NY, entre 2010-2011 e no Connecticut College (EUA), entre 1995/1996; diretora do Arquivo Edgard Leuenroth da UNICAMP em 2000. Publicou: Do Cabaré ao Lar. A utopia da cidade disciplinar e a resistência anarquista (Paz e Terra, 1ª.ed.1985, 4ª.ed. 2014); Os Prazeres da Noite. Prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo, 1890-1930. (Paz e Terra, 1991, 2008); Entre a História e a Liberdade. Luce Fabbri e o Anarquismo Contemporâneo (UNESP, 2001); Foucault, o Anarquismo e a História (Achiamé, 2004); com A. Veiga Neto e L. Orlandi (Orgs). Imagens de Foucault e Deleuze (DPA, 2002); com A. Veiga Neto (Org.) Figuras de Foucault. (Autêntica, 2006) e Foucault: para uma vida não-fascista (Autêntica, 2009). Mujeres Libres: Documentos da Revolução Espanhola (Achiamé, 2008); com Pedro Paulo Funari (Orgs). Subjetividades Antigas e Modernas. (Annablume, 2008). Com a Dra. Tânia N. Swain e Dra. Marie France Dépêche, edita a revista feminista digital Labrys, estudos feministas/Labrys, études féministes: www.labrys.net.br

Lia Zanotta Machado: Professora Titular de Antropologia e Pesquisadora Sênior da Universidade de Brasília. Presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) (2017-2018). Coordenadora da área de Antropologia e Arqueologia junto a CAPES/MEC (2012 a 2014). Professora Visitante da Columbia University na Cadeira Ruth Cardoso (2009-2010). Professora Visitante na Universidade de Buenos Aires (2007) e na Universidade do Chile na Cadeira Rio Branco (2001). Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (2004 a 2008). Doutora em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade de São Paulo (1980), comPós-doutorado em Antropologia na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) em Paris,1994.

Pesquisas e Publicações de inúmeros artigos em Revistas Científicas e capítulos de livros sobre movimentos sociais feministas; modernidade latino-americana; antropologia do gênero e da família;antropologia urbana,violência e políticas públicas sobre educação, saúde, segurança pública e justiça. Autora dos Livros: Feminismo em Movimento, (Edit. Francis, 2010) Desafios Institucionais no Combate à Violência contra a Mulher na América Latina e Caribe (UNIFEM e Cotidiano Mujer 2007), e Estado, Escola e Ideologia ( Editora Brasiliense,1994). Co-organizadora de coletâneas:A Cidade e o Medo (Edit. Verbena,2014, Antropologia e Direitos Humanos 4, (Nova Letra, 2006).


Serviço:

Questões de Gênero no Brasil e EUA
Quando: 23 de março/ 18:15h- Welcome Coffee/ 19h - Abertura do evento
Onde: Rua Pamplona, 1005, Jardim Paulista - Centro Ruth Cardoso
Participação: Dra. Lia Zanotta Machado (UnB)/ Dra. Luzia Margareth Rago(UNICAMP)

INSCREVA-SE:

LUGARES LIMITADOS** - os convidados serão direcionados à sala com transmissão ao vivo SE e QUANDO não houver mais assentos no auditório.

IMPRESCINDÍVEL CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA PELO FORMULÁRIO

OBSERVAÇÃO:

Ao fazer sua inscrição, o participante autoriza o uso de imagem/voz nas mídias institucionais do Centro Ruth Cardoso e das organizações que compõem a RedeSol.

Nome e sobrenome
Your answer
E-mail
Your answer
Empresa/Instituição
Your answer
Cargo
Your answer
Telefone
Your answer
É a primeira vez que você participa de eventos no Centro Ruth Cardoso?
Your answer
Quais os temas que te interessam?
Required
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms