Questões de gênero no Brasil e nos EUA - Cátedra Fulbright - Dra Ruth Cardoso.
Em 2017, como parte das comemorações de seus 60 anos, a Comissão reunirá os acadêmicos brasileiros que foram contemplados coma Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Universidade Columbia, financiada em conjunto com a CAPES-MEC e a FAPESP. A Cátedra busca promover no meio acadêmico norte-americano a atuação de pesquisadores brasileiros nas Ciências Humanas e Sociais e, em especial, honrar a memória da Prof.ª Dra. Ruth Corrêa Leite Cardoso, ela mesma ex-bolsista da Comissão Fulbright na Universidade Columbia em 1988.

Serão três rodas de conversa onde os participantes terão a oportunidade de interagir com destacados estudiosos de temas abordados na Cátedra Dra. Ruth Cardoso. O primeiro evento acontecerá no dia 23 de março, às 18:30h, no Centro Dra. Ruth Cardoso, Rua Pamplona, 1005, Jardim Paulista.

Comissão Fulbright

A Comissão Fulbright foi criada em 1957, tendo como principal objetivo ampliar o entendimento entre os EUA e o Brasil. A Comissão oferece desde então bolsas de estudos para o intercâmbio de estudantes de pós-graduação, professores e pesquisadores que queiram fazer a diferença em suas comunidades por meio do conhecimento.

AComissão Fulbright, financiada pelos governos dos EUA e do Brasil, investiu nos últimos 60 anos na ida aos Estados Unidos decerca de 3.500 brasileiros e na vinda de quase 3.000 norte-americanos para o Brasil.

Palestrantes

Margareth Rago - historiadora e professora titular do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História do IFCH da Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP; professora-visitante na Columbia University, NY, entre 2010-2011 e no Connecticut College (EUA), entre 1995/1996; diretora do Arquivo Edgard Leuenroth da UNICAMP em 2000. Publicou: Do Cabaré ao Lar. A utopia da cidade disciplinar e a resistência anarquista (Paz e Terra, 1ª.ed.1985, 4ª.ed. 2014); Os Prazeres da Noite. Prostituição e códigos da sexualidade feminina em São Paulo, 1890-1930. (Paz e Terra, 1991, 2008); Entre a História e a Liberdade. Luce Fabbri e o Anarquismo Contemporâneo (UNESP, 2001); Foucault, o Anarquismo e a História (Achiamé, 2004); com A. Veiga Neto e L. Orlandi (Orgs). Imagens de Foucault e Deleuze (DPA, 2002); com A. Veiga Neto (Org.) Figuras de Foucault. (Autêntica, 2006) e Foucault: para uma vida não-fascista (Autêntica, 2009). Mujeres Libres: Documentos da Revolução Espanhola (Achiamé, 2008); com Pedro Paulo Funari (Orgs). Subjetividades Antigas e Modernas. (Annablume, 2008). Com a Dra. Tânia N. Swain e Dra. Marie France Dépêche, edita a revista feminista digital Labrys, estudos feministas/Labrys, études féministes: www.labrys.net.br

Lia Zanotta Machado: Professora Titular de Antropologia e Pesquisadora Sênior da Universidade de Brasília. Presidente da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) (2017-2018). Coordenadora da área de Antropologia e Arqueologia junto a CAPES/MEC (2012 a 2014). Professora Visitante da Columbia University na Cadeira Ruth Cardoso (2009-2010). Professora Visitante na Universidade de Buenos Aires (2007) e na Universidade do Chile na Cadeira Rio Branco (2001). Conselheira do Conselho Nacional dos Direitos das Mulheres (2004 a 2008). Doutora em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade de São Paulo (1980), comPós-doutorado em Antropologia na Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS) em Paris,1994.

Pesquisas e Publicações de inúmeros artigos em Revistas Científicas e capítulos de livros sobre movimentos sociais feministas; modernidade latino-americana; antropologia do gênero e da família;antropologia urbana,violência e políticas públicas sobre educação, saúde, segurança pública e justiça. Autora dos Livros: Feminismo em Movimento, (Edit. Francis, 2010) Desafios Institucionais no Combate à Violência contra a Mulher na América Latina e Caribe (UNIFEM e Cotidiano Mujer 2007), e Estado, Escola e Ideologia ( Editora Brasiliense,1994). Co-organizadora de coletâneas:A Cidade e o Medo (Edit. Verbena,2014, Antropologia e Direitos Humanos 4, (Nova Letra, 2006).


Serviço:

Questões de Gênero no Brasil e EUA
Quando: 23 de março/ 18:15h- Welcome Coffee/ 19h - Abertura do evento
Onde: Rua Pamplona, 1005, Jardim Paulista - Centro Ruth Cardoso
Participação: Dra. Lia Zanotta Machado (UnB)/ Dra. Luzia Margareth Rago(UNICAMP)

INSCREVA-SE:

LUGARES LIMITADOS** - os convidados serão direcionados à sala com transmissão ao vivo SE e QUANDO não houver mais assentos no auditório.

IMPRESCINDÍVEL CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA PELO FORMULÁRIO

OBSERVAÇÃO:

Ao fazer sua inscrição, o participante autoriza o uso de imagem/voz nas mídias institucionais do Centro Ruth Cardoso e das organizações que compõem a RedeSol.

Nome e sobrenome *
Your answer
E-mail *
Your answer
Empresa/Instituição *
Your answer
Cargo *
Your answer
Telefone *
Your answer
É a primeira vez que você participa de eventos no Centro Ruth Cardoso? *
Your answer
Quais os temas que te interessam? *
Required
Submit
Never submit passwords through Google Forms.
This content is neither created nor endorsed by Google. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms