Workshop - "Jornal Escolar - da ideia à Concretização"
O que é o jornal escolar?
Quais as suas vantagens?
Aluno e professor podem ser ambos produtores de informação?
Quais os passos para construir um jornal escolar de qualidade?
Que cuidados ter na produção de conteúdos e na paginação?

Afinal, por onde começar?

Enquadramento
A formação desenvolvida pelo Media Lab DN pretende criar um espaço para que professores e outros agentes educativos pensem o jornal escolar, tendo como ponto de partida a realidade da própria escola.

O jornal escolar pode, e deve, ser uma ferramenta ativa de construção do conhecimento. Através dele é possível interligar os vários conteúdos educativos, assim como pensar a sociedade. Deve ser o reflexo da vida escolar e um desafio para professores e alunos, que o irão pensar e concretizar em conjunto.


OBJETIVOS

O novo workshop Media Lab DN pretende formar e ajudar a comunidade educativa a planear e a concretizar, com os seus alunos, um jornal escolar.

Analisar as vantagens de um jornal escolar | Discutir o envolvimento do aluno | Identificar os passos essenciais à realização de um jornal | Abordar as regras jornalísticas, tanto no que diz respeito à redação de notícias, como de paginação | Refletir sobre a importância da 1.ª Página | Olhar para outros suportes, enquanto complemento ao jornal escolar em papel.


PROGRAMA E CONTEÚDOS ABORDADOS

O programa contempla parte teórica e parte prática. Os participantes farão o jornal escolar “Media Lab Educa” e terão a oportunidade de conversar com jornalista do Diário de Notícias, de visitar a redação para melhor conhecer como "tudo funciona" por aqui.

Programa
9h30 - Receção inscritos e boas vindas
9h45 - Inicio da Formação
Conversa com jornalista do Diário de Notícias
Formação Prática - "Media Lab Educa"
13h00 - Término do Workshop


Conteúdos abordados
Breve apresentação histórica sobre o Diário de Notícias | O que é um jornal escolar e quais as suas vantagens | Como construir um jornal escolar: equipa; "ouvir" a comunidade; levantamento de recursos; planeamento do jornal (estatuto editorial; conteúdo; título; ficha técnica); paginação; impressão; distribuição/venda. | Géneros jornalísticos | Primeira página | Outros suportes, enquanto complemento | A importância da agenda | A formação da equipa.

DESTINATÁRIOS

Professores ou outros agentes educativos

Condições
Lotação: Min. 15 e máx. 30 participantes


LISBOA - 25.Março.2017 (manhã)
Early bird - até 17 Março 2017 - 25.00€
Entre 18 e 25 de Março - 45.00€

Pagamento para NIB 0010 0000 47827080001 80
envio de comprovativo para geral@brandmeaning.pt

Descontos
10% - 2ª inscrição
20% - 3ª inscrição e seguintes
(válido para + de 1 inscrição por Estabelecimento de Ensino ou pertencente a um Agrupamentos de escolas)

Local: DIÁRIO DE NOTÍCIAS
Torres de Lisboa
Rua Tomás da Fonseca, Torre E, 3º Piso
1600-209 Lisboa
Contactos: medialabdn@brandmeaning.pt - Matilde Ataíde T. 218 459 160

Nota: O participante autoriza a captação e divulgação de imagens pela Entidade Formadora, as quais poderão ser utilizadas pelas sociedades detidas pelo GLOBAL NOTÍCIAS MEDIA GROUP, S.A, quer em publicações impressas, quer on-line, não tendo esta qualquer responsabilidade no caso de eventuais reclamações de terceiros referentes à captação ou divulgação das referidas imagens.

Next
Never submit passwords through Google Forms.
This form was created inside of Brand Meaning, Lda. Report Abuse - Terms of Service - Additional Terms